Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A Arte Paleolítica
Bruno Simões
Created on October 16, 2023
Trabalho de grupo sobre a Arte Paleolítica
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Modern Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
A arte paleolítica
Disciplina: TAA 2 Professora: Manuela Alves
A Arte Paleótica e a sua distribuíção no território nacional
go!
Bruno / N-º3 / T-º12 TR Simão / N-º12 / T-º12 TR
Introdução
Neste trabalho, a pedido da professora Manuela Alves, na disciplina de TAA 2, nós vamos falar sobre a arte paleolítica e a sua distribuíção ao longo do território continental. Também vamos abordar temas, como as características e exemplos onde existe artes rupestres em Portugal, sendo qeu são raras e existe poucos lugares.
O que é o Paleolítico?
O paleolítico foi um dos períodos onde existiu a Pre-História. Foi um dos primeiros períodos, onde é compreendido entre os anos 2,7 milhões de anos até 10 000 anos atrás. Essa época era caracterizda pelo início do desenvolvimento da cultura humana, onde surgiu a arte rupestre e ferramenta feitas de pedra lascada, além de dentes e ossos animais. Nessa época o ser humano aprendeu a manipular o fogo, aprendendo a cozinhar os seus alimentos e a proteger dos seus predadores. Após o término do paleolítico, veio o perídodo mesolítico e neolítico, esse último caracterízado pelo desenvolvimento da agricultura e sedentarismo.
go!
Tipologias da arte do paleolítico
O paleolítico tem três tipos de tipologia que podem ser:
- Paleolítico Inferior: 2 500 000 - 2 000 000 até 120 000 - 100 000 a.C;
- Paleolítico Médio: 300 000 - 200 000 até 40 000 - 30 000 a.C;
- Palolítico Superior: 40 000 - 30 000 até 10 000 - 8000 a.C
PALEOLÍTICO INFERIOR
Características da arte do paleolítico
O período paleolítico tem bastantes características, algumas delas são: - As populaçãoes ersm nomadas e formavam pequenos grupos; - A principal atividade era a coleta de frutas e a caça; - O fogo foi descoberto durante o paleolítico inferior; - O homem começou por refugiar em cavernas; - A pesca era praticada e a arte surgiu como desenvolvimento cultural; - A linguagem primitiva permitiu desenvolver o desenvolvimento e estrutura social e - As primeira ferramentas rudimentares foram feitas de pedras partidas, e incluia materiais como a madeira e o osso.
Alguns exemplos de arte paleolítica Portugal
A arte paleolítica em Portugal evoluíu da mesma forma que no mundo inteiro. Durante o paleolítico superior desevolveu-se as primeiras expressões artísticas em Portugal. Os sítios arqueológicos em Portugal não estão muito distantes uns dos outros, a maioria fica em Estremadura que é na Península de Lisboa. Ainda assim, existe mais locais onde se pode ver a arte rupestre, como a gruta do Escoural que fica situada no município de Alentejo, Montemor-o-novo, Mazouco e o Vale do Côa que é mais raro deles todos.
Vale do Côa
Regiões onde existe a arte paleolítica
Existe algumas regiões em Portugal que possuem a arte paleolítica e essas regiões são: - Escoural é uma gruta que está localizada em Montemor-o-novo e faz parte da região do Alentejo; - Mazouco é uma parede ao ar livre que está localizada no concelho de Freixo de Espada na região de Trás-os-Montes; - Vale do Côa é a maior estação livre de gravuras em Portugal e uma das maiores da Europa, fica situado na região da Beira Alta
Parede ao ar livre, em Mazouco
Santiago do Escoural
Obras que existem em cada região
Vale do Côa faz parte do Património Mundial da UNESCO, e também faz parte das artes rupestres, uma das obras mais conhecidas da arte rupestre em Portugal, fica localizada em Penascosa, Vila Nova de Foz Côa e é uma gravura terrestre. Só neste local, em março de 1995 já tinham sido identificados 14 locais de arte rupestre paleolítica, distribuindo-se ao longo de quilómetros. Passado vários anos, em 2013 foram incluídos mais núcleos, num total de 22. O parque do Vale do Côa tem mais de mil rochas com arte rupestre, em 80 sítios diferentes, onde é mais comum haver gravuras paleolíticas que foram executadas há 30 000 anos.
Parque Arqueológico do Vale do Côa
Pintura Rupestre do Vale do Côa
Núcleos do Vale do Côa
O Núcleo de Arte Rupestre da Faia também faz parte do Vale do Côa, esse núcleo é composto por figuras gravadas no granito, que representam dois bovídeos opostos e uma sequência de quatro cabeças de bovídeo apontadas em direção ao chão. A arte rupestre da Faia é Património Mundial da UNESCO desde 1998 e Monumento Nacional, assim integrando o Parque Arqueológico do Vale do Côa. O Núcleo de Arte Rupestre de Vale do Moinhos é formado por um raro tipo de arte e é composto por gravuras rupestres do Paleolítico Superior. Este núcleo também é constituido por duas rochas, já na margem esquerda da ribeira encontra-se um painel vertical e na margem direita podem ver-se diferentes representações zoomórficas.
Núcleo de Arte Rupestre da Faia
Todos os Núcleos do Sítios de arte ruprestre do Vale do Côa
Mais exemplos de Núcleos: Canada do Inferno/ Rego da Vide; Faia/ Vale Afonsinho; Vale dos Namorados; Vale da Figueira/ Teixugo; Ribeira dos Piscos; Meijapão; Fonte Frieira; Penascosa; Ribeirinha; Quinta do Fariseu, ....
Núcleo de Penascosa
Canada do Inferno/Rega da Vide
A Gruta do Escoural
A Gruta do Escoural também faz parte da arte rupestre paleolítica, ela está localizada no município alentejano de Montemor-o-Novo, em Portugal. Também esta classificada como Monumento Nacional desde 1963. Algumas características desta gruta são: -A localização é entre as bacias hidrográficas do Tejo, rio Sado, e da região das planícies alentejanas, na Serra de Monfurado; -A gruta é composta por várias salas e galerias; -A primeira ocupação, ocorreu no Paleolítico Médio quando os grupos usavam como abrigo, a prática de caça, estes grupos caçavam cervos e cavalos e outros animais, mais tarde, já no período Paleolítico Superior, os residentes ficaram a ser considerados modernos e deixaram vestígios importantes na caverna.
Entrada da Gruta do Escoural
Gravuras Rupestres do Mazouco
As gravuras rupestres do Mazouco localizam-se próximo de Mazouco, na freguesia de Freixo Espada à Cinta e Mazouco, no município de Freixo Espada à Cinta, distrito de Bragança em Portugal. Na margem direita da ribeira de Albagueira, a menos de 1800 metros do Douro, este sítio arqueológico consiste de uma parede xistosa, onde se encontram dois panéis com arte rupestre. Cavalo de Mazouco com 62 cm de comprimento, foi considerado a primeira gravura ao ar livre na Europa, a figura tem dinâmica nas patas e algum rigor descritivo. As gravuras são classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1983.
Gravuras Rupestres do Mazouco
Conclusão
Resumindo, para nós, este trabalho foi dificil, pois não conseguiamos encontrar informações sobre algumas regiões do país, também demorou bastante tempo, deviamos ter concluído a mais tempo e aprendemos muito com as obras rupestres.