Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Código genético

Tomas Lourenco

Created on October 3, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Presentation

Smart Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Modern Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Realizado por: Tomás Lourenço Dinis Azevedo Biologia e Geologia 11º Ano 23/24

DNA e Código Genético

O DNA contem a informação genética em todos os seres vivos. A forma como essa informação genética é transferida para o citoplasma e traduzida na produção de proteinas implica uma correspondencia entre os nucleotidos mRNA e os aminoácidos que constituem as proteinas. Todos os seres vivos têm o mesmo código genético, que é necessário para a sua reprodução, crescimento e renovação celular.

A unidade de informação genética na molécula de mRNA consiste em uma sequência de 3 nucleotidos correspondentes a 3 bases consecutivas.

O início de uma descoberta...

Cada uma dessas sequências é designada por codão. A relação entre os diferentes codões de mRNA e os aminoácidos por eles modificados constitui o código genético

Em 1954 um matemático e fisico teórico, George Gamow postolou que seria necessária uma sequência de 3 bases nitrogenadas para codificar um aminoácido. A partir de 1961, as experiências de Marshall Nirenberg e Har Korana possibilitaram a identificação das primeiras correspondências entre codões específicos do código genético e os aminoácidos que eles codificam.

Código Genético

Características
  • Universal: O código genético é universal em todos os organismos, isso sugere uma origem comum de todos os seres vivos.
  • Redundante: A maior parte dos aminoácidos é codificado por mais que um codão.
  • Não é ambíguo: Cada codão corresponde apenas a um aminoácido, não havendo possibilidade de codificar dois ou mais aminoácidos.
  • O terceiro nucleótido do codão não é tão específico como os dois primeiros.
  • Codão de iniciação: AUG, para além de iniciar sintese, tambem codifica o aminoácido metionina.
  • Codões de stop: UAA, UAG e UGA, que são os codões que terminam o sintese proteica.
A fugir à regra...

Em paramércias, os codões UAA e UAG, gralmente associados ao término da tradução, codificam o aminoácido glutamina. Nas bactérias, o codão de ínicio AUG codifica a metilmetionina, mas nas Archaea, um grupo procarionte distinto, ele codifica a metionina, semelhante aos eucariontes.

Tabela do Código Genético

Fig.1

https://abrir.link/CJrYr