Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Modelo-padrão da física de partículas

Íris Barroso

Created on November 12, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Modelo-padrão da física de partículas

Começar

2. Força eletromagnética

1. Força gravitacional

4. Força nuclear fraca

3. Força nuclear forte

Índice

6. Modelo-padrão

5. Modelo-padrão

7. Perguntas

8. Bibliografia

9. Equipa

Força Gravitacional

A Força Gravitacional exerce-se entre todos os corpos que possuem massa. Esta interação é responsável pelo movimento dos astros, pelo movimentos das marés, pela queda de corpos à superficie da Terra e pela existência da atmosfera na Terra. A Força Gravitacional é a que tem menor intensidade relativa (10-40 )das quatro Forças fundamentais, é sempre atrativa e tem alcance infinito.

Força Eletromagnética

A força eletromagnética é a força que se exerce entre partículas com carga elétrica,englobando a força elétrica e a força magnética. As forças de contacto entre dois corpos têm natureza eletromagnética, que resultam de interações entre as partículas dos corpos em contacto, embora se diga que os corpos estão em contacto a nível microscópico, as partículas que se constituem atuam à distância. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva e é responsável pelas ligações químicas, pela formação dos átomos, pelo funcionamento de aceleradores de partículas por exames de diagnósticos médicos ou tratamentos por radioterapia. Tem alcance infinito e é mais intensa(10-2) do que a força gravítica(1039vezes maior).

Força nuclear forte

A força nuclear forte mantém os protões e os neutrões unidos no interior do núcleo atómico. Esta interação tem a maior intensidade das quatro forças fundamentais sendo 6 mil trilhões de trilhões de trilhões (ou seja, 39 zeros depois de 6) vezes mais forte do que a da gravidade. Esta tem um alcance muito pequeno (da ordem de grandeza dos 10^(-15)m). Sem a força nuclear forte, os núcleos atômicos iriam desintegrar-se, levando à instabilidade dos átomos, o que faria com que a matéria como a conhecemos não existisse. Esta exerce-se entre todas as partículas do núcleo atómico, mantendo-o coeso e é também essencial para a compreensão da composição da matéria.

Força nuclear fraca

A força nuclear fraca é responsável pelo decaimento das partículas, que acontece quando uma delas se transforma em outra. Ou seja, em que o neutrão se transforma num protão e num eletrão. Um exemplo mais claro da força nuclear fraca é a radioatividade. Quando o núcleo de um determinado átomo se parte ao meio, liberta partículas, tranformando a substância em outra e produzindo radiação. Esta interação tem um alcance muito pequeno (da ordem de grandeza dos 10^(-18)m) e tem uma intensidade de ordem de grandeza de 10^(-5), ou seja menor do que a da força nuclear forte mas muito mais intensa que a da força gravitacional. A força fraca é essencial para as reações de fusão nuclear que alimentam o Sol e produzem a energia necessária para a maioria das formas de vida na Terra.

foto

Modelo-padrão da Física de partículas

O Modelo Padrão foi criado com a colaboração de vários cientistas no inicio da década de 70. E envolveu a organização de mais de meio século de descobertas.Para comprender melhor o modelo temos de ter em conta as forças fundamentais da natureza. Mesmo com a existência deste modelo ainda existem descobertas a serem feitas e perguntas por responder.

Modelo-Padrão (cont.)

O Modelo Padrão descreve as interações fundamentais entre as partículas constituintes da matéria. De forma simples, o eletromagnetismo é mediado por fotões; as forças nuclear forte e fraca são mediadas, repetivamente, pelo glúon e o bóson. Quanto à força gravítica ainda não foi detetada uma possível partícula mediadora.

Bibliografia

  • https://pt.energia-nuclear.net/fisica/classica/dinamica/forca/forca-nuclear?utm_content=cmp-true
  • https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/08/conheca-4-forcas-fundamentais-da-fisica-e-por-que-elas-sao-importantes.html
  • www.espacotempo.com.br
  • www.infoescola.com/fisica/forcas-fundamentais
  • Maciel, Noémia; Marques, Céu; Cação, Alice; Magalhães, Andreia; Mota, Ana Rita; Azevedo, Carlos, Física em Ação, 11º ano, 2022, Porto Editora, Porto

Equipa

Leonor

Mafalda

(possivelmente) futura investigadora da área medicinal

(talvez) futura enfermeira

Helena

Íris

(muito provavelmente) futura desempregada

(quase de certeza) futura Sr. doutora