Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Dashboard simples
CAROLINA SIMPLICIO
Created on October 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
HR Organizational Chart
View
SWOT PRO
View
Branching diagram
View
Fishbone Diagram
View
Puzzle Diagram
View
Gear Diagram
View
Square Timeline Diagram
Transcript
Os problemas estruturais da agricultura portuguesa
Composição e distribuição da SAU (Superfície agrícola utilizada)
Gráficos
O que è a Composição e distribuição da SAU?
Como evoluiu
Ocupação cultural predominante da SAU
A superfície agrícola utilizada (SAU), que tem vindo a aumentar de forma inédita ao longo da última década, constitui cerca de 77% da superfície total das explorações agrícolas, contabilizando uma área de quatro milhões de hectares, o que corresponde a 44% do território nacional.
SAU (superfície agrícola utilizada), é a superfície constituída pelas terras aráveis (limpa e só coberto de matas e florestas), culturas permanentes, pastagens permanentes e hortas familiares. Terras aráveis- são terras frequentemente mobilizadas e que se destinam a culturas temporárias de sementeira anual (cereais, batata, hortícolas, etc.), geralmente associadas a um sistema de rotação cultural, incluindo as terras em pousio.
+ INFO
Como é constituida
Terras aráveis- são terras frequentemente mobilizadas e que se destinam a culturas temporárias de sementeira anual (cereais, batata, hortícolas, etc.), geralmente associadas a um sistema de rotação cultural, incluindo as terras em pousio. Horta familiar- É a superfície agrícola (geralmente inferior a 0,2 hectares) ocupada com produtos hortícolas ou frutos e/ou flores destinados ao autoconsumo do agregado doméstico do produtor. Culturas permanentes - São culturas lenhosas que ocupam o solo durante vários anos, fornecendo repetidas colheitas (excluem-se as pastagens permanentes). É o caso do Olival, da vinha, dos pomares, etc. Pastagens permanentes- Superfícies semeadas ou espontâneas, em geral herbáceas, destinadas à alimentação do gado. Não estão incluídas na rotação de culturas e ocupam o solo por um período superior a 5 anos.
Taxa de crescimento das principais componentes da SAU (2009-2019)
+ INFO
Porque é um problema?
Em comparação com 2009, a SAU aumentou 8,1%, passando a ocupar 4,0 milhões de hectares, o que corresponde a um aumento de cerca de 296 mil hectares. Esta evolução, inédica face a todas as edições censitárias anteriores, foi observada de forma generalizada, com excepção da Região Autonoma da Madeira.Em contrapartida, a SANU, que tem vindo a baixar desde 1999, manteve a trajétoria, reduzindo-se em mais de 36 mil hectares, representando 1,8% da superfície total (2,7% em 2009 e 3,9% em 1999). Fonte: INE, Recenseamento Agrícola, 2019 [consult, 4 abr 2021]
A forma como está composta e distribuída a superfície agrícola utilizada (SAU), impulsionará maior ou menor rendimento agrícula dessa tal superfície utilizada.Se os agricultores gerirem mal essa composição, não tendo o aproveitamento total, isto trará problemas estruturais da agricultura portuguesa. Ou seja, não iriam ter o máximo benefício da agricultura o que pode gerar perda.