Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

infografico_7

joanareis7037

Created on November 8, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Halloween Infographic

Halloween List 3D

Magic and Sorcery List

Journey Map

Versus Character

Akihabara Connectors Infographic Mobile

Mobile mockup infographic

Transcript

Observação de exemplos de estratégias de reprodução assexuada nos fungos

Beatriz Além, nº3 ; Joana Reis, nº 8 ; Letícia Eira, nº12

Introdução Teórica:

A reprodução assexuada é um modo de reprodução frequente na Natureza, através do qual só um organismo origina outros geneticamente iguais, considerados seus clones, resultantes da divisão mitótica. Em seres como os fungos, este tipo de reprodução pode assumir várias formas e com este trabalho pretendemos observar os processos de reprodução dos mesmos, mais especificamente, a esporulação e a gemulação em fungos do bolor do pão e em leveduras, respetivamente. Que exemplos de estratégias de reprodução assexuada podem ser observados nos fungos?

Observações e Resultados

Observavção de leveduras ao microscópio
Observação de fungos de bolor do pão à lupa
Ampliação: 10 x 40 = 400x
Ampliação: 10 x 10 = 100x
Ampliação: 10 x 40 = 400x
Observação de fungos do bolor do pão ao microscópio

Conclusões

Após a observação da reprodução assexuada, concluímos que nos fungos do bolor do pão, a reprodução afeta através de processos de esporulação e nas leveduras afeta através do processo de gemulação. Chegamos a esta conclusão pois no processo da gemulação, típico nos fungos unicelulares como as leveduras, há formação de uma saliência globular na célula-mãe, designada por gema, que é observada no processo de reprodução das leveduras ao microscópio. Este processo desencadeia uma divisão desigual do citoplasma, originando duas células também diferentes. Já nos fungos do bolor do pão são observados os esporos, característicos do processo da esporulação que é comum nos fungos. Os esporos são produzidos em grandes quantidades através da mitose e em condições favoráveis e após a realização da germinação podem formar novos organismos.
Bibliografia: REIS, Jorge; GUIMARÃES, António; SARAIVA, Ana Bela; NOVAIS, Hugo. 2022. Odisseia 11 - Biologia. Porto Editora. Porto. ISBN: 978-972-0-42176-0 .