Full screen

Share

Alunas: Brenda, Camille, Dhyenifer e Julia 3º A
Professora: Adriane

A luta armada e a resistência a ditadura

Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

luta armada e a resistência da ditadura militar

Brenda Nonato Matos da Silva

Created on October 16, 2023

trabalho de historia 3 ano

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Alunas: Brenda, Camille, Dhyenifer e Julia 3º A Professora: Adriane

A luta armada e a resistência a ditadura

A luta armada foi uma das formas encontradas pela oposição para enfrentar a ditadura civil-militar no Brasil. A ditadura civil-militar que vigorou no Brasil; E teve como uma das formas de oposição a luta armada contra o regime. O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

O QUE FOI A LUTA ARMADA?

O golpe militar de 31 de março de 1964 tinha como objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista.

Qual o principal motivo?

Somavam forças na oposição, principalmente, os estudantes, os artistas e os intelectuais, por meio de canções de protestos, sátiras, poesias, mídia alternativa, grupos de teatro etc. Da mesma forma, o Movimento Estudantil era um dos mais atuantes na resistência à ditadura.

Quais foram as formas de resistência?

Humberto Castello Branco Artur Costa e Silva Emílio Gastarrazu Médici Ernesto Geisel

Os presidentes militares foram:

O golpe militar de 1964 derrubou o presidente João Goulart e colocou o Brasil numa ditadura que durou mais de 20 anos. A Ditadura militar no Brasil governou o país a partir do dia 1º de abril de 1964, quando o presidente João Goulart foi derrubado pelo exército. O golpe, que começou com a promessa de rápida volta ao regime democrático, logo adotou medidas ditatoriais. Foi nessa época que surgiram os Atos Institucionais, decretos do Regime Militar que valiam como lei. AI-5: Foi no governo Costa e Silva que o regime militar publicou o AI-5, que na prática fechou o Congresso, caçou políticos e tornou a tortura uma prática comum. Oposição Armada: A ditadura teve oposição, inclusive armada, de 1966 a 1974, 1416 civis pegaram em armas.

Fatos sobre a ditadura militar no Brasil:

15 de janeiro de 1985 O fim da ditadura militar no Brasil ocorreu em 15 de janeiro de 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente do país. A ditadura militar foi caracterizada por ser violenta, repressiva e controladora. Entre as consequências da ditadura, destacam-se: 1.434 mortos por conta do autoritarismo do regime, além de mais de 8 mil indígenas mortos pela política de ocupação da Amazônia; 20 mil torturados; quase cinco mil pessoas com direitos políticos cassados; aumento da corrupção; redução nos direitos dos trabalhadores; aumento da desigualdade social; aumento do endividamento do Brasil.

Qual foi o fim da ditadura?