Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Reprodução e Sexualidade
lucas chen
Created on November 3, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
Transcript
Reprodução e Sexualidade
Sexo não é vergonha
Start
01- Introdução à
rEPRODUÇÃO
+ info
Intodução à reprodução
A reprodução sexuada é uma forma de reprodução no qual envolve a fusão de dois gÂmetas (fecundação) FORMANDO um ZIGOTO, no caso um masculino e um feminino.
Fecundação
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Masculino
+ info
+ info
A genitália feminina externa é denominada de vulva e é composta por: - Grandes Lábios - Pequenos Lábios - Clitóris É composto pelos seguintes orgãos internos - Ovários - Vagina - Trompas de Falópio - Útero
É composto por dois orgãos externos: - Pénis - Escroto É composto pelos seguintes orgãos internos: - Gónadas (testículos) - Glândulas anexas - Vias genitais
Figura Representativa
Figura Representativa
02
Reprodução vs Sexo:
.Reproducão.
.Sexo.
-Ato sexual em que o propósito NÃO TEM QUE SER A REprodução-nORMALMENTE É um ato de afeto e de prazer -o ATO SEXUAL PODE SER REALIZADO DE DIFERENTES FORMAS, NÃO TEM QUE SER PENETRATIVO -Pode ser feito entre mais do que duas pessoas E entre pessoas do mesmo género
-Ato sexual em que o único prepósito é a reprodução-Ocorre pela penetração do pénis na vagina -sÓ possÍvel entre um indivÍduo de caracterÍsticas sexuais femininas e outro de características sexuais masculinas
vs
+ info
03
03
iNTRODUÇÃO À SEXUALIDADE
Introdução à sexualidade
+ info
A sexualidade representa o conjunto de comportamentos respetivos à satisfação dos desejos sexuais e também no estabelecimento de vínculos românticos, porém apesar de ser um assunto importante, este tema é muita das vezes evitado pelas pessoas.
OMS
05
05
aUTOSTIMA E O SEU PAPEL NO SEXO
+ info
MICRO!
A autoestima é muito importante para se ter uma vida sexual saudável. Porém, falta de autoestima é um problema que todas as pessoas enfrentam ao longo da vida e que acaba por prejudicar as nossas relações sexuais e/ou românticas.
Autoestima e o seu papel no sexo
Disfunções sexuais
06
06
Transtornos sexuais
Disfória de género
Trantornos parafílicos
NO
NO
+ info
Transtornos Sexuais
Transtornos Sexuais
Os transtornos sexuais são caracterizados por alterações psicofisiológicas durante o ato sexual e estas podem ser divididas em três grandes grupos, o das disfunções sexuais, disforia de gênero e os transtornos parafílicos
Disfunções Sexuais
Disfunções sexuais são transtornos caracterizados pela perturbação na capacidade ou de resposta sexual ou de experimentação do prazer sexual. Os que mais se destacam são a ejaculação retardada, transtorno do orgasmo feminino, disfunção erétil e a ejaculação precoce
+ info
Disfória de género
+ info
Transtorno Parafílico
+ info
08
08
07
07
Crimes Sexuais
Consentimento
Consentimento
Crimes Sexuais
+ info
Consentir é o ato de permitir/autorizar.O ato de consentir é imprescindível em qualquer ato sexual e por isso não devemos ser pressionados a fazer nada que infrinja os nossos limites e que nos deixe desconfortáveis, pois mesmo que tenhamos consentido algo não significa que não mudemos de ideias.
São considerados crimes sexuais, tentativas de atos sexuais sem o consentimento da outra parte.
+ info
09
Métodos Cotracetivos
+ info
Métodos contracetivos
Métodos Naturais
Métodos hormonais
Métodos Tecnológicos
Métodos de barreira
FIM!
Apesar de parecer que sexo e reprodudção são a mesma coisa, mesmo tendo algumas semelhanças, são assuntos que quando se aprofundam, apresentam grandes diferenças. A reprodução é um ato sexual em que o único propósito é a concepção de descendentes através da fecundação por meio da penetração entre um indivíduo de características sexuais masculinas e outro de características sexuais femininas . Também, o sexo é composto por atos sexuais, porém, o propósito do sexo não tem que ser necessariamente a reprodução. Maioritariamente, o propósito deste ato, é as duas partes envolvidas obterem prazer. Existem diversas maneiras de fazer sexo, e muitas delas não envolvem a penetração, por exemplo oral. Enquanto que a reprodução neste momento, é possível apenas entre um indivíduo do sexo masculino e outro do sexo feminino, o sexo pode ocorrer entre indíviduos do mesmo sexo e género, além disso existe a monogamia (ter apenas um parceiro sexual) e a poligamia (ter divesos parceiros sexuais ao mesmo tempo).
Quem tem disforia de género, sente desconforto e angústia com as suas características sexuais, isto acontece pois estas pessoas, têm uma identidade de gênero que não corresponde ao sexo que lhes foi designado à nascença. Se este transtorno se agravar e não for tratado pode causar depressão e ansiedade, e nos casos extremos suicídio. Para tratar o mesmo, é necessário o acompanhamento com um especialista que irá diagnosticar e apresentar as diferentes opções de tratamento. Normalmente para aliviar a disforia de género as opções de tratamento, incluem a psicoterapia, terapia hormonal e cirurgias de confirmação de gênero.
Alguns exemplo são...
- O estupro
- O assédio sexual
- A exploração sexual
- A pedofilia
Quem tem disforia de género, sente desconforto e angústia com as suas características sexuais, isto acontece pois estas pessoas, têm uma identidade de gênero que não corresponde ao sexo que lhes foi designado à nascença.
Normalmente, para aliviar a disforia de género as opções de tratamento, incluem: - A psicoterapia -Terapia hormonal - cirurgias de confirmação de gênero
O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção dos gâmetas masculinos, tal como a maturação e introdução destes no aparelho reprodutor feminino. No sistema reprodutor masculino ocorre a produção de hormonas, a testosterona, responsável pela estimulação da espermatogênese e pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
O sistema reprodutor feminino é o sistema responsável pela produção dos gâmetas femininos, é também o local onde ocorre a fecundação do óvulo e o sistema onde o feto permanece até eventualmente sair. O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção das hormonas, progesterona e estrogénio, responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e também pela estimulação do processo de ferlização.
Transtornos sexuais são muito recorrentes na sociedade porém existe uma certa vergonha de sermos abertos acerca disso, e por isso muitas vezes esses transtornos acabam por ter um maior impacto na vida das pessoas, do que era necessário. Estes transtornos podem ser divididos em três grandes grupos, o das disfunções sexuais, disforia de gênero e os transtornos parafílicos.
Os métodos contracetivos são essenciais para uma vida sexual segura visto que impedem a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, além de evitarem uma gravidez indesejada. Os tipos de métodos contraceptivos são os naturais, tecnológicos, os de barreira e os hormonais. Uns dos métodos contraceptivos mais populares são o preservativo (método de barreira) e a pílula (método hormonal)
A sexualidade humana representa o conjunto de comportamentos respetivos à satisfação dos desejos sexuais. Os seres humanos usufrem dos atos sexuais para fins reprodutivos mas também para manutenção e estimulação de vínculos românticos, porém, também podem estar, apenas, associadaos ao prazer sexual próprio e do outro, sem vínculos emocionais. A sexualidade é um assunto, ainda às vezes, considerado tabu, é portanto, pouco discutido e evitado por diversos grupos. A OMS definiu que "sexualidade faz parte da personalidade de cada um", sendo uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física e mental".
A OMS definiu que "sexualidade faz parte da personalidade de cada um", sendo uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física e mental".
Transtornos parafílicos consistem em se ter desejos, fantasias e comportamentos sexuais perigosos e pouco éticos, podendo até serem ilegais. Estes envolvem a excitação sexual devido a objetos, situações estranhas ou o sofrimento e humilhação de outros seres humanos. Algumas atividades sexuais que parecem incomuns para outras pessoas ou profissionais de saúde, podem não constituir um transtorno parafílico simplesmente por serem incomuns. Alguns dos sintomas que ajudam na identificação deste tipo de transtornos são o comportamento sexual intenso e persistente e o sofrimento que é causado por este, ou o efeito negativo que esta causa no comprimento do funcionamento social, podendo até causar danos ou afetar a vida dos outros. Alguns destes transtornos são a pedofilia, a zoofilia e o exibicionismo.
