Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

As organizações formais e informais

Maria Balente

Created on November 3, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Tarot Presentation

Winter Presentation

Transcript

As organizações formais e informais

Disciplina de Geografia C

start

As organizações formais e informais

Índice

1. Introdução

2.Organizações Formais

  • ONU
  • MERCOSUL

3. Organizações Informais

  • Amnistia Internacional
  • Greenpeace

4.Conclusão

Introdução

Introdução

Organizações Formais

Organizações Informais

Surgem de acordos entre países, são organizações governamentais supranacionais que assumem um papel preponderante nas relações e cooperação entre Estados.

Potenciam o estabelecimento de cooperação entre países, podem ser espontâneas e não necessitam de nenhuma estrutura permanente.

ORGANIZAÇÕES FORMAIS

ONU

MERCOSUL

ONU

História
Orgãos
Sistema
Objetivos
Principais críticas

História da ONU

Após a Primeira Grande Guerra, é criada a Sociedade das Nações, cujos objetivos principais seriam a manutenção da paz e a cooperação internacional.

Os Estados Unidos da América (EUA) não ratificaram nem o Tratado de Versalhes nem o Pacto das Sociedade das Nações (SDN).

Desprovida do apoio americano e de um exército militar, esta organização demonstra-se ineficaz na prevenção do eclodir de um novo conflito mundial.

É, assim, dissolvida e em 1945, surge uma nova organização internacional - a Organização das Nações Unidas (ONU).

História da ONU

Criada após a Segunda Guerra Mundial, a ONU baseia a sua missão e trabalho nos princípios contidos na sua carta fundadora - a Carta das Nações Unidas - assinada a 24 de outubro de 1945 por representantes de 50 países, em São Francisco, sendo esta posteriormente assinada pela Polónia, tornando-se também um dos 51 estados-membros fundadores.

Orgãos da ONU

A ONU é constituída por diversos órgãos que garantem o seu funcionamento e possibilitam um melhor diálogo entre os seus membros.

Assembleia Geral

Conselho de Tutela

Tribunal Internacional da Justiça

Conselho de segurança

Secretariado

Conselho económico e social

Sistema da ONU

A ONU é formada por diversos programas, fundos e agências especializadas, que são inteiramente financiados por contribuições voluntárias.

Programas e fundos para os quais devemos dar destaque:

PAM

UNICEF

Este organismo promove a defesa dos direitos das crianças e procura dar resposta às suas necessidades, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A maior agência humanitária do mundo, que pretende pôr fim à fome e à malnutrição

Sistema da ONU

Agências especializadas da ONU

Organizações independentes que trabalham juntamente com as Nações Unidas

Fundo Monetário Internacional (FMI)

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)

Organização Mundial de Saúde (OMS)

Universidade das Nações Unidas (UNU)

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)

Objetivos da ONU

Objetivo fundamental :

Os direitos humanos assumem-se como princípio orientador desta organização e nesse sentido, torna-se impreterível a sua promoção.

A diplomacia preventiva e mediação

Combate ao terrorismo

Desarmamento

Proteção dos Direitos Humanos

Objetivos da ONU

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Objetivos da ONU

Principais críticas feitas à ONU

Principais críticas

MERCOSUL

História
Objetivos
Principais críticas

História do MERCOSUL

Entretanto, no início da década de 1990, em pleno período da Nova Ordem Mundial e predominância do capitalismo, outros dois países foram convidados a participar nesta organização, o Uruguai e o Paraguai.

O Mercado Comum do Sul resultou de negociações que surgiram ainda na década de 1980. Em 1985, José Sarney e Raúl Alfonsin, presidentes do Brasil e da Argentina de então, respetivamente, conversaram sobre um projeto de integração que envolvia o Brasil e a Argentina.

No dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi assinado o Tratado de Assunção, tratado este que oficializou a criação do MERCOSUL, bloco económico que englobava os quatro países - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

A Venezuela aderiu também ao MERCOSUL, em 2006, tendo ainda sido considerada estado fundador. Contudo, por ter violado as regras do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático, foi suspensa.

História do MERCOSUL

Esta organização regional é financiada por fundos solidários, como o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), que contribui anualmente com mais 100 milhões de dólares, financia projetos que fomentam a competitividade, a coesão social e a redução das desigualdades entre os Estados-membros.

