Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Funções do professor bibliotecário

Valter Rosa

Created on November 4, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

FUNÇÕES DO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO

"Para funcionar efetiva e profissionalmente, as bibliotecas (...) precisam de bibliotecários especializados no trabalho com (cada) (...) faixa etária, empenhados e com formação adequada." (IFLA, 2013).

RESPONSABILIDADES

Articulação curricular

Serviço de Biblioteca

Desenvolvimento profissional

Gestão de recursos materiais

Gestão de recursos humanos

Participação institucional/ Articulação curricular

Apoio a atividades não curriculares

Trabalho colaborativo

Gestão de recursos de informação

Representação da biblioteca

11

10

Projetos e parcerias

Avaliação

12

Serviço de Biblioteca

Desenvolvimento profissional

Articulação curricular

Diligenciar a articulação das atividades da BE com os objetivos delineados nos PEA e no PAA.

Procurar estar sempre atualizado na sua formação em diversas áreas como; nas tecnologias da informação, da literacia e da comunicação.

Promover e organizar a informação, impressa e digital, garantido um bom serviço da BE à comunidade escolar.

Gestão de recursos materiais

Gestão de recursos humanos

Participação institucional/ Articulação curricular

Garantir a organização dos espaços, assegurar a funcionalidade pedagógica de recursos materiais afetos à BE., tentando melhorar o seu fundo documental, ouvindo sugestões de aquisição por parte dos utilizadores. Estar atento à manutenção/avarias do material informático.

Certificar-se e gerir os recursos humanos: professores pertencentes à equipa, assistentes operacionais, e se for o caso os “Amigos da BE”. Procurar maximizar os melhores atributos de cada um.

Ser um ator privilegiado com os diversos departamentos curriculares, o conselho pedagógico, os conselhos de turma e com a direção nas suas propostas de atividade.

Apoio a atividades não curriculares

Trabalho colaborativo

Gestão de recursos de informação

Estabelecer e preparar uma política de gestão de recursos da informação (quer impressa, quer digital). Disponibilizar à comunidade uma biblioteca digital e um acervo com uma curadoria de recursos digitais. Divulgar os seus recursos (e como aceder), bem como divulgar trabalhos de alunos. Caso a biblioteca disponha de catálogo online, deve disponibilizá-lo e divulgar a forma de lhe aceder.

Apoiar a implementação de atividades extracurriculares, que contribuam para uma formação alargada dos alunos (concursos diversos, nomeadamente do PNL e da RBE, olimpíadas, etc…).

Favorecer atividades curriculares (muitas vezes, deve ser ele a dar o primeiro passo) e incentivar e promover hábitos de leitura e da literacia dos media, da informação e digital.

Avaliação

12

Projetos e parcerias

10

Representação da biblioteca

11

Implementar, recolher e proceder ao tratamento estatístico da avaliação da BE, feita por alunos, professores e pais, e obedecendo aos questionários de avaliação emanados pela RBE, tendo sempre em vista a melhoria dos seus serviços, aquando da elaboração do plano anual de melhoria.

No Conselho Pedagógico, e nos canais de divulgação (jornais locais, página web, facebook, instagram, blogue).

Participar em projetos, envolvendo parcerias (RBE, PNL, Biblioteca Municipal, entre outros).

“A Biblioteca Escolar e o professor bibliotecário têm, atualmente, o papel de assegurar, junto dos alunos, não só o desenvolvimento de competências, como também a promoção de múltiplas literacias. A seleção e o tratamento da informação, bem como a sua transformação em conhecimento útil, aplicável em situações novas e reais, são exemplos de capacidades que se podem promover. O professor bibliotecário deverá atuar no sentido de motivar e envolver os alunos em cenários de aprendizagem multi, inter e transdisciplinares diversos, ajudando-os a pensar, a pesquisar, a selecionar, a analisar, a avaliar, a dominar as linguagens escrita e oral, a inovar, a criar, a mobilizar conhecimentos, a comunicar, a trabalhar cooperativamente e a relacionar os conhecimentos. Para tal, necessita de trabalhar articuladamente, com os professores, de modo a efetivar-se uma integração, no currículo, de todo o trabalho concretizado nas bibliotecas.” (Cohen, 2018).

Competências inerentes ao perfil do PB

Competências inerentes ao perfil do PB

+info

Organização e Equipa BE: Proativo, Proficiente, Desafiador, Líder, Planificador, Multifacetado, Dinamizador, Empreendedor, Gestor, Promotor

100%

+info

Relação com a Comunidade Educativa: Colaborativo , Envolvente, Participativo, Motivador, Mentor , Intermediário, Consultor, Cooperante,, Orientador, Comunicador

100%

+info

Desenvolvimento Profissional: Informado, Atualizado, Disponível, Inovador, Apaixonado, Especialista, Entusiasta, Crítico, Educador

100%

"Os bibliotecários qualificados são profissionais com estudo em biblioteconomia e ciências da informação, a nível de licenciatura ou pós-graduação. Um bibliotecário concebe, planeia, organiza, implementa, gere e avalia serviços e sistemas de biblioteca e informação, de modo a satisfazer as necessidades dos utentes da comunidade. Tal inclui o desenvolvimento da coleção, a organização e exploração dos recursos, a prestação de aconselhamento e assistência ao utente na procura e na utilização da informação e o desenvolvimento de sistemas que facilitem o acesso aos recursos da biblioteca" (Koontz & Gubbin, 2013).

Vídeo: "O papel do professor bibliotecário", (Isabel Mendinhos, CIBE-RBE)

BOAS LEITURAS!

Fonte do vídeo: Mendinhos, I. (Jun de 2010). YouTube. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=gHsln1diNM8

BIBLIOGRAFIA

Cohen, A. C., & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora. IFLA (2013) Guidelines for children libraries services Koontz & Gubbin (2013) Diretrizes do IFLA sobre Serviços de Biblioteca Pública. Direção- Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. 2.ª edição, p.68. Mendinhos, I. (Jun de 2010). YouTube. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=gHsln1diNM8 Sardinha, G. (2007) Formas de ler: Ontem e Hoje. In: AZEVEDO, F. (Coord.) (2007) – Formar Leitores. Lisboa: Lidel, pp. 1-7. Tood, R. (2003), traduzido e adaptado por, Martins, J. (2010) Aprendizagem na Escola da era da Informação: oportunidades, resultados e caminhos possíveis. In: Noesis, nº 82, Julho/ Setembro 2010, pp. 24-29.