Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Teorias

Gabriel Alves

Created on September 27, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

The Power of Roadmap

Artificial Intelligence in Corporate Environments

Interactive QR Code Generator

Transcript

Teoria Hipodérmica

Harold Lasswell

A teoria hipodérmica foi proposta por Harold Lasswell, um teórico da comunicação, no seu livro de 1927 “Propaganda Technique in the World War”. Essa teoria sugere que as mensagens dos média são injetadas diretamente nas mentes de audiências passivas, levando a efeitos imediatos e uniformes.

Teoria da Persuasão

A Teoria da Persuasão, desenvolve-se a partir dos anos 40 e conduz ao abandono da Teoria Hipodérmica. Consiste na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta.

Harold Lasswell
Carl Hovland
Paul Lazarsfeld
Melvin DeFleur

Principais Autores:

  • Carl Hovland
  • Harold Lasswell
  • Paul Lazarsfeld
  • Melvin DeFleur

Teoria dos Efeitos Limitados

Teoria dos Efeitos Limitados é um modelo de teoria da comunicação. Trata de influência e não apenas da que é exercida pelos mass media, mas da influência mais geral das relações sociais.

Paul Lazarfeld
Elihu Katz

Na década de 50, Lazarfeld e Katz salientaram o papel do líder de opinião como o agente principal na construção do pensamento dominante junto da comunidade social à qual pertenciam.

Teoria Funcionalista

Émile Durkheim

O funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade.

Émile Durkheim, conhecido como um dos fundadores da Sociologia Clássica, desenvolve na obra “As regras do Método Sociológico”, de 1895, as primeiras ideias e pilares do funcionalismo.

Teoria Crítica

Max Horkheimer

A teoria crítica é uma abordagem teórica que, contrapondo-se à teoria tradicional, de matriz cartesiana, busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente.

teoria culturológica

Edgar Morin

A teoria culturológica é uma teoria da comunicação criada na década de 1960, principalmente a partir da obra de Edgar Morin "Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo". Esta teoria parte de uma análise da teoria crítica, segundo a qual os média seria o veículo para a alienação das massas.

Cultural Studies

Stuart Hall

Os cultural studies são um campo de investigação de caráter interdisciplinar que explora as formas de produção ou criação de significados e de difusão dos mesmos nas sociedades atuais.

Teorias Comunicativas

Claude Shannon

As Teorias da Comunicação são uma série de estudos sobre a Comunicação Social, podendo englobar filosofia, sociologia e psicologia, a depender do tipo de abordagem e da área a ser estudada.

Modelo comunicativo da teoria da informação

Modelo comunicativo serniótico-informacional

Modelo semiótico-textual

Maxwell McCombs

Agenda Setting

Entre as várias teorias sobre os efeitos dos media, esta tem sobrevivido e até expandido a sua influência nos últimos anos. Este modelo teórico refere que os media têm um real efeito na opinião pública apenas pelo facto de darem mais atenção a certos assuntos e esquecerem outros. Os nomes mais sonantes da recente investigação sobre a hipótese de agenda-setting - os investigadores americanos Malcolm McCombs e Donald Shaw - argumentam que, através dos media, as audiências não só são informadas sobre assuntos de interesse público, mas também são condicionadas sobre o grau de importância que devem atribuir a um assunto, pela visibilidade que os media lhe conferem.

Donald Lewis Shaw

Gatekeeping

Kurt Lewin

Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gatekeeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Podem ser considerados gatekeepers: repórteres, editores, editores-chefes e diretores de jornalismo de qualquer veículo de comunicação. O psicólogo social Kurt Lewin instituiu pela primeira vez a teoria do Gatekeeping em 1943.

Newsmaking

David Altheide

A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias. O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial.