Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
EÇA DE QUEIRÓS
OLAZ
Created on November 21, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Interactive Event Microsite
View
January School Calendar
View
Genial Calendar 2026
View
Annual calendar 2026
View
School Calendar 2026
View
2026 calendar
View
January Higher Education Academic Calendar
Transcript
Escritor e diplomata português
Influência
EÇA DE QUEIRÓS
“Para todo o homem, a humanidade consiste essencialmente naquela porção de homens que residem no seu bairro.”
Eça de Queirós foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos mais importantes e influentes escritores portugueses de sempre.
Biografia
Obras
Durante sua vida, ele ocupou cargos em diversos países, incluindo a Inglaterra, a França e Cuba. Como escritor, Eça de Queirós escreveu vários de romances notáveis, que retratam com realismo a sociedade portuguesa da época. Nas suas obras mais conhecidas estão incluídas: "Os Maias", "O Crime do Padre Amaro" e "O Primo Basílio". Os seus romances são caracterizados por uma análise crítica dos costumes e das contradições da burguesia, abordando temas como a hipocrisia e a corrupção. Eça de Queirós faleceu em 1900, deixando um legado literário significativo. As suas obras continuam a ser apreciadas até à atualidade, e ele é considerado um dos grandes escritores da língua portuguesa. A sua escrita influenciou gerações de escritores e leitores, e ele é lembrado como um dos principais representantes do realismo em Portugal.
eça de queirós
José Maria Eça de Queirós, conhecido como Eça de Queirós, nasceu no dia 25 de novembro, na cidade de Póvoa de Varzim, Portugal. O seu pai, José Maria Teixeira de Queirós, e a sua mãe, Carolina Augusta Pereira de Eça, casaram-se quatro anos após o seu nascimento. Esse facto fez com que omitissem a existência do filho por muito tempo. Eça de Queirós passou sua infância e adolescência longe da família, tendo sido criado pelos seus avós paternos. Estudou no Colégio da cidade do Porto, e em 1861, ingressou no curso de Direito da Universidade de Coimbra, o qual finalizou em 1866. Terminado o curso, criou no mesmo ano o jornal "O Distrito de Évora", no qual iniciou a sua experiência jornalística como escritor. Colaborou ainda na "Gazeta de Portugal, onde publicou muitos textos.
INFLUÊNCIA DE eça de queirós NA LITERATURA
Eça de Queirós teve uma influência significativa na literatura, tanto em Portugal quanto internacionalmente. A sua abordagem realista e crítica da sociedade e dos costumes da época tornou o escritor um dos principais representantes do movimento realista em Portugal. A sua escrita inovadora e perspicaz trouxe uma nova forma de retratar a realidade, fazendo contraste com as convenções literárias tradicionais. A redação de Eça de Queirós também teve um impacto perdurável na forma como a literatura retrata a sociedade e os seus problemas. A sua habilidade de criar personagens complexos e de descrever ambientes realistas estabeleceu um padrão contínuo para a literatura realista. Em síntese, Eça de Queirós deixou uma influência marcante na literatura, tanto em termos de estilo literário quanto de abordagem crítica da sociedade.
OBRAS DE EÇA DE QUEIRÓS
O DEFUNTO
CONTOS
A CAPITAL
O CRIME DO PADRE AMARO
OS MAIAS
A AIA
O DEFUNTO
O defunto narra a história da paixão de D. Rui de Cardenas, pela formosa Dona Leonor, mulher do fidalgo D. Alonso , que a mantém praticamente aprisionada em casa, só permitindo que saia para breves idas à igreja. Conquanto Leonor não corresponda ao amor de Rui e se mantenha fiel ao feroz marido, este, por ciúmes, decide mudar-se para Cabril, e lá, ameaçando a esposa com um punhal, obriga-a a escrever uma falsa “carta de amor”, atraindo Rui para uma armadilha. Este só consegue escapar graças à intercessão de um defunto do Cerro dos Enforcados, que toma o seu lugar e recebe o golpe de adaga que o iria matar.
+Info
CONTOS
Os contos de Eça de Queirós são uma critica realista ao país e à sociedade da época. Neste livro, composto por diversas obras, Eça de Queiroz leva-nos à critica de valores, e cada conto é uma lição de vida. As obras que compõe o livro foram escritas ao longo da sua vida, porém só foram agrupadas e pubicadas após a sua morte.
+Info
A CAPITAL
A Capital retrata as aventuras de Artur Corvelo, um jovem sonhador e romântico que ambiciona uma carreira literária que lhe possibilitará ter fama e o elevará ao topo da intelectualidade lisboeta. Após ter sido obrigado a interromper os seus estudos em Coimbra e a procurar por resguardo na casa de duas velhas tias na província, uma inesperada herança permite-lhe realizar o seu sonho: mudar-se para a capital à procura da tão desejada glória nas letras. Mas a sociedade lisboeta que tanto deslumbra o jovem acaba por não ser necessariamente como ele imagina…
+Info
O CRIME DO PADRE AMARO
O Crime do Padre Amaro retrata a corrupção moral dos membros do clero, relacionando os mandamentos da Igreja Católica com os comportamentos dos padres descritos. A obra centra-se sobretudo no romance proibido entre Amaro, padre jovem que chega à cidade de Leiria, e Amélia, filha da dona da casa que o recebe. Enquanto a trágica história de amor se desenvolve, são descritos personagens secundários a debater sobre o papel da fé.
+Info
OS MAIAS
O livro "Os Maias" retrata, com rigor fotográfico e humor, a sociedade de Lisboa da segunda metade do século XIX. É um romance realista e naturalista, onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe. A obra é acerca da história de uma família ao longo de três gerações, focando-se depois na última geração, e dando destaque aos amores proibidos de Carlos da Maia e Maria Eduarda. Porém, a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação do país e à burguesia lisboeta oitocentista, recorrendo à ironia e ao humor.
+Info
A AIA
A Aia é um conto que retrata valores como a lealdade e a fidelidade. O conto começa com o rei morto após uma batalha. A rainha desolada tenta fazer de tudo para criar o seu filho. Contudo, o tio da criança, um homem tenebroso e sombrio, está disposto a tudo para conseguir o trono. Numa noite, depois de embalar o príncipe, a aia adormeceu, mas rapidamente acordou com os passos do tio bastardo acompanhado da sua horda, que vinha para matar o príncipe. Num movimento rápido, ela trocou os bebés de berço, salvando o seu futuro rei à custa da vida do seu filho. A rainha apercebendo-se daquilo que a aia havia feito, agradeceu-lhe, prometendo dar-lhe todas as riquezas. A aia, pega num punhal cheio de esmeraldas que pertencia ao tesouro real e diz: - Salvei o meu príncipe - agora vou dar de mamar ao meu filho! E cravou o punhal no coração.
+Info
Got an idea?
Let the communication flow!
With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.
- Generate experiences with your content.
- It’s got the Wow effect. Very Wow.
- Make sure your audience remembers the message.
A CAPITAL
O livro intitulado "A Capital" foi publicado a 1925.
O CRIME DO PADRE AMARO
O livro intitulado "O Crime do Padre Amaro", publicado a 1875, foi o seu primeiro grande trabalho, sendo considerado o melhor romance realista português do século XIX.
CONTOS
O livro intitulado "Contos" foi publicado em 1902.
O DEFUNTO
A obra intitulada "O Defunto" foi publicada em 1895.
OS MAIAS
O livro intitulado "Os Maias" é considerado a obra-prima de Eça de Queirós, tendo sido publicado em 1888, e sendo um dos mais importantes de toda a literatura portuguesa.
A AIA
O conto intitulado "A Aia" foi publicado em 1894.