Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Portefólio Reflexivo de Aprendizagem
Patricia Cardoso
Created on September 25, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
Portefólio Reflexivo de Aprendizagem
Curso EFA 2023-2025
Patricia Cardoso
- Quem sou eu
- Cidadania e Profissionalidade
- Cultura, Língua e Comunicação
- Sociedade,Tecnologia e Ciência
- Cultura, Língua e Comunicação - Inglês
Quem sou eu? Chamo-me Patricia Cardoso, vivo em Albufeira, tenho 46 anos e sou administrativa. O que mais gosto de fazer nos tempos livres é ouvir música, caminhar e ler. O que menos gosto de fazer é passar a ferro e limpar o pó. Adoro comer lulas recheadas e favas guisadas. Os meus livros favoritos são biografias de personalidades e de suspense. Adoro ouvir reggae e rock, mas sou apaixonada por todo o tipo de música e não passo sem filmes de suspense e comédias. A minha viagem favorita foi quando visitei os Alpes Suíços em 2012, mas a minha viagem de sonho é visitar a Jamaica.
A humildade e simpatia são algumas das minhas qualidades, mas a teimosia o meu grande defeito. Não consegui concluir os estudos porque saí da casa da minha mãe muito nova. Ainda com 16 anos. Comecei logo a trabalhar e ainda tentei acabar o 10º ano à noite, mas acabei por reprovar por faltas. Neste momento como a minha filha já é mais independente e como tenho mais disponibilidade de horários pós-laboral, quero aproveitar para conseguir concluir mais esta etapa na minha vida.
Passei de 25 anos de hotelaria para administração de condomínios. Sempre trabalhei no serviço virado para o atendimento ao cliente. O meu gosto de lidar com pessoas e para as pessoas. Um dos meus objetivos seria dar formação na área da Hotelaria (receção). Ao longo dos anos passaram-se muitas situações boas e outras más. Mas independentemente delas, encaro sempre a vida com uma atitude positiva. Preparo-me para o pior esperando sempre o melhor.
Lembro-me quando recebi a notícia que ia ser mãe, foi a melhor noticia que recebi em toda a minha vida. Depois de 4 anos de tentativas sem sucesso. E quando pensava que já não podia ser mãe, a boa nova chegou. Também fico sempre triste quando me lembro do meu pai. Perdi-o ainda em criança, tinha 13 anos. Fui eu que o encontrei em casa caído no chão. Tinha se suicidado.
A imagem que mais me caracteriza é a mulher dos setes ofícios. Aquela que cuida de tudo e de todos e que é tudo para todos. Aquela que nunca para porque parar é morrer. O lema de vida ou frase feita que mais se identifica comigo e que até tenho tatuado num dos braços é: “Os meus olhos podem estar fechados, mas a minha alma não está a dormir”
Em 2008 inscrevi-me no RVCC para concluir o 12º ano e acabei por certificar alguns dos trabalhos efetuados. Esta certificação acabou por me dar equivalências para o Curso EFA e que me vai ajudar bastante por ficar com menor carga horária. Acredito que será uma mais-valia tanto para minha vida profissional como para a pessoal. Acredito que o Curso EFA me irá ajudar a concluir os meus objetivos profissionais e realização pessoal. Talvez depois ingresse no Ensino Superior. Quem sabe, um dia destes. "O sonho comanda a vida!"
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
Começámos com o DR1 em que abordámos as “Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos” com o objetivo de sermos capazes de desenvolver uma opinião crítica, isto é, de reconhecer e questionar os preconceitos vigentes na sociedade atual e de propor alternativas, solucionando situações de discriminação. Criei uma apresentação no Canva sobra a definição e relação de perceção social, impressões, categorização, expetativas e comportamento.
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
Criei uma apresentação no Canva sobra a definição e relação de perceção social, impressões, categorização, expetativas e comportamento. Depois criei mais uma apresentação também na plataforma do Canva para descrever as conclusões sobre o muito conhecido Teste da Boneca. Tive também de dar um exemplo concreto da vida humana de um comportamento de preconceito na relação com a diferença sobre etnia, religião, género, portadores de necessidades especiais e portadores de necessidades especiais. E no final propor alternativas para cada um dos exemplos dados anteriormente.
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
No Dr2 abordámos o “Paradigma de uma cultura de rigor no desempenho profissional”, com o objetivo de reconhecer os limites pessoais no desempenho profissional e seu questionamento à luz de uma cultura de rigor. Também procurámos identificar e comparar criticamente dinâmicas organizacionais, explicitar situações práticas de postura ética profissional, explorar e questionar o impacto de modelos organizacionais no desempenho profissional. Aprofundei conhecimentos, quer sobre acontecimentos do passado que tiveram enormes implicações no mundo do trabalho (Revolução Industrial), quer da atualidade -grandes alterações decorrentes da Inteligência Artificial, ficando a conhecer as suas vantagens e inconvenientes
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
Foi-nos pedido também para comentar a frase: “A educação permanente e formação contínua são fatores de desenvolvimento pessoal, social e organizacional.” Elaborei trabalhos, recorrendo a meios informáticos (power point) sobre o desempenho português, com a consulta de indicador chave no Monitor da Educação e Formação de 2022 e sobre a educação e formação de adultos na Europa. Depois de consultar um PowerPoint, tive de definir organizações e o que entendo por cultura organizacional.
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
Na validação deste DR parti da minha experiência profissional: descrevi o meu local de trabalho, referindo os seguintes aspetos: virtualidades e defeitos ao nível da sua composição, hierarquia, formas de autoridade adotadas, objetivos da organização, redes de comunicação, função desempenhada por mim e número de horas de trabalho diário ou semanal. Estabeleci uma análise comparativa sobre como é que a minha empresa se organizava no passado e como é que o faz agora, e refleti sobre as transformações de instituição/empresa onde trabalho e como me adaptei à mudança. Apresentei uma análise em que salientei as diferenças que existem entre a escola tradicional e o a escola atual, no que diz respeito aos seguintes aspetos: professor, aluno e saber, partindo da minha experiência escolar, mostrei as diferenças que existem entre a escola que frequentei (ensino diurno) e o curso que frequento atualmente (EFA).
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
No DR3 foram abordados os Modelos institucionais de escala local e nacional, com o objetivo de ser capaz de identificar e comparar criticamente diferentes modelos institucionais. Reconhecer as siglas organizacionais e as respetivas designações; distinguir organizações governamentais e organizações não governamentais, conhecer os dois principais objetivos das Nações Unidas e indicar os principais órgãos da ONU, foram alguns dos conhecimentos adquiridos. Também criei uma apresentação digital sobre um dos organismos da ONU em que escolhi a UNICEF.
Cidadania e Profissionalidade
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
Finalmente no DR4 foi abordado a formação de estereótipos culturais e sociais na comunicação social com o objetivo de ser capaz de identificar estereótipos culturais e sociais, compreendendo os mecanismos da sua formação e revelando distanciamento crítico. Definir comunicação e seus elementos-chave e comentar a frase: “Comunicar é essencial para o ser humano porque se trata de um processo que faz do homem aquilo que é e permite que se estabeleça a relação interpessoal”; fazer a distinção entre comunicação verbal e não verbal e comentar a frase: “O que é fascinante é que o animal humano raramente tem consciência de que as suas posturas, movimentos e gestos podem contar uma história, enquanto a sua voz conta outra totalmente diferente”, enumerar os princípios que, reforçam significativamente a eficácia da comunicação; identificar e esclarecer as atitudes facilitadoras para a comunicação interpessoal, salientar a importância da assertividade na comunicação, foram alguns dos conteúdos trabalhados neste módulo.
UC3 - DR1 /DR4- Representações pessoais e sociais dos estereótipos e preconceitos
Sou capaz de desenvolver uma opinião crítica, isto é, de questionar os preconceitos vigentes na sociedade atual e de reconhecer preconceitos e propor alternativas, solucionando situações de discriminação. Reconheço os limites pessoais no desempenho profissional; consigo identificar e comparar criticamente dinâmicas organizacionais, explicitar situações práticas de postura ética profissional, e questionar o impacto de modelos organizacionais no desempenho profissional. Todos os tópicos abordados nos 4 domínios de referência, que falam acima de tudo da comunicação e opinião critica são muito importantes tanto na vida pessoal, social e profissional. Dão-nos capacidades e ferramentas para que possamos evoluir tanto como seres humanos como também como profissionais.
Cidadania e Profissionalidade
UC8 - DR1 - DR4 - Construção de projetos pessoais e sociais
Começámos com o DR1 em que abordámos a “gestão prospetiva da vida pessoal”. Com este domínio de referência aprendi a identificar formas de gestão da vida pessoal; planificar e otimizar projetos pessoais e familiares; explorar recursos para uma gestão estratégica pessoal tendo em conta o papel das novas tecnologias na gestão da vida pessoal em toda a sua complexidade. Depois foi pedido para assistir a uma apresentação sobre o método dos “5S” e para explicar em que consiste esse método (5 palavras japonesas iniciadas pela letra “s”: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.). Posteriormente, tive de identificar as tarefas que poderão ser executadas em cada fase deste processo e justificar, se considero este método adequado à gestão da vida pessoal e do trabalho.. Foi pedido ainda para explicar o que entendo por orçamento familiar e para apresentar as vantagens da sua elaboração assim como esclarecer como deve ser feito um orçamento, definindo o que entendo por despesas fixas e variáveis. Indiquei algumas soluções para reduzir as despesas mensais ou para controlo financeiro. Referi as iniciativas que tomei no sentido de melhorar a minha vida no plano pessoal e finalmente elaborei um orçamento para uma viagem num fim-de-semana em família a Madrid e as negociações que tive de efetuar no trabalho e em família para a sua concretização, em plataforma digital.
Cidadania e Profissionalidade
UC8 - DR1 - DR4 - Construção de projetos pessoais e sociais
No DR2 foi abordado a Gestão do Trabalho. Com este domínio de referência aprendi a identificar formas de gestão da vida profissional; mobilizar novos saberes e elaborar alternativas face a problemas profissionais; planificar, propor e trabalhar diferentemente em contextos que envolvam equipas reduzidas ou alargadas. Começámos por explicar os conceitos de empowerment; sinergia; conciliação e negociação; delegação e responsabilidade. Depois foi pedido para efetuar uma pesquisa com intuito de melhorar o meu suposto empréstimo à habitação e para descrever detalhadamente como procedi à recolha de informação para o crédito à habitação, efetuando pesquisas em duas entidades financeiras e indicar as razões que me levaram a escolher determinada Agência Bancária. Depois elaborei um Plano de Trabalho (diário e semanal) em formato Excel determinando as tarefas, a estimativa de duração e a flexibilidade e eliminar atividades desnecessárias e inapropriadas (delegar, quando possível).
Cidadania e Profissionalidade
UC8 - DR1 - DR4 - Construção de projetos pessoais e sociais
No DR3 abordamos os Projetos Coletivos - Construção de uma sociedade mais plural e solidária. Com este domínio de referência aprendi o envolvimento e responsabilização na construção dos projetos coletivos: a construção de uma sociedade mais plural e solidária. Comecei por esclarecer conceitos de intervenção comunitária; discriminação; práticas individuais; direitos e deveres de cidadania e identidade partilhada. Depois de assistir a um vídeo no Youtube e tendo como referência o vídeo, referi as etapas necessárias à construção de projetos de voluntariado, esclarecendo a importância de cada uma delas. Cada uma dessas etapas, que se encontram interligadas, contribui para o sucesso global de um projeto de voluntariado. A abordagem cuidadosa e estruturada dessas etapas pode resultar em iniciativas de voluntariado mais eficazes, sustentáveis e socialmente impactantes. Foi-me pedido para identificar e descrever dois projetos: um individual e um coletivo em que estive ou estou inserida, referindo os motivos que me levaram a integrá-lo, quais as tarefas que desempenho e salientando a importância que o mesmo tem na resolução de um problema específico relacionado com o sucesso pessoal e funcionamento institucional / da vida da minha comunidade.
Cidadania e Profissionalidade
UC8 - DR1 - DR4 - Construção de projetos pessoais e sociais
Finalmente no DR4 foi abordado a Capacidade prospetiva - Problemas Mundiais (problemas ambientais). Com este domínio de referência aprendi a compreender o papel do indivíduo na valorização e construção da consciência coletiva. Elaborei uma apresentação digital na aplicação do Canva sobre a Poluição Atmosférica. Por fim assisti ao filme Não Olhes Para Cima que conta a história de dois astrónomos de Michigan, Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), que, durante uma pesquisa, identificam um cometa gigantesco nunca registado vindo em direção à Terra e com força suficiente para extinguir a vida neste planeta. Foi-me pedido depois para fazer uma reflexão crítica sobre os perigos dessa situação e as dificuldades encontradas pelos cientistas, quanto aos aspetos retratados no filme, tais como os interesses políticos; o impacto das redes sociais; o negacionismo; as Fake News; os grandes interesses corporativos; o papel da comunicação social e a sociedade do espetáculo e a cooperação entre países. O filme "Não Olhem Para Cima" oferece uma visão satírica e crítica dos desafios que enfrentamos como sociedade diante de uma crise global iminente, espelhando questões muito reais que afetam a maneira como abordamos problemas como o aquecimento global.
Cidadania e Profissionalidade
UC8 - DR1 - DR4 - Construção de projetos pessoais e sociais
Durante as aulas fui assídua e pontal, participativa e empenhada nas minhas tarefas. Estive sempre disponível para cooperar com os meus colegas e professora. As apresentações são sempre um bom desafio e as minhas capacidades estão cada vez mais desenvolvidas nesta área. Senti alguma dificuldade em conseguir assistir ao filme para a realização de uma reflexão sobre o mesmo. O cansaço nem sempre ajudou, mas valeu a pena! Sou capaz de elaborar um orçamento familiar e compreender a sua importância, de organizar e gerir um plano de tarefas e equipas no campo profissional, de me dedicar a projetos em que posso trabalhar em prol da comunidade local e sou capaz de compreender melhor os problemas ambientais que assolam no nosso planeta neste momento e quais as consequências que dai advêm. Agradeço de coração pela oportunidade de poder pertencer a um “pequeno/grande” grupo de trabalho, com pessoas extraordinárias a quem posso chamar de colegas, acompanhado por uma professora fora de série.
Cultura, Língua e Comunicação
UC1 - DR1 - Equipamentos Domésticos
Escolhi fazer a apresentação em PowerPoint sobre os vários eletrodomésticos em língua portuguesa e em língua estrangeira e escolhi o meu smartphone como eletrodoméstico utilizado na produção de bens culturais e artísticos e identificar as características do mesmo, explicar as vantagens e desvantagens desse equipamento e elaborar um pequeno manual de instruções para o mesmo, em língua portuguesa e em língua estrangeira. Para mim foi um bom desafio, visto já não trabalhar com o PowerPoint já há alguns anos e já nem me lembrar muito bem como o fazer. Este trabalho ajudou-me a desenvolver e a relembrar algumas técnicas de pesquisa e de utilização dos softwares disponíveis.
Cultura, Língua e Comunicação
UC1 - DR2 - Equipamentos Profissionais
Eu e a minha colega decidimos fazer o trabalho em grupo. Um grupo de dois elementos. Desta vez optamos por utilizar uma ferramenta e apresentações, o Genially, o que foi uma estreia para mim. Aprendi a trabalhar com uma ferramenta nova, enriquecida de vários conteúdos interativos em que podemos dar asas à nossa imaginação. Utilizamos vários sites de pesquisa tanto para imagens, informação e som. Existe um mundo no “world wide web” e que muitas das vezes nem imaginamos. Foi um projeto que nos deu muito trabalho, tanto de pesquisa como também de formatação e construção da apresentação. Aprendi que o mundo do espetáculo é muito mais do que nós vemos nos pequenos e grandes ecrãs. Uma nova aprendizagem adquirida que me deu muita satisfação e boa disposição.
Cultura, Língua e Comunicação
UC1 - DR3 Equipamentos – impactos culturais e comunicacionais
Usei vários recursos online, tais como fotos, documentos utilizados para a elaboração da reclamação e site do livro de reclamações online. Redigi todo o trabalho na sala de aula. Este trabalho foi mais fácil para mim visto já estar habituada tanto a fazer como receber reclamações. Com mais de 30 anos de experiência em atendimento ao cliente, é mais habitual a lidar com este tipo de situações. O facto de ter frequentado vários tipos de formações para ativos enquanto trabalhei nas várias empresas também ajudou no meu desenvolvimento tanto a nível profissional como a nível pessoal. Vivendo e aprendendo!
Cultura, Língua e Comunicação
UC1 - DR4-Equipamentos – Transformações e Evoluções Técnicas
Recorri ao uso do portátil na maior parte das pesquisas para o meu trabalho. Utilizei a aplicação ToonMe no meu smartphone para edição da foto escolhida para conclusão do ponto 4. Fui assídua em todas as aulas e empenhei-me em todas as tarefas propostas. Adorei “brincar” com a aplicação de edição de fotografias. A cada filtro que encontrava mais engraçada a fotografia se tornava. Pesquisas sobre a realidade do mundo cibernético são sempre válidas e importantes. É muito importante conseguirmos acompanhar a grande evolução para nos sabermos proteger principalmente de fraudes e sabermos distinguir a realidade no meio de tanta “máscara” à nossa volta. É claro que o mundo digital veio para ficar e já faz parte da minha rotina diária tanto em casa com no trabalho e até mesmo para conseguir concluir este curso. Se não dominasse um pouco deste mundo não conseguiria atingir os meus objetivos e concluir com êxito as minhas tarefas.
Cultura, Língua e Comunicação
UC2 - DR1 – Contexto Privado – “Consumo e Eficiência Energética”
Abordamos assuntos como a origem da energia que gastamos, os gastos energéticos, dicas para poupar energia, visualizamos e analisamos vídeos sobre formas de poupar energia. Elaborei de uma apresentação, utilizando uma plataforma digital, relativa ao tema “Gastos energéticos”, com as seguintes tarefas: • Identificar os gastos energéticos relacionados com os equipamentos utilizados em consumos culturais no interior da habitação (televisão, leitor de CDs, videogravador, rádio…); • Relacionar os gastos energéticos com as práticas culturais e os estilos de vida; • Enumerar as boas práticas em termos de consumo energético que podemos ter no nosso dia a dia. Elaborei também de um cartaz, panfleto, desdobrável, de forma a sensibilizar/informar as pessoas que utilizar de forma responsável a energia de que dispomos é garantir um futuro melhor para as gerações vindouras;
Cultura, Língua e Comunicação
UC2 - DR2 – Contexto Profissional – “Resíduos e Reciclagens”
Começamos com a leitura, análise e explicitação de textos de apoio sobre a reciclagem eficiente. Visualizamos vídeos sobre: - reciclagem; - formas de transformar materiais recicláveis em arte. Elaborei uma apresentação na plataforma do Genially, que abordou os seguintes pontos: • Identificar os diversos processos de reciclagem usados por artistas, designers, técnicos educacionais, entre outros; • Escolher um artista ou designer que utilize processos de reciclagem nas suas obras criativas e registar algumas das suas obras; • Enumerar boas práticas a nível da reciclagem
Cultura, Língua e Comunicação
UC2 - DR3 – Contexto institucional – “Recursos Naturais"
Analisamos artigos da Constituição da República Portuguesa, relacionados com a defesa e preservação dos recursos naturais.Elaboramos listas de atitudes do homem que contribuem para a não preservação dos recursos naturais e do Ambiente, tais como o desperdício de água, o desmatamento, a poluição do ar, a poluição da água, etc… Transformações que o homem imprimiu no ambiente, sob o pretexto da evolução tecnológica tais como a exploração intensiva de recursos naturais, a poluição do ar e emissões de gases de efeito estufa, a poluição da água e contaminação de ecossistemas aquáticos e muitos mais. Elaboramos a Carta do leitor sobre focos problemáticos, relacionados com os recursos naturais, no Concelho ou na Região em que apresentei a “Má gestão dos recursos naturais na região do Algarve” dirigida a toda a população da região do Algarve.
Cultura, Língua e Comunicação
UC2 - DR4 - Contexto macroestrutural – Clima
Visualizamos o documentário “Home – o Planeta é a Nossa Casa”. Realizei a proposta de trabalho em que tive de identificar vários tipos de paisagens; escolher um tipo de paisagem; compreender a evolução dessa paisagem tendo em conta a área urbana, espaço rural, concentração populacional, desertificação e alterações climáticas; explorar o modo como a paisagem foi apresentada pelas artes visuais em diferentes momentos da sua história; opinar sobre as alterações climáticas a nível mundial. É crucial reconhecer a gravidade das alterações climáticas e agir coletivamente para reduzir as emissões, proteger o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.
Sem dúvida que neste grande conjunto de domínios de referência fomos abordando tudo o que tem a ver com o nosso meio ambiente, educação ambiental e de como o nosso clima tem sido afetado ao longo dos séculos devido ao desgaste dos vários recursos pelo ser humano. Em maior parte dos trabalhos utilizei a plataforma digital “Genially”, a qual ao longo dos trabalhos tenho conseguido melhorar e aperfeiçoar o meu desempenho. Gostei mais da parte das pesquisas e dos debates e trocas de ideias entre colegas.
Todas as aprendizagens adquiridas são necessárias e importantes para que estejamos informados e possamos dar o exemplo aos outros de como podemos nos ajudar no dia a dia e como podemos mudar e melhorar o meio em que vivemos e partilhamos com os demais. Todos estes assuntos falados trazem um grande contributo para a minha vida a qualquer nível. Poderei me tronar um ser humano cada vez melhor e ajudar a nossa sociedade a evoluir nesse sentido também.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR1 – “Orçamentos e Impostos”:Visualização e análise de vídeos subordinados à temática do orçamento familiar. Leitura, análise e diálogo reflexivo dos textos de apoio relacionados com a temática deste DR: “Gestão do orçamento familiar” e “O Papalagui”. Leitura, análise e realização das Propostas de Trabalho 1, 2 e 3, com a execução de todas as tarefas propostas: - Mapa de conceitos; - Debate; - Orçamento familiar e reflexão sobre os resultados obtidos; - Roteiro para um destino cultural, com informações sobre o destino, orçamento da viagem e receitas para as despesas relacionadas coma viagem. Aprendi a importância de um orçamento na vida familiar e como elaborar um. Aprendi também como elaborar um orçamento e um roteiro para uma viagem em família.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR2 – Contexto profissional – “Empresas, Organizações e Modelos de Gestão”Leitura e análise dos critérios de evidência. Leitura, análise e diálogo reflexivo dos textos de apoio relacionados com a temática deste DR: o organograma, a carta, a circular e o memorando. Leitura, análise e realização da Ficha de Trabalho N.º 1, com a execução das seguintes propostas de trabalho: - Na proposta n.º 1, procedeu-se à elaboração de um organograma do local de trabalho ou do departamento da empresa onde trabalhamos ou, caso não estivéssemos empregados, elaboramos um organograma da turma onde estamos inseridos.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR2 – Contexto profissional – “Empresas, Organizações e Modelos de Gestão”- Na proposta n.º 2, tivemos de criar 3 documentos: uma carta a solicitar, ao Conselho Executivo, a remodelação de espaços para a otimização dos Cursos EFA e a enunciar estratégias/sugestões para promover o bem-estar dos formandos dos Cursos supracitados; uma circular para a Escola que transmitisse indicações específicas para o funcionamento dos Cursos EFA para o último dia de sessões de formação do 3.º trimestre deste ano letivo; um memorando, proveniente do Conselho Executivo para a Portaria, a informar da autorização de entrada de uma empresa de catering, que irá proceder à entrega das refeições para um jantar dos Cursos EFA no último dia de formação do 3.º trimestre deste ano letivo.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR2 – Contexto profissional – “Empresas, Organizações e Modelos de Gestão”Aprendi como elaborar organogramas no WORD. A elaboração dos documentos foram uma aprendizagem interessante. Houve troca de ideias com alguns colegas, o que ajudou a organizar ideias para o trabalho. Foi-me difícil conseguir escolher e desenvolver alguns dos documentos. O tempo para conclusão do trabalho não foi o ideal. Efetuei várias pesquisas e tentei concluir o meu trabalho a tempo e horas mesmo que tenha tido menos tempo para descansar. Efetuei várias pesquisas e tentei concluir o meu trabalho a tempo e horas mesmo que tenha tido menos tempo para descansar. Aprendi algo de novo. Superei as minhas espectativas e esforcei-me ao máximo para cumprir os meus objetivos
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR3 – Contexto institucional – “Sistemas Monetários e Financeiros” Leitura e análise dos critérios de evidência. Leitura, análise e diálogo reflexivo de uma apresentação em PowerPoint, de vídeos e de textos de apoio relacionados com a temática do DR3: “Arte?”, “Arte como investimento” e “Arte de bem investir em… arte.”. Leitura, análise e realização da Proposta de Trabalho Final do DR3, com a execução das seguintes tarefas: - Referenciar os principais aspetos biográficos e as obras mais importantes de um dos pintores abordados nas sessões de formação; - Escolher de uma obra de arte executada por esse pintor e registo dos principais argumentos para a sua compra por parte de um potencial comprador.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR3 – Contexto institucional – “Sistemas Monetários e Financeiros” Aprendi muita coisa sobre a vida de um dos maiores artistas de todos os tempos. Houve troca de ideias com alguns colegas, o que ajudou a organizar ideias para o trabalho. Foi difícil conseguir resumir muita informação obtida nas pesquisas numa só apresentação. Torna-se complicado conseguir encontrar e escolher templates para as apresentações pedidas. Tentei sumarizar o mais possível para colocar na apresentação. Realizei uma apresentação sobre Leonardo Da Vinci sobre as suas obras mais famosas. Comecei com uma pequena pesquisa biográfica e passei a enumerar as suas obras mais famosas nos quatro cantos do mundo. Entretanto escolhi a sua obra “Mona Lisa” falei um pouco sobre esta tão famosa obra de arte e elaborei um argumento para a sua compra por parte de um potencial comprador.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR4 – Contexto macroestrutural – “Usos e Gestão do Tempo” Leitura e análise dos critérios de evidência. Visualização, análise e diálogo reflexivo de uma apresentação em PowerPoint e de vídeos sobre a temática deste DR. Leitura, análise e realização da Proposta de Trabalho Final do DR4, com a execução das seguintes tarefas: - Elaboração de uma tabela semanal com a organização do dia a dia pessoal; - Reorganização da rotina diária pessoal, após a visualização de uma apresentação em PowerPoint sobre a temática do DR e elaboração de um pequeno comentário final, em forma de conclusão/reflexão. Aprendi que posso gerir o meu tempo de maneiras mais produtivas.
Cultura, Língua e Comunicação
UC4 - DR1 - DR4 - Comunicação nas organizações
DR4 – Contexto macroestrutural – “Usos e Gestão do Tempo” Tive a oportunidade de ajudar alguns colegas sobre dúvidas que tinham sobre a proposta de trabalho apresentada. Tive alguma dificuldade em conseguir apresentar um plano diário o mais aproximado possível do que foi proposto sobre a minha realidade diária. Tentei descrever as minhas tarefas consoante a importância que têm na minha vida. Aprendi algo de novo. Superei as minhas espectativas e esforcei-me ao máximo para cumprir os meus objetivos. Elaborei o meu horário semanal primeiro num ficheiro Excel, depois de conseguir preencher o mesmo com as minhas tarefas diárias tanto profissionais como pessoais e de lazer passei a informação para as tabelas propostas na ficha de trabalho. Tive a oportunidade de realizar o teste de gestão do tempo que se revelou bastante útil e revelador.
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR1 – Contexto privado – “Construção e Arquitetura” - Explicitação dos respetivos critérios de evidência; - leitura e análise da Ficha Informativa N.º 1; - Pequeno debate sobre a importância de uma casa na vida de uma pessoa; - leitura, análise e diálogo dos textos de apoio da Ficha de Trabalho N.º 1 do DR1, nomeadamente, “Como construir a sua moradia sem ter que aturar um arquiteto” e outros textos sobre construção e arquitetura; - leitura, análise e realização da proposta de trabalho final, com a realização das seguintes tarefas: - Realização de uma apresentação, utilizando o programa Microsoft Office PowerPoint ou qualquer outro programa informático, abordando, de forma criativa, as seguintes questões relacionadas com a Construção e Arquitetura:
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR1 – Contexto privado – “Construção e Arquitetura” • Descrição do estilo de vida e da forma como apropria o espaço habitacional em que está inserido. • Compreensão do modo como diferentes estilos de vida correspondem a diversas apropriações dos espaços habitacionais. • Descrição do ideal de construção e de arquitetura harmoniosa adaptada às exigências da vida e ao gosto pessoal. • Identificação das diferentes necessidades dos espaços habitacionais em termos do desenvolvimento de práticas de lazer (por exemplo, integração de zonas verdes e outras áreas que possam promover o desenvolvimento de sociabilidades e a realização de atividades lúdicas). • Explicitação da corrente de arquitetura Moderna ou Contemporânea, com um exemplo concreto de um arquiteto dessa corrente em espaços habitacionais.
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR1 – Contexto privado – “Construção e Arquitetura” Escolhi para a minha apresentação a Arquitetura contemporânea. A arquitetura contemporânea refere-se à arquitetura criada a partir do final do século XX e que continua evoluindo até hoje. Ela não segue um conjunto rígido de regras, sendo mais pluralista e diversificada. Alguns dos seus traços incluem: •Uso de tecnologias avançadas e materiais sustentáveis. •Integração de formas orgânicas e assimétricas. •Personalização e sensibilidade ao contexto cultural e ambiental. •Forte ênfase em sustentabilidade e ecoeficiência. Exemplo: Bjarke Ingels é um arquiteto dinamarquês conhecido por desafiar convenções e integrar sustentabilidade com uma abordagem inovadora. Em termos de espaços habitacionais, um exemplo notável é o VIA 57 West em Nova York (2016). Esse edifício combina os princípios da arquitetura contemporânea, com uma forma triangular que otimiza a entrada de luz natural e vistas panorâmicas para os moradores, além de incorporar elementos sustentáveis, como a integração de um jardim no centro do edifício.
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR1 – Contexto privado – “Construção e Arquitetura” Tive a oportunidade de aprender algo mais sobre construção e arquitetura. Algumas vezes senti dificuldade nas pesquisas e mas consegui superar com a ajuda de alguns sites estrangeiros, dando-me a oportunidade de praticar algumas línguas quando fiz as traduções sem ter de recorrer a tradutores online. Correu bem. Houve altos e baixos, mas com vontade e muito trabalho consegui concluir o que me foi proposto
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR2 – Contexto profissional – “Ruralidade e Urbanidade” - Leitura e análise de um poema de Alberto Caeiro, com a respetiva desconstrução do poema. - Leitura e interpretação de textos sobre a cidade: origem, história, vantagens e desvantagens da vida urbana e respetivo debate de ideias. - Leitura, análise e realização da proposta de trabalho final do DR2: elaboração de uma apresentação no Genially com as seguintes tarefas: identificação de casos concretos de valorização do património local e urbano, através da criação de novos postos de trabalho e de atividades ligadas ao turismo, que antigamente não estavam associadas ao meio rural ou pelo surgimento de associações de desenvolvimento local; levantamento de algumas expressões ou vocábulos característicos do Algarve; elaboração de um pequeno texto, com imagem adequada, a ilustrar atitudes de preservação, equilíbrio e dinamização dos espaços rural e urbano.
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR2 – Contexto profissional – “Ruralidade e Urbanidade” A preservação do património natural e cultural de Portugal, como exortado por autores como Eça de Queirós e Almeida Garrett, é uma necessidade que visa equilibrar o dinamismo do desenvolvimento urbano com a proteção das paisagens rurais e suas tradições. Obras como Os Maias e Viagens na Minha Terra destacam o valor das heranças culturais e a importância de mantê-las vivas e vibrantes, seja em aldeias históricas ou em centros urbanos. Essa harmonia entre o rural e o urbano, como ilustrado na imagem, reflete o esforço contínuo para preservar a identidade portuguesa, valorizando tanto o ambiente natural como o cultural, enquanto se promove um desenvolvimento equilibrado e sustentável. Tive a oportunidade de poder refletir sobre as obras de dois grandes senhores e autores do nosso país. Tive dificuldades mais uma vez com a ligação de WiFi na sala de aula, o que me fez ter de trabalhar fora dos horários das aulas em casa onde tenho uma ligação melhor. Foi mais uma vez um desafio superado e gratificante para mim.
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR3 – Contexto institucional – “Administração, Segurança e Território Contexto Institucional” - Levantamento e discussão de serviços e equipamentos culturais e respetivas redes de funcionamento. - Reflexão pessoal e debate sobre os pontos fortes e pontos fracos das políticas culturais em Portugal. - Visualização, reflexão e debate sobre campanhas publicitárias de prevenção rodoviária. - Leitura, análise e realização da proposta de trabalho final do DR3: elaboração de um desdobrável sobre a prevenção rodoviária. A Prevenção Rodoviária envolve um conjunto de atitudes e regras que visam garantir a segurança de todos no trânsito. Com milhões de veículos circulando diariamente, é essencial que automobilistas, ciclistas e peões respeitem as leis para evitar acidentes e salvar vidas. Elaborei um panfleto desdobrável no Canva explicando a importância da segurança dos peões e ciclistas; o papel da sociedade na prevenção de acidentes; o comportamento no trânsito e as regras básicas de segurança. No início foi complicado encontrar um template para o panfleto e mesmo para a sua realização, foi um desfio porque nunca tinha realizado um panfleto desdobrável. Foi um pouco difícil para mim concluir este DR a tempo. Foram umas semanas complicadas, entre muito trabalho e alguns contratempos no campo da saúde, mas consegui concluir as tarefas propostas.
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR3 – Contexto institucional – “Administração, Segurança e Território Contexto Institucional”
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR4 – Contexto macroestrutural – “Mobilidades Locais e Globais” - Visualização e análise de apresentações em PowerPoint sobre a temática das migrações: tipos de migrações e causas das migrações. - Abordagem da temática das Línguas: as 10 Línguas mais faladas do Mundo; os países com falantes de língua portuguesa; palavras/expressões portuguesas em Portugal, no Brasil e em Angola. - Leitura, análise e início de realização da proposta de trabalho final do DR4: elaborar um trabalho, num formato à escolha, abordando um país, onde se fale o português, que contenha informações sobre os seguintes aspetos: informações gerais do país; gastronomia; manifestações culturais; palavras e/ou expressões próprias do país, com a(s) palavra(s) correspondente(s) no Português de Portugal; curiosidades; outros elementos considerados pertinentes. Neste DR, elaborei uma apresentação no Genially e foi até muito fácil encontrar o template ideal para uma apresentação sobre o Brasil. Nem sempre as pesquisas foram fáceis porque maior parte dos sites têm conteúdos repetidos. O que dificulta maior parte das vezes a recolha de informação. Pude aprender um pouco mais sobre o país e a sua cultura e relembrar o que já conhecia. Superei as minhas espectativas e esforcei-me ao máximo para cumprir os meus objetivos
Cultura, Língua e Comunicação
UC6 - DR1 - DR4 - Culturas de urbanismo e mobilidade
DR4 – Contexto macroestrutural – “Mobilidades Locais e Globais”
Cultura, Língua e Comunicação
UC7 - DR1 - DR4 - Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação
DR1 – Contexto privado – “O elemento” Neste DR tinha mos 3 tarefas para concluir. Na primeira abordamos a entidade pessoal. Explicar o que é a identidade pessoal e quais são as suas influências. Na segunda tarefa tive de dar um exemplo que ilustre a frase "Os seres humanos vivem em múltiplos contextos". O exemplo a apresentei foi: “Eu, Patrícia, uma administrativa de 47 anos. No contexto profissional, sou reconhecida como administrativa dedicada, responsável por administrar vários condomínios. No contexto familiar, sou filha, irmã e mãe, desempenhando papéis de apoio emocional e cuidado. No contexto social, sou amiga e membro em algumas associações e instituições locais. Além disso, no contexto cultural, faço parte de uma comunidade local que celebra tradições e festas típicas, enquanto no contexto global, sou uma cidadã ligada ao mundo através da internet e interessada em causas comunitárias globais.” Estes diferentes contextos influenciam-me de maneiras distintas, exigindo que me adapte, desempenhe papéis variados e aprenda a conciliar as expectativas e desafios de cada esfera da minha vida. Depois defini o conceito de “biografia” e expliquei por que razão a mesma é considerada bastante atrativa. Redigi um texto que reflete sobre o meu percurso de vida, nomeadamente o percurso escolar, as oportunidades que tive ou não de estudar, de completar por exemplo o 12º ano.
Cultura, Língua e Comunicação
UC7 - DR1 - DR4 - Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação
DR2 – Contexto profissional – “Processos e Métodos Científicos” Iniciei a minha apresentação no Genially explicando o que é a ciência. Continuei enumerando as características do conhecimento científico e como se diferenciam de outros tipos de conhecimento. Dei exemplos como as ciências utilizam diversos métodos de investigação para compreender fenómenos e construir conhecimento. Expliquei que a distinção entre método e técnica de investigação é fundamental para compreender como o conhecimento científico é produzido. Enquanto o método dá a direção e estrutura ao estudo, a técnica fornece os meios práticos para concretizá-lo. Expliquei como investigar os eventos culturais preferidos pelos formandos da escola e quais os métodos e técnicas a serem utilizadas. Abordamos como aplicar o método de análise intensiva ao estudo da comunidade cigana. A cientista que escolhi foi a Marie Curie. Marie Curie foi uma cientista polaco francesa, pioneira no estudo da radioatividade. Foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel e a única pessoa a ganhar dois Prémios Nobel em áreas diferentes: Física (1903) e Química (1911). O seu trabalho revolucionou a ciência e abriu portas a muitas inovações no campo da saúde e da tecnologia.
Cultura, Língua e Comunicação
UC7 - DR1 - DR4 - Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação
DR3 – Contexto institucional - “Ciência e Controvérsias Públicas” Comecei por abordar que a arte, património e urbanismo, são conceitos centrais na cultura, no planeamento e na preservação da identidade humana. Depois falei sobre a relação entre Arte, Património e Urbanismo. Abordei que uma intervenção que gerou ampla polémica em Portugal foi a construção do Edifício Maat (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) em Lisboa, inaugurado em 2016. Este museu, situado em Belém, próximo do Tejo, foi projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete e destaca-se pela sua forma ondulada e contemporânea, em contraste com a arquitetura mais histórica e tradicional que caracteriza a zona. Fiz uma reflexão sobre a temática dos refugiados e o acolhimento, assim como as vantagens e desvantagens de acolher os refugiados. Fiz uma reflexão sobre um momento de intervenção pessoal e como foi preparada na escola em que a minha filha estudava. Apresentação dos trabalhos elaborados pelos formandos. Pude pesquisar mais profundamente sobre a clonagem e poder ter a noção do quando polémico este assunto é. Na apresentação digital pude falar de uma das minhas experiências de vida e desenvolver assuntos importantes para a sociedade.
Cultura, Língua e Comunicação
UC7 - DR1 - DR4 - Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação
DR4 – Contexto Macroestrutural - “Leis e Modelos Científicos” Existem, pelo menos, 4 teorias distintas para explicar a origem do mundo. O evolucionismo, a origem extraterrestre (panspermia) a divina (criacionismo) e a teoria do Bing Bang. O texto apresentado fala sobre a Teoria do Bing Bang. Continuei por explicar que a mudança social refere-se a transformações significativas e duradouras nas estruturas, valores, normas, comportamentos e instituições de uma sociedade ao longo do tempo. Estas mudanças podem ocorrer de forma gradual ou abrupta e podem ser impulsionadas por diversos fatores, como os avanços tecnológicos, as mudanças económicas, os movimentos sociais, as políticas governamentais e as crises ambientais. Continuei a minha apresentação falando sobre a Evolução dos Cravos. Dentro da realidade de Portugal, um exemplo marcante de mudança social foi a Revolução dos Cravos, ocorrida a 25 de abril de 1974. Este acontecimento pôs fim a quase 50 anos de ditadura do Estado Novo e instaurou a democracia no país, trazendo profundas transformações políticas, económicas e sociais. A Revolução dos Cravos é um dos exemplos mais significativos de mudança social em Portugal, pois transformou profundamente a estrutura política e as condições de vida da população.
Cultura, Língua e Comunicação
UC7 - DR1 - DR4 - Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação
DR4 – Contexto Macroestrutural - “Leis e Modelos Científicos” Descrevi as consequências da mudança social. mudança social pode ter diversas consequências, que podem ser positivas ou negativas, dependendo do contexto e da forma como ocorrem. Expliquei como na minha perspetiva, como seria o mundo social sem mudanças. Um mundo social sem mudanças seria um lugar onde as normas, os valores, os comportamentos e as estruturas sociais permaneceriam imutáveis ao longo do tempo. Isto significaria que não haveria progresso, inovação ou adaptação às necessidades das pessoas. Pude ler mais sobre a Teoria do Bing Bang, qual o impacto e importância este tema tem sobre as nossas vidas. Pude mais uma vez falar sobre a Revolução dos Cravos e da importância que este dia teve nas vidas de gerações nas últimas cinco décadas Mais uma vez pude conciliar os trabalhos desta disciplina com os das outras disciplinas porque os assuntos abordados acabam por se completarem entre si.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC1 - DR1 - Equipamentos - Princípios de Funcionamento
Escolhi a máquina de lavar roupa como eletrodoméstico. Apresentei uma pequena história da máquina de lavar para tentar explicar a importância que este eletrodoméstico tem tido na vida das pessoas ao longo dos tempos.Utilizei vários sites de pesquisa os quais referi no final do trabalho e tentei documentar o mesmo com fotografias que registam a evolução deste equipamento. Utilizei ficheiro de Word como base e relembrei a formatação de texto e inserção de fotografias e edição das mesmas. Acabei por aprender mais um pouco da história destes aparelhos que tanto nos ajudam no dia-a-dia e que tanto nos falta fazem.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC1 - DR2 - Equipamentos - Princípios de Funcionamento
Escolhi o computador como aparelho profissional. Durante mais de 27 anos foi a minha ferramenta de trabalho mais importante. Tentei explicar um pouco a longa história dos computadores e a sua evolução ao longo do último século. Utilizei os vários meios para pesquisa e para utilização de imagens.Pesquisei os vários hábitos que se vai adquirindo com a utilização deste equipamento assim como explicar as consequências da má utilização do mesmo.Utilizei ficheiro de Word para a elaboração deste trabalho e registei as fontes de pesquisa utilizados no mesmo.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC1 - DR3 - Equipamentos - Princípios de Funcionamento
Comecei por explicar o que é a eficiência energética e para que serve. Utilizei várias fontes de pesquisa e para utilização de imagens para melhor explicação e entendimento do assunto proposto. Adquiri maior conhecimento sobre como essa mesma eficiência pode nos ajudar tanto em casa como no desenvolvimento das grandes empresas em todo o mundo. Utilizei ficheiro de Word para a elaboração deste trabalho.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC1 - DR4 - Equipamentos - Princípios de Funcionamento
Expliquei de modo mais simples e abreviado como decorreu a evolução dos equipamentos ao longo dos tempos. Utilizei imagens que pudessem dar uma ideia mais significativa de como essas mudanças tiveram impacto na nossa sociedade. Tentei de maneira simples também transcrever um pouco da história dessa evolução e fazendo pequeno resumo do que percebi deste processo todo. Utilizei ficheiro de Word para a elaboração deste trabalho
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC2 - DR1 /DR2/DR3/DR4- Sistemas Ambientais
DDecidi desenvolver esta reflexão sobre os 4 drs, juntos. Consegui desenvolver um trabalho de pesquisa extenso, enriquecedor e obtive algumas aprendizagens sobre o assunto tratado. Por vezes senti dificuldade na obtenção de informação mais esclarecedora e objetiva sobre eficiência energética, os sistemas ambientais, a preservação e sustentabilidade ambiental, etc. Aprendi os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que ainda não conhecia. Aprendi as principais causas que podem ser apontadas relativamente às desigualdades no que toca à distribuição e consumo energéticos. Sem dúvida que os quatro domínios se completam num todo. Excelente tema de trabalho e aprendizagem.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC4 - DR1 / DR4 - Relações Económicas
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC4 - DR1 / DR4 - Relações Económicas
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Sociedade, Tecnologia e Ciências (STC) na área de competência das Relações Económicas. No contexto privado (DR1) pede para organizar orçamentos familiares, tendo em conta a influência dos impostos e os produtos e os serviços financeiros disponíveis. No contexto profissional (DR2) é pedido para aplicar princípios de gestão de recursos na compreensão e melhoria do funcionamento de organizações produtivas (públicas ou privadas). No contexto institucional (DR3), pede para perspetivar a influência dos sistemas monetários e financeiros na economia e na sociedade. E finalmente no contexto macroestrutural (DR4), pede-me para compreender os impactos dos desenvolvimentos sociais, tecnológicos e científicos nos usos e na gestão do tempo.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC4 - DR1 / DR4 - Relações Económicas
Durante as aulas fui assídua e pontal, participativa e empenhada nas minhas tarefas. Estive sempre disponível para cooperar com os meus colegas e professora. O trabalho de pesquisa foi extenso, muitas vezes foi difícil conseguir conjugar a informação que ia encontrando nos inúmeros sites na internet. Em alguns trabalhos acabei por adicionar alguns vídeos explicativos para tornar o trabalho mais prático.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC4 - DR1 / DR4 - Relações Económicas
Todos os tópicos abordados nos 4 domínios de referência, que falam das relações económicas são muito importantes tanto na vida pessoal, social e profissional. Dão-nos capacidades e ferramentas para que possamos evoluir tanto como seres humanos como também como profissionais.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
DR1- Abordamos a história da comunicação, as comunicações rádio, as relações económicas e as novas tecnologias.Iniciamos o DR1 com uma abordagem histórica sobre a comunicação, as comunicações rádio, as relações económicas e as novas tecnologias. Foi-nos proposto fazer duas apresentações digitais e uma ficha técnica em que tive de desenvolver estes tópicos. Na primeira ficha de trabalho tive de elaborar uma ficha técnica do documentário “O Dilema das Redes Sociais” que está disponível na Netflix e que que aborda as consequências sociais e psicológicas do uso das redes sociais. Passei depois para uma das apresentações digitais onde tive de falar sobre a importância das novas tecnologias no desenvolvimento das sociedades contemporâneas, em que as novas tecnologias desempenham um papel crucial no desenvolvimento das sociedades contemporâneas, impactando diversos aspetos da vida humana, da economia à educação, da saúde à comunicação.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
DR1- A história da comunicação, as comunicações rádio, as relações económicas e as novas tecnologias.Na segunda apresentação falamos sobre as Comunicações Rádio, onde falei da evolução da comunicação, em que as primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registos de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Depois falei sobre a história do telemóvel, em que a história do telemóvel é uma jornada fascinante que remonta ao final do século XIX e evoluiu ao longo do tempo para se tornar um componente essencial da vida moderna e a comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
DR1- A história da comunicação, as comunicações rádio, as relações económicas e as novas tecnologias. Conclui a apresentação falando como o espetro eletromagnético é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética. O espectro eletromagnético estende-se desde as ondas de baixa frequência, ondas de rádio, até às de maior frequência como as da radiação gama. O espectro eletromagnético é uma escala de radiações eletromagnéticas. Dentro dessa escala temos uma divisão de 7 tipos de ondas, sendo elas: raios gama, raios x, raios ultravioletas, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas e ondas de rádio.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr2 com uma abordagem sobre Micro e Macro Eletrónica – O ComputadorElaborei uma apresentação digital em que abordei sobre TIC e a Sociedade. "TIC" é a sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, é um conjunto de tecnologias que envolvem a captura, processamento, armazenamento e transmissão de informações. E incluem computadores, redes, internet, telecomunicações, software e todos os dispositivos eletrónicos que permitem a comunicação e o acesso à informação. Essas tecnologias têm um impacto profundo na sociedade, transformando a forma como vivemos, trabalhamos, comunicamos e nos relacionamos. O acesso à informação, a globalização, a economia, as mudanças sociais, a educação e a saúde são algumas das áreas onde as TIC influenciam a sociedade.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr2 com uma abordagem sobre Micro e Macro Eletrónica – O ComputadorFoi abordado também sobre o Hardware, em que passei a explicar que o hardware são as peças físicas que compõem um computador, isso inclui a CPU (unidade central de processamento), memória RAM, placa-mãe, disco rígido, placa de vídeo, placa de som, monitor, teclado, rato e outros componentes que são essenciais para o funcionamento do dispositivo. Sem ele, não seria possível executar tarefas e operações complexas, como processar informações, exibir imagens no écran e reproduzir sons. Além disso, a qualidade e a capacidade do hardware influenciam diretamente na velocidade e na eficiência do dispositivo.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr2 com uma abordagem sobre Micro e Macro Eletrónica – O ComputadorConclui a minha apresentação explicando o que é o BIT. O bit (simplificação para dígito binário, em inglês, binary digit) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores: 0 ou 1, corte ou passagem de energia, respetivamente. . Fisicamente, o valor de um bit é, de maneira geral, armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão em um único capacitor dentro de um dispositivo de memória, embora os bits possam ser representados, fisicamente, por vários outros meios.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr3- Media e Informação – “Os Mass Media”Comecei por explicar que a comunicação social é uma expressão que tem origem na expressão comunicação de massa e inclui a interação de determinadas fontes organizadas de informação (como as assessorias de relações públicas) e a comunidade. A comunicação social tem por objetivo a transmissão de mensagens, envolvendo um esquema composto pelo emissor, pelo canal de comunicação, que veicula a mensagem, e por um recetor. Bem aplicada, a comunicação social contribui para a aproximação entre a população e as grandes obras, promovendo o diálogo como forma de resolução de problemas, e possibilita a criação da consciência ambiental.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr3- Media e Informação – “Os Mass Media”Passei depois a explicar que os Mass Media são meios de comunicação que visam fornecer informações ao maior número possível de pessoas simultaneamente, podemos dizer que a primeira mídia de massa foi a imprensa escrita(jornal), depois o rádio, em seguida a televisão e, finalmente, a internet. Adotando uma definição universalista, seriam Mass Media não apenas a impressa, a rádio e a televisão, mas também todos aqueles a que as pessoas recorrem para comunicar e para transmitir ou conservar informação, como o cinema ou as cassetes áudio e vídeo. Todos eles têm como principais funções informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr4- As Redes e Tecnologias Comecei por elaborar uma apresentação digital em que iniciei com a definição de Redes de Computador. Explicando que Rede de computadores é uma “malha” que interliga milhares de sistemas computacionais para a transmissão de dados. Também conhecidos como nós, esses dispositivos interligados enviam, recebem e trocam tráfego de dados, voz e vídeo, graças ao hardware e software que compõe o ambiente. Computadores, servidores, telemóveis e modems são exemplos de nós ligados a uma rede. Estes equipamentos estão por toda a parte, como nas nossas casas, nas empresas e em órgãos públicos. E que existem 6 tipos de rede: anel, árvore, barramento, estrela, híbrida, malha e ponto a ponto. Pelos nomes, é possível fazer uma associação visual a como é a organização de cada uma delas.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr4- As Redes e Tecnologias De seguida expliquei o que são as ligações de internet. Que existe uma grande variedade de escolhas para a ligação à Internet. Deve considerar vários fatores antes de escolher um pacote e método de ligação à Internet: velocidade ou largura de banda, preço, disponibilidade, fiabilidade, e facilidade de utilização. Existe uma grande variedade de escolhas para a ligação à Internet. Deve considerar vários fatores antes de escolher um pacote e método de ligação à Internet: velocidade ou largura de banda, preço, disponibilidade, fiabilidade, e facilidade de utilização. No que toca a ligações, as opções são múltiplas: satélite, WiFi, Bluetooth, RFID, NFC e Ethernet, entre outras.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Dr4- As Redes e Tecnologias Depois assistimos também a um filme com o título “Mad City – Cidade Louca”. Um jornalista tenta arranjar uma boa história para voltar a ser famoso. "Cidade Louca" conta-nos a história de um repórter de televisão que tenta "sobreviver" numa cidade pequena. De repente surge a oportunidade de voltar a ser famoso quando ao cobrir uma simples história no museu de história natural, se vê envolvido num enredo diabólico. Um ex-segurança do museu que sofre de perturbações mentais, é despedido pela diretora e ameaça-a com uma arma acabando por sequestrá-la juntamente com um grupo de crianças, no interior do museu. De realçar os desempenhos de John Travolta, na pele do ex-funcionário do museu e de Dustin Hoffmann o frio e calculista jornalista, cujo objetivo é dar à televisão para a qual trabalha, as maiores audiências.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Durante as aulas fui assídua e pontal, participativa e empenhada nas minhas tarefas. Estive sempre disponível para cooperar com os meus colegas e professora. O trabalho de pesquisa foi extenso, muitas vezes foi difícil conseguir conjugar a informação que ia encontrando nos inúmeros sites na internet. Em alguns trabalhos acabei por adicionar alguns vídeos explicativos para tornar o trabalho mais prático. Sou capaz de perceber e entender como funciona a internet e os meios de comunicação. Tanto que faz parte do meu dia a dia profissional. Todos os tópicos abordados nos 4 domínios de referência, que falam dos variados meios de comunicação e como se processam, tanto a nível pessoal como também a nível profissional e na sociedade em geral. Mais uma vez adquiri mais conhecimentos sobre assuntos que já conhecia e consegui melhorar o meu desempenho nas ferramentas digitais
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
DR1 - Os Modelos de Urbanismo e Mobilidade. Falamos sobre os conceitos fundamentais da Construção; Arquitetura; Integração Social; Bem-Estar Social; Casa e Lar. Abordamos também os espaços funcionais nas casas das famílias portuguesas em alojamento urbano e alojamento rural. Continuamos depois falando sobre a utilização dos espaços habitacionais por diferentes culturas. Eu abordei a cultura marroquina que têm sempre pátios interiores, devido a obrigação de reserva da intimidade (as casas são fechadas para o exterior) e a cultura americana que nunca têm vedações à volta das casas porque têm uma noção de espaço privado de utilidade pública, garantindo a existência de amplos espaços verdes. Continuamos com a explicação do Artigo 65º da Constituição da Républica Portuguesa; “Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar."
