Gil Vicente
7082nadia melo
Created on October 23, 2023
Over 30 million people create interactive content in Genially
Check out what others have designed:
STEVE JOBS
Horizontal infographics
OSCAR WILDE
Horizontal infographics
TEN WAYS TO SAVE WATER
Horizontal infographics
NORMANDY 1944
Horizontal infographics
BEYONCÉ
Horizontal infographics
DEMOCRATIC CANDIDATES NOV DEBATE
Horizontal infographics
ONE MINUTE ON THE INTERNET
Horizontal infographics
Transcript
Principais obras
Obra Vicentina
Ocupação
1ªfase
Gil Vicente
1536
Falcimento
1516-1536
3ªfase
1508-1516
2ªfase
1502-1508
Monólogo do Vaqueiro
1ªobra
1465
Nascimento
A obra Vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começa a subverter a ordem in stituída, ao questioná-la.
Obra Vicentina
Gil Vicente foi um dramarturgo e um poeta.
Ocupação
Com influência espanhola de Juan del Encina, o autor apresenta peças que possuem um conteúdo religioso onde a mímica representa papel importante nesse teatro: Auto da Visitação ou Monólogo do Vaqueiro Auto Pastoral Castelhano Auto de São Martinho Auto dos Reis Magos
1ª fase
Atinge sua maturidade intelectual e aparecem ao lado da crítica de costume, atitudes moralizantes de caráter medieval. São dessa época as melhores obras teatrais da Literatura Portuguesa: Farsa de Inês Pereira Auto da Beira O Clérigo da Beira Auto da Lusitânia Comédia do Viúvo Trilogia das Barcas (Auto das Barcas do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória) A Floresta dos Enganos (1536, sua última peça)
3ª fase
Nasceu em Guimarães, Portugal no ano de 1465.
Nasceu
A sátira social apresenta ampla visão da sociedade da época, a arte possui uma linguagem ferina e adquire caráter mais pessoal: Quem Tem Farelos? Auto da Índia Rico Velho da Horta Exortação da Guerra
2ª fase
O nome de Gil Vicente apareceu pela primeira vez, em 1502, quando encenou a peça “Auto da Visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro”, em homenagem ao nascimento do príncipe D. João, futuro D. João III, filho de D. Manuel I e de D. Maria de Castela.
Monólogo do Vqueiro
Morreu, com 71 anos em Évora em 1536.
Morreu
Auto da VisitaçãoAuto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira