Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Chuvas acidas
Joana Oliveira
Created on November 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
Acidez da chuva normal e chuvas ácidas
Fisico-Química Q4Joana Oliveira Nº 4 Professora Ana Anjos
Índice
- - A que se deve a acidez da chuva normal e das chuvas ácidas?
- - Quais as consequências ambientais das chuvas ácidas?
- - Como minimizá-las?
Acidez da chuva normal
A acidez da chuva normal apresenta um valor de pH de aproximadamente 5 , 6 a 25ºC , por causa do dioxido de carbono, que se dissolve para formar o ácido carbónico. A água da chuva, na ausência de poluição, tem um pH ligeiramente ácido (pH = 5,6), devido à acidificação provocada pelo dióxido de carbono existente no ar. No entanto, as chamadas chuvas ácidas têm um pH muito inferior a esse valor.
Acidez da chuva acida
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações. os principais causadores são o fumo com fuligem libertada pelas fabricas e pelos resíduos que os motores dos automóveis deixam nas cidades. Esses eventos libertam componentes como enxofre (SO2 e SO3), chumbo (Pb), zinco (Zn) e cádmio (Cd) na atmosfera, que agem junto à água e provocam a chuva ácida.
Quais as consequências ambientais das chuvas ácidas?
O fenômeno aumenta o pH do solo, o que retira os seus nutrientes e reduz a sua fertilidade. A chuva ácida também diminui o pH de oceanos, rios e lagos. Como consequência pode ser registada a morte de peixes, anfíbios e invertebrados, por exemplo. A queda do pH das águas oceânicas prejudica o fitoplâncton, fonte de alimento de diferentes organismos e animais, o que pode modificar os níveis tróficos e acarretar a extinção de diferentes espécies marinhas.
Como minimiza-las?
Filtrar e desintoxicar a água utilizada pelas fábricas antes de devolvê-la aos rios. Reduzir a emissão de gases poluentes por parte da indústria. Favorecer a geração e o uso de energias limpas, em detrimento dos combustíveis fósseis. Diminuir o consumo energético nas fábricas e empresas.