Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Modelo OSI
Iuri Novas
Created on October 30, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
MODELO OSI APRESENTAÇÃo
Professora: Marina RochaFeito por: Iuri Novas e Hetal Verma 11º GPSI
START
INDICE
CAMADAS DO MODELO OSI
DEFINICÃO
HISTORIA
2º De enlace de dados
1º Camada física
3º DE REDE
4º De transporte
6º De apresentaçãO
5º De sessão
7º Camada de aplicação
1.
HISTORIA
HISTORIA
O OSI é o primeiro modelo padrão de comunicação entre sistemas de computadores e redes, ele faz uso de sete camadas para garantir essa conversa. A maioria das empresas da área de computadores e telecomunicações o adotou no início dos anos 80. A partir daí, a Organização Internacional de Normalização (ISO) o transformou na principal referência em 1984.
2.
DEFINIÇÃO
Definição
OSI é a abreviação de "Open Systems Interconnection", ou seja Interconexao de Sistemas Abertos, em português. É um modelo que define sete camadas para que sistemas de computadores possam usar para se comunicar com uma rede
3.
CAMADAS DE MODELO OSI
Definição
Como dito anteriormente, esse modelo trabalha a partir de sete camadas responsáveis por partes distintas da comunicação entre sistemas de computadores e redes. Abaixo você vai conhecer cada uma, da mais alta a mais baixa:
1 -
CAMADA FISICA
1 -
CAMADA FISICA
Essa camada é uma das mais importantes do modelo OSI. Isso porque ela é responsável pela ligação de cabos físicos ou sem fio entre toda a rede. Outra característica é que a transmissão dos dados brutos é feita a partir daqui.
2 -
De enlace de dados
De enlace de dados
2 -
É nesta parte que ocorre a conexão entre dois nós conectados fisicamente em uma rede. Essa camada do modelo OSI é composta por duas partes: o controle de enlace lógico (LLC), que identifica e checa erros; e o media access control (MAC), que usa endereços MAC para conectar e definir permissões nos dispositivos.
10
3 -
De rede
11
3 -
De rede
A responsabilidade dessa camada é a de transmitir dados entre um host a outro em diferentes redes. Do mesmo modo, é válido apontar que outra importante função é a de cuidar dos pacotes de roteamento, selecionando o caminho mais curto para isso.
12
4 -
De tRANSPORTE
13
4 -
De TRANSPORTE
O principal objetivo da camada de transporte é garantir que os pacotes de dados chegam na ordem correta, sem perdas ou erros, ou que podem ser recuperados sem complicações, se necessário. O controlo do fluxo, com o controlo de erros, é frequentemente um dos pontos principais da camada de transporte. Nesta camada, os protocolos normalmente utilizados incluem o Transmissão Control Protocolo (TCP), um protocolo baseado em ligações quase sem perdas, e o User Datagram Protocolo (UDP), um protocolo sem ligações com falhas.
14
5 -
De SESSÃO
15
5 -
De SESSÃO
A camada de sessão é responsável pela coordenação da rede entre duas aplicações separadas numa sessão. Uma sessão gere o início e o fim da ligação de uma aplicação individual e os conflitos de sincronização. O Network File System (NFS) e o Server Message Block (SMB) são protocolos normalmente utilizados no nível de sessão.
16
6 -
De APRESENTAÇÃO
17
6 -
De APRSENTAÇÃO
A camada de apresentação refere-se principalmente à sintaxe dos próprios dados para as aplicações enviarem e consumirem. Por exemplo, Hypertext Markup Language (HTML), JavaScript Object Notation (JSON) e Comma Separated Values (CSV) são todas linguagens de modelação para descrever a estrutura de dados na camada de apresentação.
18
7 -
CAMADA De APLICAÇÃO
19
7 -
CAMADA De APLICAÇÃO
A camada de aplicação diz respeito ao tipo específico de aplicação em si e aos seus métodos de comunicação normalizados. Por exemplo, os browsers podem comunicar utilizando o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) e os clientes de correio eletrónico e HTTP podem comunicar utilizando o POP3 (Post Office Protocol versão 3) e o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
20