August Macke
“August Macke, um artista expressionista, uma obra colorida”
Trabalho realizado por: Daniel Neves nº6 3ºPT16
- Lista enumerada
- Lista enumerada
Indice
- O que é o expressionismo!
- Bibliográfica do artista
- Quem foi August Macke, as suas origens e Influências
- Percurso da carreira e vida do artista
- A obra "Campo de Vegetais"
- Analise da obra "Campo de Vegetais"
- A obra "Terraço da casa de campo em St. Germain"
- Analise da obra "Terraço da casa de campo em St. Germain"
- Webgrafia
O que é o expressionismo?
“O Expressionismo é a arte do instinto”
- O expressionismo é o movimento artistico que nasceu na Alemanha nos finais do século XIX.
Este movimento caracteriza-se pela procura de formas artísticas que exprimissem mais livre e subjetivamente os sentimentos do artista em relação à realidade. Os quadros tornaram-se o retrato intenso de emoções, transmitidas através de cores violentas e de pinceladas vincadas.
Biografia
Nasceu: 3 de janeiro de 1887 em Meschede na Westfália*, Alemanhã Morreu: 26 de setembro de 1914, Champagne, França
Nacionalidade: Alemão
Movimento Artístico: Expressionismo, Orfismo
(Westfália ou Vestfália, é uma região histórica da Alemanha, à volta das cidades de Dortmund, Münster, Bielefeld, e Osnabrück)
Quem foi August Macke, as suas origens e Influências
Quem foi August Macke?
August Macke foi um pintor expressionista alemão. Deixou uma coleção de mais de 500 pinturas que descrevem cenas do cotidiano.
Foi membro do “Der Blaue Reiter” que na língua portuguesa significa O Cavaleiro Azul, designa um grupo de pintores expressionistas que desenvolveram atividade em Munique, entre 1911 e 1913. Este grupo, criado pelo pintor russo Wassily Kandinsky e pelo alemão Franz Marc, integrava alguns dissidentes da "Nova Associação de Artistas", formada na mesma cidade em 1909. O nome que adotaram para este movimento sintetiza a paixão de Franz Marc pelo cavalo e de Kandinsky pela cor azul.
Ele também foi influenciado pelo cubismo, mas será para sempre relacionado ao expressionismo alemão.
Origens e Primeiras Influências
Macke era filho de Maria Florentine e de August F. Hermann Macke um engenheiro civil e empreiteiro que também era um artista amador.
Após o nascimento de Macke , ele e a sua familia mudaram se para uma casa na colônia de Brüsseler Strasse. Em 1897, Macke ingressou na escola secundária de Kreuz* onde conheceu Hans Thuar. O pai de Thuar possuía uma coleção de Xilografias japonesas, que causaram uma forte impressão em Macke.
Em 1900 o artista e a sua família acabou por se mudar para Bona, onde o artista conheceu Elisabeth Gerhardt com quem se casou mais tarde
Percurso da carreira e vida do artista
Percurso da carreira e vida do artista
Em outubro de 1904, iniciou os seus estudos na Academia de Düsseldorf, além de estudar na Escola de Artes Decorativas.
Ainda, na escola, Macke viu algumas pinturas de Arnold Böcklin no Kunstmuseum de Basileia, onde o simbolismo do artista deixara uma marca profunda em Macke. Esta foi uma grande influência no desenvolvimento artístico de Macke, que estava cada vez mais determinado a ser artista. Essa idéia era contrariada pelo pai, que na altura da pobreza preocupava-se com o futuro do filho e achava que ele deveria levar uma vida normal.
Percurso da carreira e vida do artista
Contudo, Apesar da posição que o pai do jovem artista tinha, Macke encontrou o apoio de um artesão, Alfred H. Schütte, um pai de um colega, que, além de financiar os seus estudos, permitiu ao jovem artista exibir o seu trabalho à opinião de Paul Clemem, professor de História de Arte em Bona, e de Claus Meyer, pintor e professor na Academia de Düsseldorf.
Percurso da carreira e vida do artista
Em 1904 passou a ter aulas com Adolf Maennchen e com ele aprendeu muita coisa e aperfeiçoou as suas técnicas. Macke Adorava pintar imagens do dia a dia e com esboços feitos em cadernos, tendo mais de três mil páginas desenhadas em setenta e oito cadernos.
No outono de 1905 Macke inscreveu se na Faculdade de Arte Aplicada.
Em 1907 ,em paris, Macke pode conhecer a obra dos impressionistas e logo depois mudou-se para Berlim, onde passou alguns meses no estúdio de Lovis Corinth.
Percurso da carreira e vida do artista
Em 1909 casou-se com Elizabeth Gerhardt.
Em 13 de abril de 1910 nasce seu filho Walther, e em Novembro o casal retorna a Bona* A sua primeira exposição aconteceu no ano de 1911 onde pode mostrar todo o seu talento e conquistar o seu espaço na historia da arte.
Em 08 de fevereiro de 1913 nasce seu segundo filho, Wolfgang
Percurso da carreira e vida do artista
A atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914 com Paul Klee e Louis Moilliet, foi fundamental para a criação da abordagem luminista do seu período final durante o qual produziu uma série de trabalhos atualmente considerados como obras-primas.
A carreira de Macke foi bruscamente interrompida por sua morte prematura aos 27 anos, em combate, na Primeira Guerra Mundial na frente de combate em Champagne, na França, em 26 de setembro de 1914. Sua pintura final, “Adeus”, descreve a melancolia que se estabeleceu após a eclosão da guerra. Este também foi o mesmo ano em que ele pintou o famoso quadro, “Türkisches Café” em München (1914).
Nome da obra: Campo de Vegetais Materiais: pintura a óleo
Tamanho: 47×64 cm
Data: 1911
Analise da obra "Campo de Vegetais":
A obra de Macke "Campo de Vegetais" de August Macke é uma pintura a óleo criada em 1911, Nesta obra, Macke retrata um campo cheio de diferentes tipos de vegetais em tons vibrantes e cores intensas, com uma composição bastante equilibrada, com um ponto de fuga centralizado.
Macke usa pinceladas soltas e rápidas, dando uma sensação de movimento e dinamismo.
A paleta de cores é um dos elementos mais marcantes da obra. Macke utiliza cores com tons chamativos e intensos e contrastantes, como verdes vibrantes, amarelos brilhantes e vermelhos intensos. Essas cores criam uma atmosfera alegre e energética, transmitindo a vitalidade do campo.Além disso em termos de simbolismo, "Campo de Vegetais" pode ser interpretado como uma celebração da natureza e da fecundidade da vida. A abundância de vegetais retratados sugere a fertilidade da terra e a riqueza proporcionada pelo trabalho no campo, no geral é uma obra vibrante e expressiva que captura a alegria e a vitalidade da natureza. A obra mostra o estilo colorido e figurativo de Macke, que se tornou um dos principais artistas do movimento Expressionista alemão.
Nome da obra: Terraço da casa de campo em St. Germain Materiais: Aguarela
Tamanho: 28 x 22 cm Data: 1914
Analise da obra "Terraço da casa de campo em St. Germain":
A obra retrata um terraço de uma casa de campo em St. Germain, com uma vista encantadora do campo.
A composição da pintura é bastante interessante, com linhas diagonais que levam o olhar do espectador para a casa e os elementos ao redor. A paleta de cores usada por Macke é vibrante e cheia de nuances* ou seja, *(cada uma das diferentes gradações tem uma cor entre o claro e o escuro) trazendo um aspecto alegre e luminoso para a cena. Tanto a casa quanto a natureza circundante são representadas por formas simplificadas e cores intensas. Toda a vegetação dá uma sensação de harmonia e vitalidade ao quadro, dando na minha prespetiva que a casa aos olhos do espectador em si parece ser um refúgio pois da ideia de tranquilidade e harmonia, ao mesmo tempo em que captura a beleza da naturezae a atmosfera de uma casa de campo.
No geral, "Terraço da casa de campo em St. Germain" é uma obra-prima do expressionismo alemão. August Macke criou uma pintura que captura a beleza e a serenidade da natureza, bem como o a apreciação pela vida ao ar livre.