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
DR1 - Os Modelos de Urbanismo e Mobilidade. Continuamos com a qualidade de construção, segurança e conforto nos tempos antigos como na atualidade. Abordamos as várias técnicas relativas a canalização, as tintas, ao isolamento térmico, o isolamento acústico e a exposição solar. Optei por incluir vídeos explicativos sobre como fazer a manutenção de edifícios antigos e da segurança dos edifícios. Explicamos os conceitos do conforto dos edifícios e as suas principais categorias: Conforto acústico, Conforto Térmico, Conforto Lumínico e o Conforto Ambiental e Qualidade do Ar. Acabamos com a importância da Geologia na estática de um edifício.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr2 - A qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. Elaborei uma ficha de trabalho em que comecei a identificar profissões relacionadas com a produção agrícola. Tais como Engenheiro agrónomo, Técnico em agropecuária, Gestor de agronegócio, Fitotécnico, Zootécnico, Consultor de agricultura de precisão, Especialista em irrigação, Técnico em mecanização agrícola, Especialista em agronegócios sustentáveis e Biotecnologista agrícola. Em seguida diferenciei as agriculturas intensiva, itinerante, sustentável e orgânica. A agricultura intensiva é focada em maximizar a produção em áreas menores por meio do uso intensivo de insumos como fertilizantes químicos, pesticidas, mecanização e irrigação. Utiliza técnicas modernas e sistemas de monocultura.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr2 - A qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. Continuei a explicar que região do Algarve, tem se desenvolvido em termos agrícolas de formas distintas ao longo dos anos, adaptando-se às suas características climáticas, recursos hídricos limitados e tendências do mercado em que os principais aspetos que marcam esse desenvolvimento agrícola são a Agricultura Tradicional e Cultivos Típicos, as Mudanças com a Agricultura Intensiva e Irrigada; a Agricultura de Exportação, os Desafios Ambientais e Sustentabilidade, o Turismo e Agricultura, a Agricultura Biológica e de Pequena Escala, e a Inovação Tecnológica.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr2 - A qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. De seguida identifiquei quatro equipamentos utilizados na atividade agrícola e eles são o Trator, a Ceifeira, a Plantadora e o Sistema de Irrigação por Gotejamento e depois expliquei a aplicabilidade desses quatro equipamentos utilizados na atividade agrícola. Estes equipamentos são aplicáveis a diferentes tipos de atividades agrícolas e contribuem significativamente para a eficiência, produtividade e sustentabilidade das operações no campo.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr2 - A qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. DContinuei relacionando o recurso às novas tecnologias agrícolas com o desenvolvimento desta atividade. As novas tecnologias agrícolas têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da atividade agrícola, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e produtividade. Essas tecnologias são: Agricultura de Precisão; Sistemas de Irrigação Inteligente; Drones e Sensores Aéreos; Máquinas Autónomas e Robôs Agrícolas; Biotecnologia e Melhoramento Genético e Software de Gestão Agrícola.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr2 - A qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. Identifiquei produtos químicos adequados a diferentes intervenções tais como os Herbicidas (Controle de ervas daninhas); os Inseticidas (Controle de pragas e insetos); Fungicidas (Controle de fungos e doenças); os Fertilizantes Químicos (Nutrição das plantas); e os Reguladores de Crescimento (Modulação do crescimento vegetal). Estes produtos químicos são ferramentas essenciais para intervenções específicas na agricultura, cada um com uma função distinta: controle de ervas daninhas, pragas, doenças, nutrição e regulação do crescimento. Seu uso deve ser cuidadosamente manejado, respeitando as doses recomendadas e as boas práticas agrícolas para minimizar impactos ambientais e garantir a segurança alimentar.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr3- Os diferentes papeis das instituições que trabalham no âmbito da administração, segurança e território. Em Portugal, a rede rodoviária nacional é regulada por várias instituições, cada uma com diferentes competências, poderes e campos de atuação. São elas Infraestruturas de Portugal (IP); Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR); IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes); Concessionárias de Autoestradas; Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) e Ministério das Infraestruturas. Estas instituições desempenham papéis interligados na gestão da rede rodoviária nacional. Enquanto a IP se centra na gestão física e estrutural das vias, a ANSR e a PSP/GNR fiscalizam o comportamento dos condutores e a segurança rodoviária. O IMT foca-se mais nos aspetos administrativos e de licenciamento, enquanto as concessionárias gerem e mantêm as autoestradas com cobrança de portagens, sempre sob supervisão das entidades públicas. Todos seguem as políticas definidas pelo Ministério das Infraestruturas, que funciona como órgão superior de coordenação e regulação.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr3- Os diferentes papeis das instituições que trabalham no âmbito da administração, segurança e território. Abordamos de seguida em que medida o desenvolvimento da rede rodoviária nacional provocou modificações na distribuição da população, na industrialização e na terciarização dos sistemas económicos do país. O desenvolvimento da rede rodoviária nacional em Portugal teve um impacto profundo na distribuição da população, na industrialização e na terciarização da economia, particularmente a partir das décadas de 1960 e 1970, quando o país começou a modernizar as suas infraestruturas rodoviárias. O desenvolvimento da rede rodoviária nacional em Portugal desempenhou um papel crucial na redistribuição da população, ao promover a urbanização e o crescimento suburbano, enquanto as regiões rurais enfrentaram declínios populacionais. Contribuiu também para a industrialização em novas zonas do país e para o crescimento acelerado do sector dos serviços, sobretudo nas áreas do turismo e do comércio. A melhoria das infraestruturas rodoviárias foi um fator estratégico para a modernização e competitividade da economia portuguesa.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr4 - As diferentes formas de mobilidade territorial (do local ao global), bem como a sua evolução. Desde a segunda metade do século XX, os fluxos migratórios que afetam Portugal têm sido caracterizados tanto por emigração de cidadãos portugueses para o exterior quanto pela imigração de estrangeiros para o país, ambos fenômenos que influenciaram e moldaram a sociedade portuguesa ao longo das décadas. A emigração portuguesa, especialmente intensa nas décadas de 1960 e 1970, foi motivada sobretudo por razões económicas e políticas. Durante o regime do Estado Novo e os anos da Guerra Colonial (1961-1974), muitos portugueses procuraram melhores condições de vida em países como a França, a Alemanha, a Suíça e os Estados Unidos, devido ao baixo crescimento económico e à falta de oportunidades em Portugal. Além disso, a Revolução dos Cravos em 1974, que pôs fim ao regime ditatorial, trouxe também incertezas iniciais que mantiveram o movimento emigratório ativo.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr4 - As diferentes formas de mobilidade territorial (do local ao global), bem como a sua evolução. Em paralelo, a partir dos anos 1980 e, especialmente, desde os anos 2000, Portugal tornou-se um destino atrativo para imigrantes, primeiro de países lusófonos como Brasil, Cabo Verde, Angola, e depois de outras regiões, incluindo Europa de Leste, Ásia e África. A necessidade de mão-de-obra em sectores como a construção, os serviços e a agricultura, especialmente em tempos de crescimento económico, impulsionou a imigração. Nos últimos anos, com a ascensão do turismo e a revitalização económica, a chegada de estrangeiros intensificou-se, incluindo não só trabalhadores, mas também reformados e empresários de vários países europeus, para além de um aumento de nómadas digitais atraídos pela qualidade de vida e pelo clima.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Dr4 - As diferentes formas de mobilidade territorial (do local ao global), bem como a sua evolução. Assistimos o filme Mulherzinhas (2019), de Greta Gerwig, que explora intensamente o tema da socialização através das relações familiares, das interações sociais e do desenvolvimento pessoal de cada uma das irmãs March. A história passa-se no século XIX, mas aborda questões universais sobre a forma como o ambiente familiar e as dinâmicas sociais moldam as aspirações, os comportamentos e os valores dos indivíduos.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC5 - DR1 / DR4 - Tecnologias da Informação e Comunicação
Durante as aulas fui assídua e pontal, participativa e empenhada nas minhas tarefas. Estive sempre disponível para cooperar com os meus colegas e professora. O trabalho de pesquisa foi extenso, muitas vezes foi difícil conseguir conjugar a informação que ia encontrando nos inúmeros sites na internet. Em alguns trabalhos acabei por adicionar alguns vídeos explicativos para tornar o trabalho mais prático. Sou capaz de perceber e entender como funciona a internet e os meios de comunicação. Tanto que faz parte do meu dia a dia profissional. Todos os tópicos abordados nos 4 domínios de referência, que falam dos variados meios de comunicação e como se processam, tanto a nível pessoal como também a nível profissional e na sociedade em geral. Mais uma vez adquiri mais conhecimentos sobre assuntos que já conhecia e consegui melhorar o meu desempenho nas ferramentas digitais
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC6 - DR1 / DR4 - URBANISMO E MOBILIDADE
Durante as aulas fui assídua e pontal, participativa e empenhada nas minhas tarefas. Estive sempre disponível para cooperar com os meus colegas e professora. O trabalho de pesquisa foi extenso, muitas vezes foi difícil conseguir conjugar a informação que ia encontrando nos inúmeros sites na internet. Em alguns trabalhos acabei por adicionar alguns vídeos explicativos para tornar o trabalho mais prático. Sou capaz de perceber e entender se constrói uma casa, como a tornar segura e cómoda. Compreendi as diferentes formas de mobilidade territorial. Todos os tópicos abordados nos 4 domínios de referência, que falam dos variados meios técnicos, científicos e e tecnológicos importantes na vida da sociedade. Mais uma vez adquiri mais conhecimentos sobre assuntos que já conhecia e consegui melhorar o meu desempenho nas ferramentas digitais.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR1 - Os Modelos de Urbanismo e Mobilidade Começamos por assistir ao filme “Joy: Um pequeno milagre” oferece um retrato poderoso e equilibrado de um marco científico que alterou profundamente as dinâmicas sociais e éticas no campo da reprodução humana. O filme centra-se no percurso de Robert Edwards, Patrick Steptoe e Jean Purdy, os pioneiros da fertilização in vitro (FIV), culminando com o nascimento de Louise Joy Brown, o primeiro "bebé-proveta" do mundo, em 1978. Joy celebra não só a ciência, mas também o espírito humano de perseverança e colaboração. O filme serve de homenagem àqueles que transformaram os desafios técnicos e sociais num avanço transformador para a humanidade.