Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

publicidade compal

Vanessa Nogueira

Created on October 16, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

Discurso Publicitário

Análise de um anúncio publicitário (outdoor ou revista).

Vanessa Nogueira A99862; Matilde Pinto A94090; Beatriz Oliveira a101652; Luísa Sacras A101997; Dânia Steve A99872 & Joana Monteiro A99870

Lia Oliveira

Outubro 2023

Licenciatura em Educação, 3º ano, 1º semestre

1. Descrição sucinta

O anúncio não ocupa todo o outdoor, deixando margens. No anúncio inclui na parte superior esquerda a frase “Nada para além da Fruta”, num tamanho legível e observa-se que a palavra que se sobressai é Fruta, visto que tem um diferente tipo de letra. Na primeira imagem à esquerda apresentam uma imagem diurna de ambientemontanhoso: as montanhas, com um pôr-do-sol vibrante, juntamente com nuvens no céu. Nas duas do lado direito apresentam uma imagem diurna de ambiente campestre (campo, pomar) e iluminados por um pôr-do-sol mais alaranjado. No anúncio, os sumos encontram-se posicionados mais à frente, juntamente, com as frutas que cada um contém. Na parte inferior da imagem temos uma simples frase “Compal. É mesmo natural.” com o mesmo tipo de letra da palavra “Fruta”. Ao lado desta frase, à esquerda, em pequenos caracteres (Contém açúcares naturalmente presentes), à qual corresponde, em diferente dimensão de letra, em cima à direita: Os sumos 100% não têm adição de açúcar.

2. Mensagem Plástica

2. Mensagem Plástica

Suporte – Esta mensagem visual é um anúncio publicitário. Não é possível identificar o tipo de papel, visto que se trata de uma reprodução fotográfica digital. Apesar disto, as imagens são bastante realistas e aproximam-se da realidade.

Moldura – A mensagem visual não está circunscrita por uma moldura mas parece cortada, em três retângulos com a mesma proporção e medidas, (se não vemos mais é porque a página é demasiado pequena). Este procedimento tem consequências particulares no imaginário do espectador, pois leva-o a construir imaginariamente aquilo que não vê, o chamado: o fora-de-campo (que é o que o nosso imaginário constrói do prolongamento do quadro). É um anúncio que permite interpretações do dia, do tempo, do espaço, que apela à natureza e ao envolvente (presença de árvores, campo, fruta, sol…)

2. Mensagem Plástica

Enquadramento – Mostra-nos três planos com paisagens muito parecidas. O seu conteúdo é todo em volta da natureza, da fruta, do campo, do tempo… Os sumos e a fruta dão uma impressão de grande proximidade além de serem o foco deste outdoor, cria-se uma espécie de inversão comparativa das proporções, o pequeno torna-se grande, enquanto que o grande torna-se pequeno.

Ângulo do Ponto de Vista e Escolha da Objetiva – A escolha do ângulo é muito importante, pois reforça a realidade que está associada ao suporte. Nas três paisagens o ângulo é frontal, reforça a ideia da realidade. Podemos retirar uma ideia que o ângulo da tomada de vista é um discreto picado, pois o sumo, as frutas, o que se encontra pousado numa espécie de mesa, que estão em primeiro plano, dão a impressão de dominar a paisagem. A objetiva é longa, gera profundida de campo, está presente uma clara nitidez no primeiro plano, ao longo das imagens percebemos que se começa a perder nitidez, podendo observar isso nos céus das três imagens, algo mais desfocado, que origina uma ilusão de profundidade da terceira dimensão. Dado estas características, proporcionam aos espectadores representações mais expressivas e completas.

2. Mensagem Plástica

As Formas - As formas são bastante calmas e naturais. Numa primeira análise o que vemos é o produto e as respetivas frutas de que estes são feitos, “é mesmo natural”, em cima de uma mesa de madeira, mais atrás vemos uma paisagem de campos com o céu claro e o pôr do sol no horizonte. Tudo transmite a ideia de pureza e leveza.

Composição, Paginação – Em qualquer imagem a construção é essencial, tal como a composição da mensagem visual. No nosso anúncio estão presentes vários tipos de construção na horizontal. Construção focalizada: as linhas de força (traço, cores, iluminação, formas) convergem para um ponto do anúncio que tem o papel de montra e que se torna no lugar do produto a promover; construção axial: o produto é exatamente colocado no centro do anúncio e a construção em profundidade: o produto está integrado numa cena com um cenário em perspetiva, ocupando o primeiro plano. Cada página possui a sua própria lógica, por exemplo, em cada retângulo uma fruta diferente, por detrás do primeiro plano pode-se concluir que o ambiente presente é onde é feita a apanha daquela mesma fruta, os seus próprios ambientes, o seu próprio clima. O sentido da leitura é feita de cima para baixo (para terminar sobre o nome do produto) e da esquerda para a direita.