Webgrafia
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$der-blaue-reiter
https://independenciadotblog.wordpress.com/2018/07/22/august-macke/
https://culturalizando.blog/2021/07/24/august-macke-cubismo-de-figuras/
https://www.wikiart.org/pt/august-macke/terrace-of-the-country-house-in-st-germain
https://dicionario.priberam.org/
https://aidobonsai.com/2011/05/20/august-macke/
August Macke Expressionismo dani n
Daniel Neves
Created on October 30, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Historical Facts Game
View
Interactive Onboarding Guide
View
Pixel Challenge
View
Math Calculations
View
Puzzle Game
View
Interactive Bingo
View
Correct Concepts
Explore all templates
Transcript
August Macke
“August Macke, um artista expressionista, uma obra colorida”
Trabalho realizado por: Daniel Neves nº6 3ºPT16
Indice
O que é o expressionismo?
“O Expressionismo é a arte do instinto” - O expressionismo é o movimento artistico que nasceu na Alemanha nos finais do século XIX. Este movimento caracteriza-se pela procura de formas artísticas que exprimissem mais livre e subjetivamente os sentimentos do artista em relação à realidade. Os quadros tornaram-se o retrato intenso de emoções, transmitidas através de cores violentas e de pinceladas vincadas.
Biografia
Nasceu: 3 de janeiro de 1887 em Meschede na Westfália*, Alemanhã Morreu: 26 de setembro de 1914, Champagne, França Nacionalidade: Alemão Movimento Artístico: Expressionismo, Orfismo
(Westfália ou Vestfália, é uma região histórica da Alemanha, à volta das cidades de Dortmund, Münster, Bielefeld, e Osnabrück)
Quem foi August Macke, as suas origens e Influências
Quem foi August Macke?
August Macke foi um pintor expressionista alemão. Deixou uma coleção de mais de 500 pinturas que descrevem cenas do cotidiano. Foi membro do “Der Blaue Reiter” que na língua portuguesa significa O Cavaleiro Azul, designa um grupo de pintores expressionistas que desenvolveram atividade em Munique, entre 1911 e 1913. Este grupo, criado pelo pintor russo Wassily Kandinsky e pelo alemão Franz Marc, integrava alguns dissidentes da "Nova Associação de Artistas", formada na mesma cidade em 1909. O nome que adotaram para este movimento sintetiza a paixão de Franz Marc pelo cavalo e de Kandinsky pela cor azul. Ele também foi influenciado pelo cubismo, mas será para sempre relacionado ao expressionismo alemão.
Origens e Primeiras Influências
Macke era filho de Maria Florentine e de August F. Hermann Macke um engenheiro civil e empreiteiro que também era um artista amador. Após o nascimento de Macke , ele e a sua familia mudaram se para uma casa na colônia de Brüsseler Strasse. Em 1897, Macke ingressou na escola secundária de Kreuz* onde conheceu Hans Thuar. O pai de Thuar possuía uma coleção de Xilografias japonesas, que causaram uma forte impressão em Macke. Em 1900 o artista e a sua família acabou por se mudar para Bona, onde o artista conheceu Elisabeth Gerhardt com quem se casou mais tarde
Percurso da carreira e vida do artista
Percurso da carreira e vida do artista
Em outubro de 1904, iniciou os seus estudos na Academia de Düsseldorf, além de estudar na Escola de Artes Decorativas. Ainda, na escola, Macke viu algumas pinturas de Arnold Böcklin no Kunstmuseum de Basileia, onde o simbolismo do artista deixara uma marca profunda em Macke. Esta foi uma grande influência no desenvolvimento artístico de Macke, que estava cada vez mais determinado a ser artista. Essa idéia era contrariada pelo pai, que na altura da pobreza preocupava-se com o futuro do filho e achava que ele deveria levar uma vida normal.
Percurso da carreira e vida do artista
Contudo, Apesar da posição que o pai do jovem artista tinha, Macke encontrou o apoio de um artesão, Alfred H. Schütte, um pai de um colega, que, além de financiar os seus estudos, permitiu ao jovem artista exibir o seu trabalho à opinião de Paul Clemem, professor de História de Arte em Bona, e de Claus Meyer, pintor e professor na Academia de Düsseldorf.
Percurso da carreira e vida do artista
Em 1904 passou a ter aulas com Adolf Maennchen e com ele aprendeu muita coisa e aperfeiçoou as suas técnicas. Macke Adorava pintar imagens do dia a dia e com esboços feitos em cadernos, tendo mais de três mil páginas desenhadas em setenta e oito cadernos. No outono de 1905 Macke inscreveu se na Faculdade de Arte Aplicada. Em 1907 ,em paris, Macke pode conhecer a obra dos impressionistas e logo depois mudou-se para Berlim, onde passou alguns meses no estúdio de Lovis Corinth.
