Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

revolução farroupilha

Maria Eduarda Allgayer Schmitz

Created on October 11, 2023

trabalho de história

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

revolução

farroupilha

Start

bento gonçalves da silva

Bento Gonçalves da Silva (1788-1847) foi um militar e revolucionário brasileiro. Foi um dos líderes da Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha que durou dez anos e pretendia a independência da província do Rio Grande do Sul. Foi eleito Presidente da República Rio-Grandense, pela maioria das câmaras municipais da província.

Bento Gonçalves da Silva nasceu em Bom Jesus do Triunfo, Rio Grande do Sul, no dia 23 de setembro de 1788. Era o décimo filho do português, criador de gado, Joaquim Gonçalves da Silva e de Perpétua Meireles. Bento passou sua infância na fazenda da avó materna. Aprendeu a ler e escrever com facilidade. Montava com desenvoltura. Trabalhou durante muito tempo na fazenda de seu irmão mais velho.

david canabarro

David Canabarro, cujo nome verdadeiro era David José Martins, foi um militar brasileiro e um dos líderes da Revolução Farroupilha. Ele aderiu à revolta farroupilha e serviu a República Rio-Grandense, chegando ao posto de general e comandante-em-chefe do exército no final do movimento. Canabarro também participou das campanhas militares do Rio da Prata e foi um dos líderes da Guerra dos Farrapos.

giuseppe garibaldi

Giuseppe Garibaldi (1807-1882) foi um militar e guerrilheiro italiano. Participou do movimento nacionalista "Jovem Itália" que pretendia a unificação de toda a península sob a forma de república. Exilado no Brasil, participou da "Guerra dos Farrapos" e lutou na guerra entre a "Argentina e o Uruguai". De volta para a Itália participou de várias lutas pela independência italiana. Giuseppe Garibaldi nasceu em Nice, no sul da França, quando essa cidade pertencia ao reino da Sardenha, Itália, no dia 4 de julho de 1807. Filho do capitão da Marinha Mercante desde pequeno sonhou com aventuras marítimas.

ANTONIO DE SOUZA NETTO

Antônio de Sousa Netto foi um político e militar brasileiro, um dos mais importantes nomes do Rio Grande do Sul. É reconhecido por seu árduo trabalho na Revolução Farroupilha, que durou quase dez anos, como o segundo maior líder.

Era coronel comandante de legião da Guarda Nacional de Bagé, quando participou da reunião que decidiu pelo início da Revolução Farroupilha em 18 de setembro de 1835, na "Loja Maçônica Filantropia e Liberdade". Organizou, junto com José Neto, Pedro Marques e Ismael Soares da Silva, o corpo de cavalaria farroupilha.[1] Era o general da primeira brigada do exército liberal republicano.

domingos jose de almeida

Domingos José de Almeida foi um fazendeiro, político, jornalista e militar brasileiro.

Homem culto, era considerado como tendo uma das biblioteca mais completas do Rio Grande do Sul na época, ao lado de Felinto Elísio.[3] Foi major e depois coronel da Guarda Nacional. Vereador em Pelotas, foi eleito deputado provincial da 1ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul. No seu mandato lançou a campanha de alfabetização no Rio Grande do Sul, inconformado com o fato do Paraguai ter 408 escolas públicas e a província local nenhuma. Ao estourar a Revolução Farroupilha, era um dos mais prósperos industriais do Rio Grande do Sul, além da major da Guarda Nacional.

afonso corte real

Republicano convicto, Corte Real nasceu em 15 de novembro de 1805, na cidade de Rio Pardo. Seguiu a mesma carreira militar de seu pai e, como cadete com 22 anos de idade, participou da Guerra da Cisplatina, entre 1826 e 1827, que resultou na Independência do Uruguai. Quando eclodiu a Revolução Farroupilha em setembro de 1835, Corte Real a ela aderiu por acreditar nos seus ideais republicanos. Destacou-se como combatente e como líder militar. Como coronel da Guarda Nacional fez intensa perseguição a Bento Manuel Ribeiro quando este, na primeira vez, aderiu às tropas imperiais.

josé gomes de vasconcelos jardim

Gomes Jardim, como é mais conhecido, nasceu no município de Triunfo no dia 8 de março de 1773. Como o pai, Gomes Jardim também era militar da Guarda Nacional, mas sua atividade primordial sempre foi a de “fazendeiro”, na propriedade herdada pela esposa em Pedras Brancas. Também era médico-prático e atendia a população realizando inclusive cirurgias e amputações, o “hospital” era a sua própria casa.

onofre pires

Era filho de Pedro Pires da Silveira Do Canto e de Ana Clara Barbosa de Menezas. Combateu com o Regimento de Cavalaria de Milícias de Porto Alegre pela integridade do Rio Grande do Sul, nas guerras contra Artigas, em 1816 e 1821, e pela do Brasil, na Guerra Cisplatina (1825 - 1828). Na Revolução Farroupilha foi dos mais ativos e atuantes coronéis. Coube a ele comandar as forças que deram inicio à Revolução Farroupilha na noite de 19 de setembro de 1835, no vitorioso encontro da Ponte da Azenha, que criou condições para a conquista de Porto Alegre em 20 de setembro de 1835, com a entrada nela do líder politico-militar da revolução, e seu primo, o coronel Bento Gonçalves.

antonio vicente da fontura

Nascido em Rio Pardo em 8 de junho de 1807, quando completou os estudos iniciais, transferiu-se para Cachoeira do Sul, onde empregou-se como caixeiro. Em Cachoeira foi vereador, identificado com a linha liberal e progressista que dominaria o pensamento da maioria dos lideres farrapos.

