Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Evolução tabela periódica

Matilde Gomes Rodrigues | Alunos AECA 23

Created on November 16, 2023

Matilde, Isabel e Leonor

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Education Timeline

Images Timeline Mobile

Sport Vibrant Timeline

Decades Infographic

Comparative Timeline

Square Timeline Diagram

Timeline Diagram

Transcript

Evolução da tabela Periódica

1864

1913

1829

Jonh Newlands

Johann Döbereiner

Henry Moseley

Lei das oitavas

Lei das tríades

ordenação dos elementos químicos pelo número atómico

1862

1869

Alexander Chancourtois

Dmitri Mendeleev

"parafuso telúrico"

primeira versão de uma tabela periódica

futuro

1940

Glenn T. SeaborgC

incorporação de uma nova série de elementos

...

até encontrar-se novos elementos

de 1940 adiante

Incorporação de uma nova série de elementos

Glenn T. Seaborg, um destacado químico dos EUA, desempenhou um papel crucial na ampliação da tabela periódica. Durante a década de 1940, ele propôs a incorporação de uma nova série de elementos, os actinídios, que se inseriam entre os lantanídios.

futuro

A tabela periódica continua a evoluir à medida que novos elementos são descobertos e a compreensão da estrutura atômica se aprofunda. Cada contribuição ao longo do tempo tem ajudado a refinar e expandir nosso entendimento dos elementos e de como organizá-los de maneira mais precisa.

Henry Moseley (1887-1915)

A descoberta de Moseley possibilitou um posicionamento mais exato dos elementos químicos na Tabela Periódica por determinação dos números atómicos. Moseley em 1913 mostrou que a ordenação dos elementos químicos através das emissões de comprimentos de onda dos raios X coincidia com a ordenação dos elementos através do seu número atómico. Com esta descoberta, solucionaram-se as questões de Mendeleev e estabeleceram-se as bases para a Tabela Periódica moderna baseada na ordenação dos elementos pelo seu número atómico.

Dmitri Mendeleev (1834-1907)

Em 1869, desenvolveu e publicou a primeira versão de uma tabela que organizava os elementos conhecidos na época de acordo com suas propriedades químicas e as suas massas atómicas. Também deixou espaços vazios na tabela para elementos que ele previa que seriam descobertos no futuro, prevendo suas propriedades com base nos padrões observados.

Johann Döbereiner (1780-1879)

Johann Döbereiner foi um químico alemão do século XIX que contribuiu significativamente para a compreensão da tabela periódica através da descoberta da "lei das tríades". Em 1829, ele propôs um padrão de agrupamento de elementos químicos com propriedades semelhantes em conjuntos de três, chamados de tríades.

Alexander Chancourtois (1820-1886)

Alexander Chancourtois, um geólogo francês, contribuiu para a evolução da tabela periódica de uma maneira interessante. Em 1862, Chancourtois organizou os elementos conhecidos em um cilindro espiral, chamado "parafuso telúrico". Ele notou que quando os elementos estavam dispostos dessa maneira, elementos semelhantes ficavam alinhados verticalmente.

Jonh Newlands (1837-1898)

Em 1864 Newlands que os elementos conhecidos eram dispostos por ordem crescente de massas atómicas em colunas verticais de sete elementos, cada oitavo elemento apresentava propriedades que se repetiam periodicamente. A esta relação Newlands denominou de Lei das oitavas. Esta classificação era inadequada para elementos e o trabalho de Newlands não foi aceite Newlands contribui assim de forma significativa para o desenvolvimento da Tabela periódica .