Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Extâse de Santa Teresa, Bernini
Pedro Silva
Created on October 17, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
O Êxtase de Santa Teresa
Info
A composição em cruz, muito ao gosto barroco, é formada pelo cruzamento de duas diagonais: da cabeça do anjo ao pé da santa, e da cabeça da santa até ao extremo da nuvem. É uma composição que implica dinamismo, acentuado pela instabilidade da nuvem e pela leveza das figuras. O altar onde se integra o «grupo» é como um cenário convexo, iluminado com raios dourados provenientes de uma fonte invisível e, por isso, sobrenatural. É uma luz cuja origem aparente poderia estar na impetuosa glória celestial do fresco do teto da capela, no qual se observa o Espírito Santo rodeado de anjos.
A mão e o pé caem inertes, evidenciando o desfalecimento do corpo da Santa.
Bernini representa o episódio tal como descrito pela Santa: um anjo trespassa o seu coração continuamente com uma flecha, fazendo-a sentir «uns trânsitos de morte» nos quais a dor e o prazer se confundem.
Esta escultura de Bernini é um exemplo máximo do Barroco italiano. Podemos encontrar nela dinâmina, movimento e impacto emocional.
Bernini mostra o exato instante do êxtase, tal como descrito pela Santa: Ele perfurou-me várias vezes o coração… Fazendo-me sentir uns trânsitos de morte, nos quais a dor e o prazer se confundiam Até me fazer desfalecer de prazer
Êxtase de Santa Teresa é profundamente metafórico. Arrebatada pelo «êxtase divino» trazido pelo Cupido cristão, a Santa evoca toda a energia da arte barroca: contrastes violentos, movimentos suspensos e sugestão mística, tudo nos persuade de que o amor divino se manifesta através do ímpeto emocional e não do intelecto.
Santa Teresa surge numa nuvem, suspensa no ar, o seu corpo coberto com um hábito de numerosas pregas. Os contínuos contrastes de claro-escuro das roupagens acentuam a forte movimentação e os efeitos expressivos da ação.
Bernini
Bernini nasceu em Nápoles, filho de uma família florentina. Aprendeu a arte da escultura na oficina de seu pai, Pietro Bernini, também ele escultor, todavia sem grande notoriedade. Vivendo no tempo da Contrarreforma, Bernini foi um homem muito religioso e místico: assistia à missa todos os dias e praticava os exercícios espirituais propostos por Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus.