Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

grupo1

raquel alho

Created on November 8, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

REPRODUÇÃO ASSEXUADA

ATIVIDADE LABORATORIAL

INTRODUÇÃO

Na reprodução assexuada, a descendência é produzida por um único progenitor e consiste num processo de divisão celular simples - a mitose - onde se originam células geneticamente iguais às originais.A gemulação consiste na formação de gomos ou gemas na superfície do índividuo (ou célula), originando um novo índividuo de menor tamanho que o progenitor. Ocorre em leveduras. A esporulação baseia-se na formação de células denominadas esportos que dão origem a novos seres vivos. Estes são formados por mitose (nos esporângios) e são muito resistentes. Ocorre em fungos. Temos como objetivo observar e caracterizar os processos de reproduçaõ assexuada em fungos e responder ao problema: "Quais os processos de reprodução assexuada observados nos fungos?".

Registo e observação de dados

Esquema da observação ao miscroscópio

Imagem da germulação em leveduras Ampilação: 400x.

Esquema da obeservção ao microscópio

Imagem da esporulação no bolor do pão ao microscópio Ampliação:40x

Imagem de esporulação no bolor do pão na lupa

CONCLUSÃO

A partir da realização desta atividade laboratorial, conseguimos observar dois processos de reprodução assexuada: a gemulação e a esporulação. A primeira ocorre em leveduras e a segunda ocorre, geralmente, em fungos. Na primeira parte da experiência (gemulação), adicionou-se açúcar de modo a que as leveduras consigam realizar a fermentação alcoólica e assim obterem energia necessária para a sua reprodução. O facto de terem sido colocadas em água morna permitiu a criação de condições favoráveis à sua reprodução. Na segunda parte da experiência, conseguimos observar os esporângios no pão à lupa e ao microscópio com sucesso. O procedimento utilizado foi o descrito na página 75 do manual adotado. Concluímos assim, que os fungos e as leveduras têm a capacidade de se reproduzirem na ausência de gametas e fecundação. Conseguimos atingir todos os objetivos com sucesso e todos os membros do grupos colaboraram para a realização da atividade.

Bibliografia

Reis, J.; Guimarães, A.; Saraiva,A.B.; Novais, H (2023), Odisseia 11, Biologia. Porto Editora. PortoISBN: 978-972-0-42176-0

Trabalho realizado por:Margarida Gomes n.º14 Maria Teixeira n.º15 11.ºA Raquel Alho n.º19