Percurso da carreira e vida do artista
Em 1909 casou-se com Elizabeth Gerhardt. Em 13 de abril de 1910 nasce seu filho Walther, e em Novembro o casal retorna a Bona* A sua primeira exposição aconteceu no ano de 1911 onde pode mostrar todo o seu talento e conquistar o seu espaço na historia da arte. Em 08 de fevereiro de 1913 nasce seu segundo filho, Wolfgang
Percurso da carreira e vida do artista
A atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914 com Paul Klee e Louis Moilliet, foi fundamental para a criação da abordagem luminista do seu período final durante o qual produziu uma série de trabalhos atualmente considerados como obras-primas. A carreira de Macke foi bruscamente interrompida por sua morte prematura aos 27 anos, em combate, na Primeira Guerra Mundial na frente de combate em Champagne, na França, em 26 de setembro de 1914. Sua pintura final, “Adeus”, descreve a melancolia que se estabeleceu após a eclosão da guerra. Este também foi o mesmo ano em que ele pintou o famoso quadro, “Türkisches Café” em München (1914).
Nome da obra: Campo de Vegetais Materiais: pintura a óleo Tamanho: 47×64 cm Data: 1911
Analise da obra "Campo de Vegetais":
A obra de Macke "Campo de Vegetais" de August Macke é uma pintura a óleo criada em 1911, Nesta obra, Macke retrata um campo cheio de diferentes tipos de vegetais em tons vibrantes e cores intensas, com uma composição bastante equilibrada, com um ponto de fuga centralizado. Macke usa pinceladas soltas e rápidas, dando uma sensação de movimento e dinamismo. A paleta de cores é um dos elementos mais marcantes da obra. Macke utiliza cores com tons chamativos e intensos e contrastantes, como verdes vibrantes, amarelos brilhantes e vermelhos intensos. Essas cores criam uma atmosfera alegre e energética, transmitindo a vitalidade do campo.Além disso em termos de simbolismo, "Campo de Vegetais" pode ser interpretado como uma celebração da natureza e da fecundidade da vida. A abundância de vegetais retratados sugere a fertilidade da terra e a riqueza proporcionada pelo trabalho no campo, no geral é uma obra vibrante e expressiva que captura a alegria e a vitalidade da natureza. A obra mostra o estilo colorido e figurativo de Macke, que se tornou um dos principais artistas do movimento Expressionista alemão.
Nome da obra: Terraço da casa de campo em St. Germain Materiais: Aguarela Tamanho: 28 x 22 cm Data: 1914
Analise da obra "Terraço da casa de campo em St. Germain":
A obra retrata um terraço de uma casa de campo em St. Germain, com uma vista encantadora do campo. A composição da pintura é bastante interessante, com linhas diagonais que levam o olhar do espectador para a casa e os elementos ao redor. A paleta de cores usada por Macke é vibrante e cheia de nuances* ou seja, *(cada uma das diferentes gradações tem uma cor entre o claro e o escuro) trazendo um aspecto alegre e luminoso para a cena. Tanto a casa quanto a natureza circundante são representadas por formas simplificadas e cores intensas. Toda a vegetação dá uma sensação de harmonia e vitalidade ao quadro, dando na minha prespetiva que a casa aos olhos do espectador em si parece ser um refúgio pois da ideia de tranquilidade e harmonia, ao mesmo tempo em que captura a beleza da naturezae a atmosfera de uma casa de campo. No geral, "Terraço da casa de campo em St. Germain" é uma obra-prima do expressionismo alemão. August Macke criou uma pintura que captura a beleza e a serenidade da natureza, bem como o a apreciação pela vida ao ar livre.
Webgrafia
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$der-blaue-reiter https://independenciadotblog.wordpress.com/2018/07/22/august-macke/ https://culturalizando.blog/2021/07/24/august-macke-cubismo-de-figuras/ https://www.wikiart.org/pt/august-macke/terrace-of-the-country-house-in-st-germain https://dicionario.priberam.org/ https://aidobonsai.com/2011/05/20/august-macke/