São considerados crimes sexuais, tentativas de atos sexuais sem o consentimento da outra parte. Alguns dos exemplos dos crimes sexuais mais recorrentes incluem o estupro, que é o uso de violência física ou psicológica, no qual o agressor força a vítima a ter relações sexuais; o assédio sexual, em que ocorre uma agressão verbal e/ou física de carácter sexual; a exploração sexual, que consiste na exploração do corpo de alguém em troca de algo, normalmente esta exploração ocorre, devido a pessoas terem más condições de vida, então, acabam por recorrer à prostituição para poderem sobreviver; e por fim a pedofilia que ocorre quando adultos tentam praticar algum tipo de relação sexual com uma pessoa menor de idade.
A reprodução sexuada é uma forma de reprodução no qual envolve a fusão de dois gametas (fecundação) ,no caso um masculino e um feminino. Em geral, essas células especializadas nos animais são designadas por óvulo(célula reprodutora feminina) e o espermatozóide (células reprodutoras masculinas). A fecundação ocorre nas trompas de falópio no sistema reprodutor feminino.
Pode não parecer algo muito relevante, mas a autoestima é muito importante para se ter uma vida sexual saudável. A falta de autoestima é um problema que todas as pessoas enfrentam ao longo da vida, quer seja pela imagem que nós próprios temos do nosso corpo, mas também das experiências que vamos tendo ao decorrer da vida como insultos em geral ou devido a atos sexuais fracassados, que podem todos levar a uma menor autoestima sexual.
oS GÂMETAS nos animais são designadas por óvulo (célula reprodutora feminina) e o espermatezoide (célula reprodutora masculina). A fecundação ocorre nas trompas de falópio no sistema reprodutor feminino
Disfuncões Sexuais são transtornos caracterizados pela perturbação na capacidade ou de resposta sexual ou de experimentação do prazer sexual. Nestes casos é fundamental a ajuda de um profissional, pois será necessário determinar se a disfunção resulta de um estímulo sexual inadequado, evitando um tratamento desnecessário. De entre alguns exemplos dessa disfunção temos a ejaculação retardada, transtorno do orgasmo feminino, disfunção Erétil e a ejaculação precoce. Quando falamos nas disfunções sexuais, uma das mais comuns é a disfunção erétil, mas devido aos homens terem vergonha de falar neste problema e de o aceitarem, acabam por se sujeitar a meios às vezes não muito seguros para o resolver, como tomar doses excessivas de viagra, que pode ter consequências muito graves.
Este transtorno consiste em ter desejos, fantasias e comportamentos sexuais perigosos e pouco éticos, podendo até serem ilegais. Estes envolvem a excitação sexual devido a objetos, situações estranhas ou o sofrimento e humilhação de outros seres humanos, que muitas das vezes levam a problemas sociais.
Neste tipo de transtorno as mais comuns são a pedofilia, a zoofilia, o exibicionismo, o sadismo e o masoquismo.
Consentir é o ato de permitir/autorizar. O consentimento está presente nas nossas vidas desde muito novos, visto que é essencial na nossa interação com as pessoas. O ato de consentir é imprescindível em qualquer ato sexual. Antes de se consentir algo num ato sexual, é importante previamente haver comunicação acerca dos limites de cada pessoa, para não haver situações desagradáveis. Não devemos ser pressionados a fazer nada que infrinja os nossos limites e que nos deixe desconfortáveis, pois mesmo que tenhamos consentido algo não significa que não mudemos de ideias. Quando as pessoas são pressionadas, muitas vezes têm comportamentos sexuais de risco que podem provocar problemas graves. Comportamentos sexuais de risco podem ser, não usar proteção, enviar fotos inapropriadas, entre outras situações que colocam a pessoa em perigo. Quando o consentimento não é respeitado num ato sexual torna-se em abuso sexual.