bento manuel ribeiro

Bento Manuel Ribeiro era filho do tropeiro Manuel Ribeiro de Almeida e de Ana Maria Bueno. Em 1 de dezembro de 1800 alistou-se no regimento de milícias de Rio Pardo. Fez a campanha de 1801 como soldado, acompanhado de seu irmão capitão Gabriel Ribeiro de Almeida. Comandado pelo coronel Patrício Correia da Câmara, participou da expulsão dos espanhóis de Batovi e da fortaleza de Santa Tecla.

anita garibaldi

Anita Garibaldi (1821-1849) foi a "Heroína dos Dois Mundos". Recebeu esse título por ter participado, no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Anita de Jesus Ribeiro da Silva, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores, e de Maria Antônia de Jesus.

josé de oniveira guimaraes

foi um político e fazendiro brasileiro. Casou com Teresa da Silva Santos e mais tarde Perpétua Justa Gonçalvez, filha do General Bento Gonçalves. Foi chefe de polícia e líder político no Boqueirao. Durante toda a Revoluçao Farroupilha deu apoio logístico aos farrapos, através dos escravos, fornecendo cavalos e gado, construçao e reparo de barcaças e lanchoes
Lanceiros Negros

Lanceiros Negros eram dois corpos de lanceiros formados, basicamente, por negros livres ou alforriados pela Republica Rio-Grandense. Possuíam 8 companhias de 51 homens cada, totalizando 408 lanceiros que montavam seus cavalos. O primeiro Corpo de Lanceiros Negros, organizado e instruido inicialmente pelo Coronel Joaquim Pedro, ex-capitão do Exercito imperial

Massacre de porongos

Os dias 13 e 14 de novembro marcam o dia de homenagem aos Lanceiros Negros, tropa farroupilha formada por escravos, dizimada pelo exército imperial no chamado Massacre de Porongos. Houve uma paz honrosa chamada Paz de Ponche Verde, com a liberdade para todos os negros e mulatos que lutaram pela República Rio Grandense, embora este tenha sido um ponto controverso.

Massacre de porongos

Ao final do combate o campo de Batalha dos Porongos ficou juncado com pelo menos 100 mortos farroupilhas, Lanceiros Negros. "Passados 160 anos da traição do general David Canabarro e do comandante Duque de Caxias, que vitimou entre 600 a 700 negros farroupilhas, a história muda o curso e traz à tona a relevância dos Lanceiros Negros", disseram os promotores da homenagem, num texto publicado na internet.

Causas da Revoluçao

As principais causas da revoluçao foram os descontentamentos politicos com o imperio, a insadisfaçao dos estanceiros com os altos impostos sobre o couro e o charque local e a escolha arbitraria de nomes nao aprovados pelos estanceiros para o cargo de presidente da provincia.

acontecimentos da guerra

"Como vimos, a revolta realizada pelos farrapos iniciou-se em 20 de setembro de 1835 e espalhou-se por parte considerável do território do Rio Grande do Sul. Entretanto, o anúncio da separação da província só aconteceu em setembro de 1836, dando origem à República Rio-Grandense, também conhecida como República de Piratini.

acontecimentos da guerra

A Guerra dos Farrapos teve como líder o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro. Ambos foram responsáveis por levar a guerra contra o império para a província de Santa Catarina, fundando lá a República Juliana, em julho de 1839.

Invasao de porto alegre

Após a debandada das forças do Visconde de Camamu no Combate da Ponte da Azenha na noite de 19 para 20 de setembro, os ânimos farrapos estavam exaltados. Na manhã do dia 20 penetraram no perímetro da cidade, sem reação, com adesão da Guarda Nacional e reforço de cerca de 300 homens do capitão Manuel Antunes de Porciúncula , que este propusera para comandar os Permanentes antes de 30 de novembro, no que foi recusado pelo Presidente Braga. O presidente da província, Antônio Braga, procurou reagir no Arsenal de Guerra, porém sem sucesso.

Invasao de Porto Alegre

Acéfalo o governo, a Câmara Municipal, convocada extraordinariamente por Bento Gonçalves a 21 de setembro, deu posse ao Dr. Segundo o manifesto de Bento Gonçalves, divulgado a 25 de setembro de 1835, a revolução desejava apenas afastar o Presidente.

Consequencias da Revoluçao

Dentre as principais consequencias da revolução farroupilha, estão alguns pontos estabelecidos no Tratado do Poncho Verde: gaúchos poderiam escolher o presidente da província. charque estrangeiro passariam a pagar 25% a mais de impostos. comandantes Farroupilha passariam para o exército brasileiro com os mesmos postos.

Tratado de PONCHO VERDE

O Tratado de Poncho Verde, Convenção de Poncho Verde ou Paz de Poncho Verde foi um acordo que pôs fim à Revolução Farroupilha, voltando o território litigante a fazer parte do Império do Brasil, de D. Pedro II. É aceita como data de sua assinatura o dia 1º de março de 1845, quando foi anunciada a paz. Ponche Verde ou Poncho Verde é uma região assim denominada pelas suas verdes campinas, ótimas para o pastoreio de gado; hoje o lugar tem como sede o município de Dom Pedrito, no estado do Rio Grande do Sul.

participacao dos alemaes

Desde antes do início da Revolução Farroupilha, em 1835, os alemães já faziam o transporte de mantimentos até a capital pelo Rio dos Sinos. Com o início do conflito, os alemães cumpriram importante papel, abastecendo a capital, que ficou sitiada pelos farroupilhas, por quatro anos, de 1836 a 1840.

FIM

FEITO POR : Maria Eduarda, Christine e Luiza

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.