Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Dia Mundial da Ciência: Marie Curie

a12849

Created on November 8, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

The Power of Roadmap

Artificial Intelligence in Corporate Environments

Interactive QR Code Generator

Transcript

Dia Mundial da Ciência

Marie Curie

Biografia

Marie Curie, mulher de coragem, Na ciência, deixou sua mensagem. Com dedicação e determinação, Desvendou a radioatividade, sem hesitação. Polônio e rádio, elementos descobertos, Seus estudos, feitos tão certos. Nobel de Física e de Química conquistou, Sua genialidade e talento mostrou Mulher pioneira, exemplo de persistência, Marie Curie, uma referência. Seu legado, eterno e imortal, Na história da ciência, um marco especial.

Prémios

Descobertas

Filme(trailer)

Oque a Marie Curie descobriu?

RÁDIO-

O rádio é um elemento químico de símbolo Ra, número atômico 88 com massa atómica [226] u, pertencente a família dos metais alcalino-terrosos, grupo 2 ou IIA da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o rádio encontra-se no estado sólido.

POLÓNIO-

O polónio é um elemento químico de símbolo Po e de número atómico igual a 84, com massa atómica 209 u. Pertence ao grupo VIA ou 16 da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o polônio encontra-se no estado sólido.

Biografia de Marie Curie

Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, junto com Pierre Curie. Foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, o de Física, em 1903, e a única a acumular o prêmio duas vezes, quando recebeu o de Química, em 1911. Foi a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.

Infância e Juventude

Manya Salomee Sklodowska, conhecida como Marie Curie, nasceu em Varsóvia, na Polónia, no dia 7 de novembro de 1867. Filha de um professor de Física e Matemática do ginásio de Varsóvia e de uma pianista. Com dez anos ficou órfã de mãe. Nessa época a Polónia era parte da Rússia czarista. O governo de Petrogrado impunha restrições aos poloneses em revide às suas tentativas de revolta. O seu pai perdeu o emprego por falar abertamente a favor da independência da Polônia. Para sustentar os quatro filhos ele abriu uma escola que funcionava precariamente.

Prémios Nobel

Nobel da Física em 1903Nobel da Química em 1911