2. Mensagem Plástica

As cores e a Iluminação - Na imagem da esquerda, sugere uma luz da manhã, quase como um abrir do sol, que aparece por detrás daquela neblina e das montanhas que estão na profundidade da imagem. As cores: várias tonalidades de azul, o verde dos campos, cria em nós observadores uma energia daquela imagem. A luz favorece a situação temporal. Nas restantes imagens, dá a sensação de ser final do dia, pela intensidade do por do sol, que reflete nas árvores de frutos. As cores presentes nas embalagens e nas frutas: branco, laranja, verde e vermelho, são cores quentes e vivas, fazendo jus à fruta e à sua cor por designação. Cores quentes, chamativas, intensas, mas também frescas e suaves.

A textura - Esta imagem oferece uma textura lisa e quente, mas um bocado distante. Embora no mesmo formato digital, as imagens possuem texturas diferentes, mas em todas está presente a natureza e todos os fatores nela envolvente. A da esquerda mostra talvez uma textura mais gélida no fundo, acompanhada por montanhas e nevoeiro. Focando no primeiro plano desta, a textura começa a ganhar algum calor com aparecimento dos raios de sol que parece abrir por detrás das montanhas. As restantes duas imagens, com texturas quentes, o sol está a iluminar muito bem toda a foto, com a presença de árvores podemos sugerir alguma espessura contida nestas imagens.

2. Mensagem Plástica

Síntese das Significações Plásticas- Toda a montagem plástica assenta numa composição de cores e elementos que transmitem a mensagem principal: que é o quão natural é esta bebida. Estamos perante um público-alvo bastante vasto, pois abrange diferentes gerações.

3. Mensagem Icónica

A pose do modelo

Nesta publicidade existe a elipse, ou seja, a ausência de um modelo.

Síntese da mensagem icónica

Os Motivos

Relativamente à síntese da mensagem icónica verificamos que os diferentes elementos desta publicidade dão-nos uma certa ideia de natureza, equilíbrio e calma pela maneira que os elementos são colocadas estrategicamente no outdoor.

Nesta publicidade verificamos em primeiro plano com mais destaque o sumo, o compal. De seguida, o que mais chama atenção são as frutas espalhadas ao lado do compal correspondentes a cada sabor do mesmo (multifrutos, laranja e maça). Por fim, como paisagem, verifica-se que tanto no sabor laranja quanto no sabor maça, atras encontra-se uma arvore desse mesmo fruto. Relativamente, ao sabor multifrutos verificamos que a paisagem é mais generalizada visto que não é apenas um fruto.

4. Mensagem Linguística

A imagem das palavras

Assinala-se a diferença do conteúdo pelo grafismo, pela cor e pela disposição na página. Podemos verificar que neste anúncio temos 3 tamanhos diferentes, 3 colocações diferentes e apenas uma cor. Assim, os olhos do público passam primeiro pelo texto maior, em seguida para o médio e, só depois, para o mais pequeno, sendo apelados pelos diferentes tipos de tamanho e grafismo de cada um dos textos que constem no anúncio. Visto que a cor não muda, ela não afeta a ordem pela qual o espectador lê o anúncio.

A mensagem linguística tem um papel determinante na interpretação que se pode ter de uma imagem no seu conjunto, visto que, como a imagem, a mensagem linguística é algo polissémico, ou seja, algo que produz várias significações diferentes.

4. Mensagem Linguística

Conteúdo Linguístico

O texto pode ter, em relação à mensagem: uma função de âncora (indica a interpretação que deve realçar no meio de tantas outras, como que uma legenda da imagem) ou uma função de substituição (substitui o que falta na imagem, pela carência de alguma informação que não pode faltar). Neste caso, a mensagem linguística tem a função da substituição porque, a informação de que o sumo conste no anúncio não tem adição de açucares, é uma informação importante que não seria possível ser retirada caso o texto faltasse. Também nela existe a função de âncora, na medida em que reforça a imagem de fruta e campo, como algo natural.

4. Mensagem Linguística

Síntese Geral Portanto, com a mensagem linguística a auxiliar (tanto com uma função de âncora como uma função de substituição) a imagem que consta no anúncio, conseguimos entender que o mesmo quer que o espectador associe a marca Compal e os seus produtos a algo natural, fresco, saudável.

Conclusão Na nossa opinião, a publicidade que analisamos está bem estruturada, é bastante apelativa e tendo em conta que se trata de algo que está a ser vendido; é um ponto muito positivo pois o essencial é chamar a atenção dos clientes da Compal.

Mollis donec condimentum lectus pharetra