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR1 - Os Modelos de Urbanismo e Mobilidade De seguida elaborei uma apresentação digital no Genially em que abordei os seguintes temas: A matéria, átomos e moléculas. Os corpos simples e os corpos compostos. A constituição do átomo. As definições de Iões – Substâncias atómicas e substâncias moleculares. A organização dos seres vivos. A organização de um individuo: átomos e moléculas. Os organelos, as células, o tecido, os órgãos, o sistema e o indivíduo. A organização de um grupo de indivíduos. A espécie, população, comunidade, ecossistema e biomas. Depois falei das células. Os constituintes básicos das células, o que é o ADN e as alterações do material genético. De seguida foi abordado o individuo e a cultura como elementos da sociedade. Falei sobre a cultura e os elementos culturais (materiais/espirituais). Abordei de seguida as perspetivas sociológicas e psicológicas, os agentes de socialização, o estatuto e papel social, a diferença entre estatuto e papel social e a importância dos conceitos.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR2 - Processos e Métodos Científicos. Elaborei uma apresentação digital no Genially em que comecei por falar sobre o desenvolvimento do método científico é um marco na história da ciência e do pensamento humano, representando um conjunto de princípios e processos sistemáticos utilizados para investigar fenómenos, adquirir conhecimento e validar teorias. Evoluiu ao longo dos séculos, sendo moldado por diferentes culturas, épocas e avanços intelectuais. A evolução do método científico reflete o avanço da humanidade na procura de explicações racionais, fiáveis e sistemáticas sobre o mundo natural. Continua a ser adaptado e refinado para enfrentar novos desafios e expandir os limites do conhecimento. Depois expliquei o que é o método indutivo, o método dedutivo, o método hipotético dedutivo, o método dialético. De seguida expliquei o que é a teoria egocêntrica e a teoria heliocêntrica.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR3 - Ciências e Controvérsias Elaborei uma apresentação digital no Genially em que comecei por falar sobre o desenvolvimento do método científico é um marco na história da ciência e do pensamento humano, representando um conjunto de princípios e processos sistemáticos utilizados para investigar fenómenos, adquirir conhecimento e validar teorias. Evoluiu ao longo dos séculos, sendo moldado por diferentes culturas, épocas e avanços intelectuais. A evolução do método científico reflete o avanço da humanidade na procura de explicações racionais, fiáveis e sistemáticas sobre o mundo natural. Continua a ser adaptado e refinado para enfrentar novos desafios e expandir os limites do conhecimento. Depois expliquei o que é o método indutivo, o método dedutivo, o método hipotético dedutivo, o método dialético. De seguida expliquei o que é a teoria egocêntrica e a teoria heliocêntrica. Depois falei como preservar e recuperar o meio ambiente. O primeiro tema era a poluição. Poluição é a introdução de substâncias ou agentes, como produtos químicos, resíduos, ruídos, calor ou luz, no meio ambiente, de forma que causem impacto negativo na saúde humana, na biodiversidade e nos ecossistemas.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR3 - Ciências e Controvérsias Esses agentes podem ser naturais ou artificiais e, geralmente, são resultado de atividades humanas, como indústrias, agricultura, transporte e urbanização. A poluição compromete a qualidade de vida, acelera as mudanças climáticas e afeta o equilíbrio ecológico do planeta. Combater a poluição requer ações sustentáveis, regulamentações e a conscientização coletiva. Expliquei que o poluente é qualquer substância, composto químico, agente físico ou biológico que, quando introduzido no meio ambiente, provoca alterações prejudiciais à saúde humana, aos ecossistemas ou ao equilíbrio natural do planeta. Os poluentes podem ser de origem natural (como cinzas vulcânicas) ou antrópica (resultantes das atividades humanas, como gases industriais ou resíduos). Expliquei também que poluição aquática é causada pela introdução de substâncias nocivas em corpos d'água, como rios, lagos, mares e oceanos, prejudicando os ecossistemas, a saúde humana e o equilíbrio ambiental. Enumerei os principais poluentes aquáticos e as soluções e medidas de prevenção e quais as consequências destes poluentes.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR3 - Ciências e Controvérsias Falei sobre os tipos de resíduos que existem, a reutilização e reciclagem, o tratamento mecânico-biológico (TMB), a incineração, os aterros sanitários e a bio digestão. Expliquei que o tratamento de resíduos sólidos é essencial para minimizar os impactos ambientais, proteger a saúde pública e promover o uso sustentável de recursos. No entanto, essa prática apresenta tanto vantagens quanto desvantagens, que devem ser consideradas para garantir sua eficácia e viabilidade. Mencionei também as suas vantagens e desvantagens. Concluí que o tratamento de resíduos sólidos é fundamental para proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade. Contudo, é necessário equilibrar os benefícios e os desafios, adotando soluções economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente inclusivas. A integração de políticas públicas, educação ambiental e investimentos tecnológicos é essencial para maximizar as vantagens e minimizar as desvantagens desse processo.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR4 - Leis e Modelos Científicos. Comecei por explicar que a evolução biológica (unicelularidade e multicelularidade) é um processo contínuo que moldou a vida na Terra ao longo de bilhões de anos. Um dos marcos mais significativos foi a transição de organismos unicelulares para formas multicelulares, o que permitiu maior complexidade e diversidade na biosfera. Expliquei também que a evolução da unicelularidade para a multicelularidade foi um dos eventos mais importantes da história da vida, permitindo a diversificação e a ascensão de organismos complexos. Expliquei também que a hipótese autogénica é uma teoria sobre a origem das células eucarióticas, sugerindo que essas células evoluíram gradualmente a partir de uma única linhagem procariótica, sem envolvimento de fusões ou incorporações de outras células. Mencionei que a multicelularidade representou um salto evolutivo que permitiu maior complexidade, diversidade e adaptação ao meio ambiente. Graças a essa transição, a vida pôde se expandir para novos nichos e desenvolver organismos extraordinários, como plantas gigantes, animais velozes e seres humanos inteligentes.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR4 - Leis e Modelos Científicos. Sobre os mecanismos da evolução, expliquei que o fixismo é uma teoria biológica que defende que as espécies são imutáveis, ou seja, que não sofrem transformações ao longo do tempo. Segundo essa visão, os seres vivos foram criados tal como existem hoje e não passaram por processos evolutivos. E que os principais defensores do Fixismo eram: 🔹 Aristóteles (384–322 a.C.) – Propôs a ideia da "escala natural" (Scala Naturae), onde os seres vivos ocupam posições fixas, sem mudanças ao longo do tempo. 🔹 Carl Linnaeus (1707–1778) – Criador da classificação dos seres vivos (taxonomia), acreditava que as espécies foram criadas de forma fixa. 🔹 Georges Cuvier (1769–1832) – Embora aceitasse fósseis como evidência de espécies extintas, acreditava no catastrofismo, ou seja, que mudanças no mundo ocorriam por grandes eventos, sem evolução gradual.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR4 - Leis e Modelos Científicos. Continuei a explicar o declínio do Fixismo e a ascensão do Evolucionismo Com o avanço das ciências biológicas, o fixismo foi sendo substituído pelo evolucionismo, principalmente após as contribuições de: ✅ Charles Darwin (1859) – Com sua teoria da seleção natural, mostrou que as espécies mudam ao longo do tempo, se adaptando ao ambiente. ✅ Lamarck (1809) – Propôs que os organismos podiam se modificar e transmitir essas características aos descendentes. ✅ Descobertas Paleontológicas – Fósseis mostraram formas intermediárias de organismos, evidenciando mudanças evolutivas. ✅ Genética e Biologia Molecular – Estudos modernos confirmaram a variação genética e a evolução das espécies ao longo de milhões de anos. O fixismo foi uma teoria predominante por muitos séculos, mas foi superada pelas evidências científicas da evolução biológica. Atualmente, a biologia reconhece que todas as espécies são resultado de milhões de anos de mudanças e adaptações ao ambiente, contrariando a ideia de imutabilidade.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR4 - Leis e Modelos Científicos Continuei a explicar que o evolucionismo é a teoria científica que explica como as espécies se modificam ao longo do tempo através de processos naturais, como seleção natural, mutação e recombinação genética. Essa teoria se opõe ao fixismo, que defendia a imutabilidade dos seres vivos. Principais Ideias do Evolucionismo 1. As espécies mudam ao longo do tempo → Os organismos passam por transformações graduais, resultando no surgimento de novas espécies. 2. Os seres vivos descendem de um ancestral comum → A vida evoluiu a partir de formas mais simples para formas mais complexas. 3. A seleção natural impulsiona a evolução → Indivíduos com características vantajosas sobrevivem e se reproduzem mais. 4. A variação genética é essencial → Mutações e recombinações genéticas criam diversidade dentro das populações.
Sociedade,Tecnologia e Ciência
UC7 - DR1 / DR4 - SABERES FUNDAMENTAIS
DR4 - Leis e Modelos Científicos Continuei apresentando as principais Teorias Evolutivas: Lamarckismo (Jean-Baptiste de Lamarck, 1809) 🔹 Primeira teoria evolutiva formal. 🔹 Propôs que os organismos mudam ao longo da vida e transmitem essas mudanças aos descendentes (herança dos caracteres adquiridos). 🔹 Exemplo: Segundo Lamarck, as girafas desenvolveram pescoços longos porque esticavam para alcançar folhas altas. Darwinismo (Charles Darwin, 1859) 🔹 Baseado na seleção natural: • Os indivíduos com características vantajosas sobrevivem e deixam mais descendentes. • Os menos adaptados tendem a desaparecer. 🔹 Exemplo: Girafas de pescoço curto não conseguiam comida suficiente, então foram sendo eliminadas ao longo das gerações. ✅ Evidências: Fossilização, anatomia comparada, embriologia, genética.
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês
- Conteúdos Temáticos O Mundo Pessoal e Quotidiano Vivências e Convivências Padrões de Vida
- Conteúdos Gramaticais Artigos definidos e indefinidos Masculino e feminino dos nomes Singular e o plural dos nomes Pronomes interrogativos Determinantes possessivos Verbo to be, there to e have got Presente Simple dos verbos regulares e irregulares Present continuous
- Conteúdos Vocabulares Apresentação pessoal - Família - Casa -Rotina diária - Hobbies - Países / Nacionalidades - Compras / Locais de Compras -Outro vocabulário temático específico (de acordo com os temas abordados)
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês
Estratégias & Atividades
- Audição de textos.
- Leitura de textos com recurso adicional ao áudio.
- Exercícios de compreensão escrita/oral.
- Aplicação de estruturas gramaticais.
- Leitura silenciosa. Leitura dialogada.
- Diálogo formadora /aluno, aluno/formadora e aluno/aluno.
- “Roleplays” Apresentações orais.
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês
• Desenvolvi capacidades de interpretação e produção textual adequadas à tipologia de temas / textos estudados. • Usei apropriadamente a língua inglesa, revelando interiorização das suas regras e do seu funcionamento. • Usei adequadamente vocabulário no âmbito dos domínios estudados. • Utilizei a língua inglesa como língua de comunicação na sala de aula e em contexto de trabalho (quando aplicável). • Selecionei e geri a informação. Dominar estratégias de superação de dificuldades. • Utilizei estratégias conducentes à organização do próprio processo de aprendizagem.
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês - Continuação
Assistimos aos episódios de uma série de comédia para praticar o Inglês que se chama "Extr@".Depois concluimos os exercicios do Workbook sobre a série.
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês - Continuação
Exercícios fáceis para praticar conjugações verbais no passado, presente e futuro
Cultura, Língua e Comunicação - Inglês - Continuação