Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
grupo1
raquel alho
Created on November 8, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Connectors Infographic
View
Essential Infographic
View
Practical Infographic
View
Akihabara Infographic
View
Interactive QR Code Generator
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
Transcript
REPRODUÇÃO ASSEXUADA
ATIVIDADE LABORATORIAL
INTRODUÇÃO
Na reprodução assexuada, a descendência é produzida por um único progenitor e consiste num processo de divisão celular simples - a mitose - onde se originam células geneticamente iguais às originais.A gemulação consiste na formação de gomos ou gemas na superfície do índividuo (ou célula), originando um novo índividuo de menor tamanho que o progenitor. Ocorre em leveduras. A esporulação baseia-se na formação de células denominadas esportos que dão origem a novos seres vivos. Estes são formados por mitose (nos esporângios) e são muito resistentes. Ocorre em fungos. Temos como objetivo observar e caracterizar os processos de reproduçaõ assexuada em fungos e responder ao problema: "Quais os processos de reprodução assexuada observados nos fungos?".
Registo e observação de dados
Esquema da observação ao miscroscópio
Imagem da germulação em leveduras Ampilação: 400x.
Esquema da obeservção ao microscópio
Imagem da esporulação no bolor do pão ao microscópio Ampliação:40x
Imagem de esporulação no bolor do pão na lupa
CONCLUSÃO
A partir da realização desta atividade laboratorial, conseguimos observar dois processos de reprodução assexuada: a gemulação e a esporulação. A primeira ocorre em leveduras e a segunda ocorre, geralmente, em fungos. Na primeira parte da experiência (gemulação), adicionou-se açúcar de modo a que as leveduras consigam realizar a fermentação alcoólica e assim obterem energia necessária para a sua reprodução. O facto de terem sido colocadas em água morna permitiu a criação de condições favoráveis à sua reprodução. Na segunda parte da experiência, conseguimos observar os esporângios no pão à lupa e ao microscópio com sucesso. O procedimento utilizado foi o descrito na página 75 do manual adotado. Concluímos assim, que os fungos e as leveduras têm a capacidade de se reproduzirem na ausência de gametas e fecundação. Conseguimos atingir todos os objetivos com sucesso e todos os membros do grupos colaboraram para a realização da atividade.
Bibliografia
Reis, J.; Guimarães, A.; Saraiva,A.B.; Novais, H (2023), Odisseia 11, Biologia. Porto Editora. PortoISBN: 978-972-0-42176-0
Trabalho realizado por:Margarida Gomes n.º14 Maria Teixeira n.º15 11.ºA Raquel Alho n.º19