Para além dos países fundadores, fazem também parte deste organismo países associados, que não possuem as mesmas vantagens dos Estados-membros, entre os quais, a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru e o Suriname.

Objetivos do MERCOSUL

Objetivo principal

Estabelecer uma zona livre comércio entre os países envolvidos, que garanta a circulação de produtos sem estarem sujeitos aos direitos alfandegários e outro tipo de restrições, meta alcançada em 1994.

Criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), imposto único que seria utilizado para produtos importados que entram nos países envolvidos.

Em 1995

O MERCOSUL visa, ainda, a criação de políticas económicas que assegurem condições de concorrência no mundo capitalista, adequando os seus sistemas de governo a algumas exigências, como a Democracia, os Direitos Humanos, políticas de desenvolvimento social, entre outras. Desta forma, é possível uma maior harmonia e, consequentemente, integração neste bloco regional, em termos sociais, políticos e económicos.

Principais críticas feitas ao MERCOSUL

Principais críticas

ORGANIZAÇÕES INFORMAIS

Greenpeace

Amnistia Internacional

Amnistia Internacional

História
Objetivos
Estrutura da organização
Principais críticas

História da Amnistía Internacional

A Amnistia Internacional é uma ONG, com o objetivo de defender os direitos humanos, fundada em julho de 1961 por Peter Benenson e Eric Baker.

Foi fundada pelo advogado britânico Peter Benenson, quando viu no jornal o caso de dois jovens portugueses que tinham sido presos por terem feito um brinde à liberdade durante o governo de Salazar, publicando um artigo de jornal chamado “Os Prisioneiros Esquecidos”, no qual incentivava as pessoas a escreverem cartas e fazer campanhas em solidariedade aos prisioneiros políticos.

Graças ao sucesso e apoio recebido pelo seu artigo, Peter decidiu com a ajuda do seu amigo Eric Baker, um ativista da paz, fundarem a Amnistia Internacional.

Estrutura da organização da Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional é composta por um grande número de divisões na sua organização, nomeadamente um Secretariado Internacional, situado em Londres, que coordena as atividades globais da organização como campanhas, pesquisa, advocacia e comunicação.

É também composta por secções nacionais

estão em diversas cidades e são formados por voluntários, desempenhando um um preponderante papel na consciencialização pública

Membros e apoiantes, em todo o mundo que contribuem financeiramente e participam de campanhas, ajudando a Amnistia a ter um impacto em todo o mundo.

Objetivos da Amnistia Internacional

Objetivo Principal

Acabar com todas as violações dos direitos humanos em todo o mundo, exigindo a justiça no mundo

Atua em várias áreas dos Direitos Humanos, tais como:

Combate à tortura

Liberdade de expressão

Direitos das minorias

Abolição da pena de morte

Principais Criticas feitas à Amnistia Internacional

Principais críticas

GreenPeace

História
Objetivos
Principais críticas

História da GreenPeace

Atualmente, esta fundação recorre a métodos não-violentos de denunciar os problemas do ambiente, de modo a fomentar soluções mais ecológicas, focando-se também no combate às alterações climáticas.

A sua primeira ação foi em setembro de 1971, quando o grupo de ativistas se deslocava de barco até à ilha de Amchitka, perto do Alasca - região onde os Estados Unidos estavam a fazer testes nucleares.

A organização ecológica Greenpeace surgiu em 1971, em Vancouver, no Canadá, por um grupo de ativistas defensores da proteção do meio ambiente, tendo atualmente mais de 40 representantes na Europa, Ásia e América.

Objetivos da GreenPeace

Objetivo principal: Proteger o Ambiente

Promover a paz e inspirar mudanças nos nossos comportamentos

Esta organização concentra-se em questões como as alterações climáticas, conservação da biodiversidade, proteção dos oceanos e oposição ao uso de energia nuclear.

*Um dos métodos mais conhecidos da organização, é na proteção dos oceanos, mais concretamente na luta contra a caça de baleias.

Principais críticas feitas à Greenpeacel

Principais críticas

Conclusão

CONCLUSÃO

Conclusão

FIM

Trabalho realizado por:

  • Afonso Baptista
  • Ana Mendes
  • Cláudia Morais
  • Daniel Gaspar
  • Maria Valente
  • Sandra Campino