Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sermão de Santo António aos Peixes

Mariana Pinto

Created on November 19, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Transcript

"Sermão de Santo António"

Padre António Viera

Capítulo IV

"Repreensões aos peixe em geral"

Como segunda denúncia, o pregador critica a cegueira e a ignorância dos peixes., mostrando que tanto os homens quanto os peixes estão "cegos", os peixes pela isca, onde acabavam por ser pescados, enquanto o homem pela à vaidade dos tecidos caros, onde acabavm envididados.

Ao contrário dos homens, Santo António, não se deixou enganar, nem envaideceu, apesar de ser quem era e abraçou a vida religiosa.

Como a sua primeira repreensão, orador destaca que” vos comeis uns aos outros”, que por analogia representa o facto de os homens exploram-se e maltratam-se mutuamente, os “grandes” dos”pequenos”, quer a nível económico, social, etc..

Capítulo V

"Repreensões aos peixes em particular"

Os Roncadores, peixes pequenos cujo ronco se parece com o de um porco, que em alegoria aos defeitos dos homens representa a sua presunção e gabarolice. Vieira, apresenta como exemplo São Pedro, que prometeu estar sempre com Deus, mas no momento da verdade o negou três vezes. Em comparação, Santo António, embora fosse conhecedor de muitas coisas, o mesmo não se vangloriava ao contrário dos roncadores.

Os Pegadores, peixes pequenos que se pegam aos outros e deles se alimentam, representando assim o extremo do que se faz para sobreviver, apresentando como exemplo Herodes, pois a sua família viveu à sua custa. Em contraste, Santo António "pegou-se" apenas a Cristo e a segui-lo.

Os Voadores, peixe cujas barbatanas parecem asas e permitem-lhes voar acima da linha de água, em critica representam a vaidade e ambição desmedida, ao quererem ir além da condição natural.. Vieira apresenta como exemplo Simão Mago, que afirmou ser filho de Deus e que sabia voar, mas que acabou por cair e partir os pés, e Ícaro, que ao receber assas foi ambicioso demias e voou muito perto do ssol e as suas assas derreteram,o. Contrariamente, Santo António, apesar de ter conhecimento e poder, manteve-se na humildade.

O Polvo, caracterizado como um ser que sugere santidade e bondade. Mas que, no entanto, são essas características que permitem apanhar as suas presas desprevenidas, que, em contraste, representam a hipocrisia e a traição. Vieira apresenta como comparação Judas, discípulo que traiu Jesus entregando-o em troca de dinheiro, evidenciando que o polvo era mais traidor do que Judas. Santo António, por antítese ao polvo, representa um ser sincero e puro.

Obrigado pela a tua atenção!!