Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Funções do professor bibliotecário
Valter Rosa
Created on November 4, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
FUNÇÕES DO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO
"Para funcionar efetiva e profissionalmente, as bibliotecas (...) precisam de bibliotecários especializados no trabalho com (cada) (...) faixa etária, empenhados e com formação adequada." (IFLA, 2013).
RESPONSABILIDADES
Articulação curricular
Serviço de Biblioteca
Desenvolvimento profissional
Gestão de recursos materiais
Gestão de recursos humanos
Participação institucional/ Articulação curricular
Apoio a atividades não curriculares
Trabalho colaborativo
Gestão de recursos de informação
Representação da biblioteca
11
10
Projetos e parcerias
Avaliação
12
Serviço de Biblioteca
Desenvolvimento profissional
Articulação curricular
Diligenciar a articulação das atividades da BE com os objetivos delineados nos PEA e no PAA.
Procurar estar sempre atualizado na sua formação em diversas áreas como; nas tecnologias da informação, da literacia e da comunicação.
Promover e organizar a informação, impressa e digital, garantido um bom serviço da BE à comunidade escolar.
Gestão de recursos materiais
Gestão de recursos humanos
Participação institucional/ Articulação curricular
Garantir a organização dos espaços, assegurar a funcionalidade pedagógica de recursos materiais afetos à BE., tentando melhorar o seu fundo documental, ouvindo sugestões de aquisição por parte dos utilizadores. Estar atento à manutenção/avarias do material informático.
Certificar-se e gerir os recursos humanos: professores pertencentes à equipa, assistentes operacionais, e se for o caso os “Amigos da BE”. Procurar maximizar os melhores atributos de cada um.
Ser um ator privilegiado com os diversos departamentos curriculares, o conselho pedagógico, os conselhos de turma e com a direção nas suas propostas de atividade.
Apoio a atividades não curriculares
Trabalho colaborativo
Gestão de recursos de informação
Estabelecer e preparar uma política de gestão de recursos da informação (quer impressa, quer digital). Disponibilizar à comunidade uma biblioteca digital e um acervo com uma curadoria de recursos digitais. Divulgar os seus recursos (e como aceder), bem como divulgar trabalhos de alunos. Caso a biblioteca disponha de catálogo online, deve disponibilizá-lo e divulgar a forma de lhe aceder.
Apoiar a implementação de atividades extracurriculares, que contribuam para uma formação alargada dos alunos (concursos diversos, nomeadamente do PNL e da RBE, olimpíadas, etc…).
Favorecer atividades curriculares (muitas vezes, deve ser ele a dar o primeiro passo) e incentivar e promover hábitos de leitura e da literacia dos media, da informação e digital.
Avaliação
12
Projetos e parcerias
10
Representação da biblioteca
11
Implementar, recolher e proceder ao tratamento estatístico da avaliação da BE, feita por alunos, professores e pais, e obedecendo aos questionários de avaliação emanados pela RBE, tendo sempre em vista a melhoria dos seus serviços, aquando da elaboração do plano anual de melhoria.
No Conselho Pedagógico, e nos canais de divulgação (jornais locais, página web, facebook, instagram, blogue).
Participar em projetos, envolvendo parcerias (RBE, PNL, Biblioteca Municipal, entre outros).
“A Biblioteca Escolar e o professor bibliotecário têm, atualmente, o papel de assegurar, junto dos alunos, não só o desenvolvimento de competências, como também a promoção de múltiplas literacias. A seleção e o tratamento da informação, bem como a sua transformação em conhecimento útil, aplicável em situações novas e reais, são exemplos de capacidades que se podem promover. O professor bibliotecário deverá atuar no sentido de motivar e envolver os alunos em cenários de aprendizagem multi, inter e transdisciplinares diversos, ajudando-os a pensar, a pesquisar, a selecionar, a analisar, a avaliar, a dominar as linguagens escrita e oral, a inovar, a criar, a mobilizar conhecimentos, a comunicar, a trabalhar cooperativamente e a relacionar os conhecimentos. Para tal, necessita de trabalhar articuladamente, com os professores, de modo a efetivar-se uma integração, no currículo, de todo o trabalho concretizado nas bibliotecas.” (Cohen, 2018).
Competências inerentes ao perfil do PB
Competências inerentes ao perfil do PB
+info
Organização e Equipa BE: Proativo, Proficiente, Desafiador, Líder, Planificador, Multifacetado, Dinamizador, Empreendedor, Gestor, Promotor
100%
+info
Relação com a Comunidade Educativa: Colaborativo , Envolvente, Participativo, Motivador, Mentor , Intermediário, Consultor, Cooperante,, Orientador, Comunicador
100%
+info
Desenvolvimento Profissional: Informado, Atualizado, Disponível, Inovador, Apaixonado, Especialista, Entusiasta, Crítico, Educador
100%
"Os bibliotecários qualificados são profissionais com estudo em biblioteconomia e ciências da informação, a nível de licenciatura ou pós-graduação. Um bibliotecário concebe, planeia, organiza, implementa, gere e avalia serviços e sistemas de biblioteca e informação, de modo a satisfazer as necessidades dos utentes da comunidade. Tal inclui o desenvolvimento da coleção, a organização e exploração dos recursos, a prestação de aconselhamento e assistência ao utente na procura e na utilização da informação e o desenvolvimento de sistemas que facilitem o acesso aos recursos da biblioteca" (Koontz & Gubbin, 2013).
Vídeo: "O papel do professor bibliotecário", (Isabel Mendinhos, CIBE-RBE)
BOAS LEITURAS!
Fonte do vídeo: Mendinhos, I. (Jun de 2010). YouTube. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=gHsln1diNM8
BIBLIOGRAFIA
Cohen, A. C., & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora. IFLA (2013) Guidelines for children libraries services Koontz & Gubbin (2013) Diretrizes do IFLA sobre Serviços de Biblioteca Pública. Direção- Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. 2.ª edição, p.68. Mendinhos, I. (Jun de 2010). YouTube. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=gHsln1diNM8 Sardinha, G. (2007) Formas de ler: Ontem e Hoje. In: AZEVEDO, F. (Coord.) (2007) – Formar Leitores. Lisboa: Lidel, pp. 1-7. Tood, R. (2003), traduzido e adaptado por, Martins, J. (2010) Aprendizagem na Escola da era da Informação: oportunidades, resultados e caminhos possíveis. In: Noesis, nº 82, Julho/ Setembro 2010, pp. 24-29.