Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

corrupção vs verdade desportiva

Leonor Viegas

Created on November 18, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Advent Calendar

Tree of Wishes

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Halloween Infographic

Halloween List 3D

Magic and Sorcery List

Transcript

Corrupção

VS

Educação Física 12ºB

Verdade desportiva

Leonor Viegas , Rafael Cerejeira , Tomás Godinho , Vicente Almeida

Introdução

A corrupção desportiva encontra-se definida como uma atividade ilegal, antiética e imoral que visa distorcer de modo deliberado o resultado de uma competicão para benefício pessoal de uma ou mais partes envolvidas nessa mesma atividade. Existem dois tipos de corrupção desportiva: Corrupção passiva e Corrupção Ativa. Práticas como tráfico de influências, dopagem, e fraude no desporto, são considerados corrupção desportiva. Posto isto, tem-se que a prática de corrupção desportiva é considerada um ato criminal, estando por isso sujeita a medidas penais.

Onde tudo começou...

Tipos de corrupção

Tráfico de Influências

O tráfico de influências consiste em solicitar ou aceitar aproveitamento ilegal de influência pessoal, posição privilegiada ou conexões sociais para o benefício do próprio ou de terceiros, geralmente em troca de favores. Difere do suborno pois a influência e o “favor” são usados como investimento. Tem como pena 1 a 5 anos de prisão. No desporto é uma das formas de corrupção mais comum, podendo ser considerada ativa se solicitada (ex. treinador oferece favor a jogador caso este altere os seus resultados) e passiva se aceite (ex. jogador altera propositadamente resultados de jogo em troca de favor).

O primeiro caso de corrupção remete para a Grécia Antiga, para os Jogos Olímpicos de 388 a.c, onde o atleta Eupolos de Tessália subornou três dos jogadores com quem iria combater, de maneira a que estes perdessem propositadamente os seus respectivos combates com o mesmo. Casos tais como o de Eupolos demarcam um longo historial de corrupção no desporto, evidenciada pela crescente relevância do setor desportivo na nossa sociedade.

Corrupção passiva

A corrupção passiva é quando alguém recebe dinheiro para que adultere os resultados de uma competição desportiva. EX: árbitros que favorecem uma certa equipa, pois foi pago para tal.

Corrupção ativa

Corrupção ativa é quando alguém oferece dinheiro para que os resultados sejam adulterados EX: agentes desportivos que pagam a árbitros de forma a que estes favoreçam as suas equipas.

Em Portugal

No decorrer dos últimos anos, a corrupção desportiva em Portugal ganhou tal imensidão e presença no contexto desportivo que, tal como é referido pelo advogado e sócio gerente da CCAA, Rafael Cristovão Carvalho: Basta apenas pensar no famoso caso do hacker Rui Pinto e do escândalo que as suas descobertas causaram no mundo do futebol para obter um exemplo recente e saliente.

Existe fraude na prática desportiva, como dopagem, apostas ilegais e falsificação da idade. Todas estas permitem a alteração de resultados desportivos e da verdade desportiva. Existe também fraude nas instituições desportivas, na forma de lavagem de dinheiro, pagamentos ilegais, tanto a jogadores como a outros membros das instituições, e falsificação de documentos.

“deixou de ser vista como algo que pode ser combatido, e tem-se acentuado cada vez mais como um meio fácil para alcançar objetivos sem qualquer intervenção da justiça”. Rafael Cristovão Carvalho

Fraude no desporto

Eticamente falando...

Dopagem

O ambiente desportivo tem como característica uma relação direta entre o trabalho e treino realizados pelos seus participantes e os resultados obtidos por estes. Desta forma, a introdução de corrupção nesse ambiente tem como consequência a invalidação do trabalho árduo e a incentivação da sua perpetuação, à medida que os atletas procuram aumentar as suas hipóteses. O crescimento do mercado desportivo e a proliferação da política a nível competitivo do desporto apenas tem vindo a incentivar, tanto por parte dos treinadores e organizações, como dos atletas individuais, a procura de vantagens ilícitas. Sendo de nota o uso e abuso de substâncias como os esteróides, por parte de atletas de alto nível.

