Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Tríades Abertas e fechadas

Cláudio Nascimento

Created on September 26, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Microsite

Essential Microsite

Essential CV

Practical Microsite

Akihabara Resume

Tourism Guide Microsite

Online Product Catalog

Transcript

Acordes Tríades

As tríades, em música, são acordes formados por três notas diferentes tocadas simultaneamente. Estas três notas são geralmente a nota fundamental (tónica) do acorde, a terça e a quinta. As tríades representam a forma mais simples de acorde e servem como blocos de construção fundamentais na harmonia musical. As notas que compõem uma tríade são escolhidas com base na escala em que o acorde está inserido. Existem quatro tipos principais de tríades, dependendo das relações intervalares entre estas notas. Maior, Menor, Diminuta e Aumentada.

Tríades Fechadas e Abertas Professor Cláudio Nascimento
Tríades podem ser:

Tríade Maior: A tríade maior é formada pela tónica, terça maior e quinta justa da escala. Por exemplo, em Dó Maior, uma tríade maior seria composta pelas notas Dó (tónica), Mi (terça maior) e Sol (quinta justa). Tríade Menor: A tríade menor é formada pela tónica, terça menor e quinta justa da escala. Por exemplo, em Lá Menor, uma tríade menor seria composta pelas notas Lá (tónica), Dó (terça menor) e Mi (quinta justa). Tríade Diminuta: A tríade diminuta é formada pela tónica, terça menor e quinta diminuta da escala. Por exemplo, em Si Menor Diminuto, uma tríade diminuta seria composta pelas notas Si (tónica), Ré (terça menor) e Fá (quinta diminuta). Tríade Aumentada: A tríade aumentada é formada pela tónica, terça maior e quinta aumentada da escala. Por exemplo, em Fá Sustenido Maior, uma tríade aumentada seria composta pelas notas Fá# (tónica), Lá# (terça maior) e Dóx (quinta aumentada).

T 3 5

T b3 5

T b3 b5

T 3 #5

Tríades Maiores

Tríades Menores

Tríades Diminutas

Tríades Aumentadas

As tríades são essenciais para a compreensão da harmonia e são usadas como base para a construção de acordes mais complexos. São frequentemente utilizadas em músicas de diversos estilos, desde o clássico até ao rock, pop, jazz e muitos outros géneros musicais. Dominar as tríades é um passo crucial para se tornar um músico habilidoso e compreender a teoria musical.

Professor Cláudio Nascimento

Tríades FECHADAS Ex: Dó Maior

Existem três inversões principais para cada tríade: primeira inversão, segunda inversão e terceira inversão. Vamos explicar cada uma delas: Primeira Inversão: Na primeira inversão, a nota mais baixa da tríade, que é a tónica (nota fundamental), é movida uma oitava acima. Isso significa que a tónica agora está na parte superior da tríade. A ordem das notas se torna terça, quinta e tónica. Por exemplo, na tríade de Dó Maior (Dó-Mi-Sol), a primeira inversão teria a ordem Mi-Sol-Dó. Segunda Inversão: Na segunda inversão, tanto a tónica quanto a terça (as duas notas mais baixas da tríade original) são movidas uma oitava acima. Agora, a nota mais baixa é a quinta, e a ordem das notas é quinta, tónica e terça. Usando a tríade de Dó Maior como exemplo, a segunda inversão teria a ordem Sol-Dó-Mi. Terceira Inversão: A terceira inversão não é tão comum quanto as duas primeiras, mas também é uma opção. Nesse caso, todas as três notas são movidas uma oitava acima, de modo que a nota mais baixa agora é a terça. A ordem das notas é terça, tónica e quinta. Usando a tríade de Dó Maior, a terceira inversão teria a ordem Mi-Sol-Dó.

Professor Cláudio Nascimento

T. Maiores Abertas Ex: D Maior

As tríades abertas são construídas com as três notas do acorde utilizando pelo menos um salto de corda para a formação do acorde. Diferente das tríades fechadas que são construídas em cordas consecutivas.

Professor Cláudio Nascimento
Professor Cláudio Nascimento
Professor Cláudio Nascimento
Professor Cláudio Nascimento
Professor Cláudio Nascimento