Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
IVAN PAVLOV
OLAZ
Created on November 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Connectors Infographic
View
Essential Infographic
View
Practical Infographic
View
Akihabara Infographic
View
Interactive QR Code Generator
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
Transcript
IVAN PETROVICH PAVLOV
Fisiologista russo
"Os homens tendem a ser mais facilmente influenciados por palavras do que pelos factos reais da realidade circundante."
BIOGRAFIA
OBRAS
TRABALHO REALIZADO POR:.Leonor Imperadeiro Lemos Nº15 9ºE .Ariana Filipa Amorim Cerqueira Nº3 9ºE .Joana Filipa Gomes Ferreira Nº13 9ºE
BIOGRAFIA DE IVAN PAVLOV
Ivan Petrovich Pavlov foi um fisiologista russo. Nascido a 14 de setembro de 1849, em Ryazan, na Rússia, foi o primeiro filho de um sacerdote ortodoxo e neto de um sacristão, tendo assim frequentado uma escola religiosa e um seminário teológico. Em 1870, deixou os estudos religiosos para estudar química e medicina na Universidade de São Petersburgo. Quando terminou os seus estudos, fez um estágio na Alemanha entre 1884 e 1886. Casou-se em 1881 com Seraphima Vasilievna Karchevskaya, a quem Ivan Pavlov atribuiu grande parte do seu sucesso. Em 1890, foi nomeado professor de Farmacologia, e um ano depois, eleito encarregado do laboratório de fisiologia do Instituto de Método Experimental de São Petersburgo. Ele tornou-se num cirurgião extremamente habilidoso, sendo capaz de introduzir um cateter numa artéria de um cão de forma quase indolor, sem anestesia, para estudar a influência de vários estímulos na pressão arterial. Pavlov destacou-se inicialmente pelos seus estudos sobre o sistema circulatório, mas logo voltou a sua atenção para a fisiologia do aparelho digestivo e realizou diversos estudos em animais. Com o seu trabalho acerca das relações entre as atividades do sistema nervoso e a função digestiva, publicado em 1897, conseguiu o Prêmio Nobel de Medicina em 1904. O trabalho mais popular de Pavlov foi a teoria dos Reflexos Condicionados. Ivan Petrovich Pavlov faleceu a 27 de fevereiro de 1936, com 86 anos, em Leningrado, na União Soviética, devido a uma congestão pulmonar.
PRINCIPAIS OBRAS
LECTURES ON CONDITIONED REFLEXES
CONDITIONED REFLEXES
THE WORK OF THE DIGESTIVE GLANDS
lectures on conditioned reflexes
Antes de 1927, não havia nenhuma descrição sistemática em inglês das extensas investigações sobre a função do cérebro realizadas por Pavlov na sua escola, iniciadas em São Petersburgo. Porém , nesse ano, a Oxford Press, com o auxílio da Royal Society, publicou a tradução de uma formação de palestras lecionadas por Pavlov em 1924, e assim, foi disponibilizado aos leitores da língua inglesa o primeiro resumo completo daquelas pesquisas das quais haviam sido privados por tanto tempo.
CONDITIONED REFLEXES : AN INVESTIGATION OF THE PHYSIOLOGICAL ACTIVITY OF THE CEREBRAL CORTEX
Neste livro, publicado em 1927, Pavlov apresenta as suas pesquisas sobre os reflexos condicionados, descrevendo as suas experiências com cães e a formação de associações entre estímulos. Esta obra foi crucial para estabelecer o conceito de condicionamento clássico, fornecendo uma base sólida para a concepção dos procedimentos fisiológicos. O livro influenciou profundamente o campo da psicologia, neurociência e educação, moldando a compreensão da atitude humana e animal.
THE WORK OF THE DIGESTIVE GLANDS
Este livro, publicado em 1902, foi um trabalho inicial de Pavlov, no qual o conteúdo tem foco na sua pesquisa sobre a fisiologia digestiva. Nesta obra, Pavlov destaca especialmente o papel das glândulas digestivas e os mecanismos de secreção dessas glândulas. Embora este trabalho não seja tão famoso quanto as suas pesquisas posteriores sobre os reflexos condicionados, foi fundamental para o estabelecimento de Pavlov como um ilustre fisiologista, além de contribuir para a idealização de um caminho para as suas pesquisas posteriores e para as suas descobertas revolucionárias.
IMPORTÂNCIA DE PAVLOV PARA O SEU SÉCULO E PARA A CULTURA MUNDIAL
Ivan Pavlov é considerado uma figura fundamental no campo da fisiologia e da psicologia, tendo deixado um impacto significativo no seu século e na cultura mundial. Os seus estudos foram extremamente importantes para a evolução da ciência - revolucionou a compreensão do comportamento animal e humano ao divulgar como os reflexos condicionados podem influenciar as respostas comportamentais; os seus estudos acerca dos processos fisiológicos abriram caminho para investigações avançadas sobre a atividade do cérebro e do sistema nervoso; o seu trabalho influenciou interpretações de aprendizagem e educação; as suas teorias continuam a ser estudadas e aplicadas em várias disciplinas, incluindo psicologia, neurociência, psiquiatria, e até na compreensão de fenómenos sociais e culturais. Posto isto, Pavlov deixou um legado perdurável, formando não apenas a compreensão científica do comportamento, como também influenciando a maneira como pensamos sobre a obtenção de conhecimento, a mente e o funcionamento do cérebro, até aos dias de hoje.
CURIOSIDADES
O governo soviético, quando presidido por Lenine, prestou apoio financeiro às experiências de Pavlov, criando um centro de pesquisas biológicas, o qual o cientista dirigiu até à sua morte. O trabalho de Pavlov colocou a psicologia a caminho de uma nova percepção do comportamento do ser humano, além de ter deixado grandes contribuições para a ciência. Foi realizado um filme inspirado em Pavlov, intitulado "Ivan Pavlov", dirigido por Grigory Rochal, e lançado em 1949.
TEORIA DOS REFLEXOS CONDICIONADOS
Enquanto investigava o sistema digestivo dos cães, ele dirigiu a sua atenção para a reação dos animais ao alimento. Reparou que a boca do animal não salivava apenas quando ele recebia alimento, como também quando o via. Os cientistas pensavam que a saliva era uma reação fisiológica, mas Pavlov, através da sua famosa experiência, mudou essa ideia. Para a realização desta experiência, ele colocou um cão num pequeno cómodo vazio e tocava à campainha ao mesmo tempo que a comida era apresentada ao animal. A saliva surgia no momento. Repetiu esse mesmo processo diversas vezes, e notou que era formada saliva quando a campainha era tocada, mesmo sem a comida à vista.
Numa outra experiência, Pavlov relacionou o alimento a uma luz circular. Mostrava também uma luz elíptica, porém, nesse momento, o animal não recebia comida. Em relativamente pouco tempo, o cão só salivava quando aparecia a luz circular. Aos poucos, Pavlov foi arredondando a luz elíptica, deixando o animal confuso por não conseguir fazer a distinção entre as duas. Essa confusão levou o cão a uma situação de nervosismo, o qual o fisiologista descobriu que era possível curar.