A dopagem é um tipo de corrupção desportiva. Nesta os atletas, participantes de um torneio, utilizam substâncias proibidas de modo a aumentar o seu rendimento criando uma desigualdade física entre os demais participantes que não recorreram a tais substâncias. Tal é praticado por diversas razões. Entre elas estão: a imagem do atleta; recuperação de uma lesão; questões financeiras; e quer ganhar uma vantagem competitiva. No entanto existem diversas consequências, pois como a dopagem é um tipo de corrupção no desporto, o atleta em causa está sujeito a uma medida penal e a ser sancionado pela federação nacional e internacional dessa determinada modalidade. Para além disso, os atletas que tomam este tipo de substâncias, têm uma maior probabilidade de desenvolverem certo tipo de doenças, pondo então a sua saúde em causa. De acordo com o site Observador, em 2019 o culturismo, o atletismo e o ciclismo foram os desportos com mais casos de doping.

Lance Armstrong

52 anos, ciclista

"Provavelmente, voltaria a fazê-lo!"

Tendo sido considerado o melhor ciclista da história, com sete vitórias consecutivas na Volta a França, Lance Armstrong, face a múltiplas acusações e investigações, revelou o uso de várias substâncias ilícitas , nomeadamente Testosterona, cortisona e EPO, tendo também recomendado tais substâncias a outros colegas ciclistas. Tal resultou na perda de todos os seus títulos até ao momento, bem como na sua expulsão definitiva deste mesmo desporto.

Sendo o desporto um fenómeno mundial, caracterizado pela sua abrangência, impacto e simbolismo na população, é crucial promover a verdade e fidelidade por parte de todos os participantes. Desta forma, a sensibilização dos atletas, o estabelecimento de regras e regulamentos restritos mas justos, bem como a aplicação de medidas penais em casos de eventual adulteração de resultados desempenham um papel de extrema relevância, não só no estabelecimento de jogos e provas justas e limpas, como também na proteção da saúde e da integridade dos demais atletas.

Conclusão

A importância da verdade desportiva

Bibliografia e webgrafia:

Romão, P. ; Pais, S. - 3,2,1, Educação Física 10º, 11º, 12º anos, Parte 1. Porto Editora, 2021. https://trabalhodefisica4.wixsite.com/trabalho4/tema-4 https://fenacerci.pt/web/publicacoes/outras/Etica_Desportiva_para_todos.pdf https://www.dw.com/pt-br/top-5-principais-casos-de-doping-no-esporte/a-16647967 https://ethicsunwrapped.utexas.edu/video/armstrongs-doping-downfall https://observador.pt/2021/12/22/culturismo-atletismo-e-ciclismo-as-modalidades-com-mais-casos-de-doping-em-2019/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Dopagem_bioqu%C3%ADmica https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/23343/1/Vers%C3%A3o%20Final%20Completa.pdf https://www.esfmp.pt/sites/esfmp.pt/files/story/967/a_corrupcao_desportiva_em_portugal.pdf https://en.wikipedia.org/wiki/Doping_in_Russia

Conclusão

A reter deste trabalho

A busca por vitórias a qualquer custo, motivada por interesses financeiros, prejudica não apenas os atletas, mas também a confiança na legitimidade das instituições desportivas. A importância da verdade desportiva vai além de garantir resultados justos; ela preserva a confiança dos fãs, patrocinadores e da sociedade. A transparência, boa governança e medidas antidoping são essenciais na luta contra a corrupção desportiva. A colaboração entre organizações desportivas, governos e a sociedade é fundamental para erradicar práticas corruptas, preservando o valor intrínseco do desporto e seu impacto positivo na sociedade.