Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Bacteria & Archaea
Madalena Teixeira
Created on October 3, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Women's Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
View
Zen Presentation
Transcript
Bacteria & Archeae
Aplicações biotecnológicas
Biotecnologia dos Recursos MarinhosBiotecnologia do Ambiente MarinhoDocente: Susana Bernardino Discentes: Afonso Silva; Luan Alves; Madalena Teixeira; Paulino Pereira
Os ambientes marinhos hospedam formas únicas de vida microbianas, incluindo bactérias e archaeas, muitas delas extremófilas que sobrevivem em condições extremas devido às suas estratégias de adaptação e capacidade de produzir metabolitos secundários ou enzimas de interesse biotecnológico.
Além de microrganismos extremofílicos, também é possível encontrar aqueles que são termofílicos, halofílicos, alcalofílicos e poliextremófilos e têm sido isolados de ambientes marinhos.
Produzem metabolitos secundários ou enzimas de interesse biotecnológico, que podem ser utilizados em várias aplicações
- Degradar polissacarídeos, proteínas e lípidos, tornando-os úteis na indústria alimentar e engenharia de tecidos. - Podem ser utilizadas para biorremediação de águas residuais e remoção de poluentes, contribuindo para a purificação da água. - Adicionalmente, esses microrganismos têm potencial para produzir compostos valiosos para diversas indústrias, incluindo farmacêutica, cosmética, energia, medicina, biomateriais e biofertilizantes
Estima-se que os actinomicetes de bactérias marinhas constituam 10% de todas as bactérias marinhas e têm um grande potencial de biodescoberta.
Actinobactérias gram-positivas são uma fonte rica de metabolitos bioativos com várias actividades, tais como anticancerígenos, antimicrobianos e anti-inflamatórios.
Com tantos exemplos demonstrados, podemos perceber o alto valor que esses microrganismos apresentam como fonte de recursos marinhos, elevando o potencial de descoberta de biomoléculas ativas aplicadas na biotecnologia.
Bacteria e Archaea marinhos
Estes microrganismos adaptaram-se para sobreviver em condições extremas e empregam diversos mecanismos metabólicos celulares