Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Monte Pelée

ines ramos

Created on November 18, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Word Search

Sorting Cards

Word Search: Corporate Culture

Corporate Escape Room: Operation Christmas

Happy Holidays Mobile Card

Christmas Magic: Discover Your Character!

Christmas Spirit Test

Transcript

Inês Ramos Rita Almeida

Link

Sobreviventes

Léon Compére-Léandre

Ravina

Ludger Sylbaris

Localização

Este vulcão está localizado na ilha de Martinica que faz parte do arquipélago das ilhas Antilhas , no mar das Caraíbas, numa antiga colónia francesa.

O arquipélago origina um arco desde o Golfo do México até à costa da Venezuela, composto por 17 vulcões juntamente com este.Nessa região geológica os vulcões presentes estão ativos e as ilhas são muito dinâmicas ao nível das placas tectónicas.

Erupção de 1902

O vulcão Monte Pelée é um vulcão ativo e por isso é frequente ocorrerem erupções.Menciono a erupção de 1902, conhecida por ter sido a erupção vulcânica mais mortífera do século XX.

Depois de muitos anos adormecido , uma das faces do vulcão derreteu devido às elevadas temperaturas e provocou o expelimento explosivo de massas densas de cinzas e gases incandescentes.

Em 2022 foi realizada um homenagem à grande catástrofe e às vitímas da erupção numa rocha magmática vulcânica que faz referência a rocha derivada da atividade vulcânica

Enquadramento tectónico

Este vulcão esta encontra-se no limite convergente entre as placas Norte Americana e das Caraíbas . A placa das Caraíbas desliza / sofre subducção pela placa Norte- Americana originando uma zona de atividade vulcânica ao longo do arquipélago.

É um local onde a atividade sísmica é recorrente, tornando-a mais perigosa juntamente com o facto de existir um vulcão ativo na zona.

Mesmo com todos os indícios de uma possível erupção nem todos os residentes tiveram acessso as informações. As autoridades não associaram os terramotos ao vulcão porque este constantemente apresentava comportamentos parecidos.

Sinais que antecederam a erupção

Um vulcão não entra em erupção sem antes dar sinais!

Um mês antes da erupção, o vulcão começou a dar pequenos sinais : tremores de terra, as nuvens que envolviam o vulcão, expelindo fumaças, e a atividade das fumarolas.

Com a chegada dos sismos anteriores o cabo telegráfico subaquático que conectava a Martinica e a Dominica foi quebrado originando um lago na cratera. Depois da cratera desabar, a água misturada com os detríticos vulcânicos deslocou-se e juntos formaram um lahar que provocou inúmeras vítimas .

Consequências

Esta erução levou à morte de mais de 30 mil pessoas e a cidade de Saint Pierre ficou totalmente destruída.

Mesmo depois de ter passado tanto tempo a cidade nunca se consequiu recuperar. Hoje em dia este local é utilizado para o turismo dos curiosos pela erupção e para pesquisas e investigações da atividade vulcânica da região.

Ao passar pelas ruas da cidade é possível observar a lava solidificada sobre os destroços. Muitos objetos domésticos e estátuas de lava solidificada estão presentes no Museu de Perret Frank.r.

Referências

Imagens
  • https://shre.ink/rP66
  • https://shre.ink/rP6i
  • https://shre.ink/rP6u
  • https://shre.ink/rP6A
  • https://shre.ink/rP6q
  • https://shre.ink/rP6t
  • https://shre.ink/rP4v
  • https://shre.ink/rP0o
  • https://shre.ink/rP0f
  • https://shre.ink/rP0W
  • https://shre.ink/rP0Q
  • https://shre.ink/rP09
  • https://shre.ink/rP6Y
  • https://shre.ink/rP4V
  • https://shre.ink/rP4o
  • https://shre.ink/rP4W
Informação
  • https://shre.ink/rP4H
  • https://shre.ink/rP4n
  • https://shre.ink/rP41
  • https://shre.ink/rPY4
  • https://shre.ink/rPYJ
  • https://shre.ink/rPYV

Youtube : (9) A Erupção Vulcânica do Monte Pelée em 1902 - YouTube

Erupção

Por estar numa zona de convergência e subducção de placas, a erupção é caracterizada por ser explosiva.

Quando uma das placas afunda ela sofre desidratação por metamorfismo, a água que é expulsa da crosta provoca a fusão dos sedimentos de rochas que estão próximas daquele evento.

Depois da placa fundir e originar o magma este sobe em direção à crosta terrestre, sujeito a pressões e temperaturas elevadas.

Erupção 1902

À medida que o magma vai subindo a pressão exercida passa a ser cada vez menor e ao chegar à superfície a erupção gerada vai ser do tipo explosivo.

Foi às 8 horas da manhã do dia 8 de maio de 1902 que se deu a grande erupção que ficou marcada pela formação de escoadas piroclásticas e a projeção de materiais e de gases incandescentes a velocidades inalcançáveis.

Com as eleições a decorrerem o governador Louis Mouttet decidiu não evacuar a população defendendo que o vulcão estava extinto e não era necessário entrar em pânico e nem tomar medidas tão extremas. Essa decisão ia de encontro aos seus interesses de manter a população na ilha para poderem votar, mas não correu como ele desejava e foi morto junto da sua mulher pela erupção.

Sinais que antecederam a erupção

A 23 de abril , após uma pequena explusão no cume do vulcão, pássaros começaram a cair do céu e peixes foram encontrados mortos no mar, possivelmente devido à chuva de cinzas e à libertação violenta de gases tóxicos.

Alguns relatos afirmam ainda que Saint- Pierre sofreu um ataque de centopéias e víboras gigantes depois destas terem fugido das proximidades do vulcão, o que levou à morte de imensas pessoas.

Tipos de Lavas

Neste caso estamos perante lavas andesíticas/ lavas intermediárias que solidificam na chaminé formando as agulhas vulcânicas. Como a passagem pela chaminé estava obstruída a lava teve de sair pelas fissuras.

Fotos

Ludger Sylbaris

Este operário apenas sobreviveu por estar preso durante a erupção.Na madrugada do dia 7 de maio de 1902 , este cidadão bebeu demais e gerou uma intriga. Como punição permanceu confinado numa cela solitária e subterrânea. Alguns dias depois da erupção, depois de muito gritar pedidos de ajuda, encontraram-no com algumas queimaduras nas costas mas com sinais de vida.

Ao contrário de Ravina e Léon que saíram algum tempo antes e se abrigaram numa caverna e no mar, respetivamente,este foi único sobrevivente que permanceu no local.