Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

friso cronológico

Matilde Marques Azevedo

Created on November 11, 2023

e sobre a tabela periódica

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

História da Tabela Periódica

1865

1913

1829

A Lei das Oitavas

Henry Moseley

As Tríades

1862

1869

2023

O Parafuso Telúrico de Chancourtois

A Tabela de Madeleev

A tabela Periódica moderna

10ºA Luana Silva nº16 Matilde Azevedo nº21

As Tríades

Johann Wolfgang Dobereiner, um químico alemão do século XIX, propôs as "Tríades de Dobereiner", um conceito que agrupava elementos químicos em conjuntos de três com propriedades semelhantes. Ele notou que o peso atômico do elemento do meio era aproximadamente a média dos outros dois. Por exemplo, o cloro, bromo e iodo formam uma tríade com propriedades químicas semelhantes. Um problema deste critério é que não permitia agrupar todos os elementos conhecidos.

Parafuso Telúrico

Em 1862, o geólogo Alexandre de Chancourtois decidiu fazer uma organização dos elementos químicos conhecidos na época para que estes sejam mais fáceis para aplicar na minerologia. esta tabela foi chamada de Parafuso telúrico.

Lei das oitavas

Em 1865, um químico e músico britânico chamado Newlands deu outro nome á tabela periódica, Lei das Oitavas (chamada assim pois ele conseguiu formar 7 conjuntos com 8 elementos cada). Ele montou a tabela de acordo com as notas musicais. Na Lei das Oitavas, os elementos químicos numa mesma linha horizontal de oitavas diferentes tinham propriedades químicas semelhantes. Newlands ordenou os elementos químicos por ordem crescente das suas massas atómicas.

Tabela de Mendeleev

Em 1869, Mendeleev decediu colocar os elementos químicos (na época eram 63) num quadro por ordem crescente de massas atómicas, de tal modo que elementos com propriedades semelhantes se agrupassem na mesma linha horizontal. ele organizou os elementos em colunas verticais e horizontais, podendo verificar que existiam espaços em branco na tabela, existindo a probabilidade de haver mais do que os 63 elementos conhecidos na época. Esta tabela foi chamada de tabela periódica de Mendeleev.

Henry Moseley

Em 1913, um químico britânico chamado Henry Moseley, montou a tabela periódica que nós conhecemos hoje nos dias de hoje a partir da tabela de Mendeleev. Ele organizou os elementos químicos por ordem crescente de número atómico (onde se conseguia ver melhor a regularidade das propriedades dos elementos, este fenómeno sendo chamado de Lei periódica dos elementos), manteve as colunas horizontais e verticais que Mendeleev fez e pôs os elementos com as mesmas características na mesma coluna vertical.

Tabela Periódica moderna

Em 2016, foram adicionados mais 4 novos elementos. A tabela periódica conta hoje com 118 elementos químicos, podendo continuar a crescer.