Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

VISUAL PRESENTATION

Bruna Lindeza Freches

Created on September 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Presentation

Smart Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Nature Presentation

Higher Education Presentation

Transcript

Marketing social

AEXP

Professora: Lúcia Lã

ana verissimo nº1BRUNA fRECHES Nº3 MARGARIDA MARQUES Nº15 APS 21

Índice

Causas

Introdução

Objetivos e importância de marketing social

Promotor de mudança

Os elementos do marketing social

Segmentos/público-alvo

Índice

Responsabilidade social: Estratégias

Estratégias

Responsabilidade social: Conceito

Conclusão

Responsabilidade social: Práticas

Introdução

Neste trabalho vamos abordar o tema conceitos de marketing social que consiste na preocupação das empresas pela responsabilidade social, de ações preventivas que minimizam problemas de classes sociais desfavorecidas, problemas humanitários, reflorestamento das florestas e recolha de fundos para ajuda humanitária. Os principais objetivos que abordamos foram a importância e os objetivos do marketing social, os elementos do marketing social e sua explicação, os elementos são as causas, o promotor da mudança, a escolha de segmentos-alvo e a estratégia da mudança. Também vamos abordar o conceito, as práticas e as estratégias da responsabilidade social.

Objetivos e importância de marketing social

Objetivos:

O marketing social tem como objetivo diminuir as desigualdades e problemas sociais, como carências da sociedade em relação à higiene, saúde pública, educação, habitação, problemas de transporte, nutrição e de trabalho.

Objetivos e importância de marketing social

Importância:

A importância do marketing social tem como objetivo incentivar as pessoas a se protegerem, encorajá-las para uma vida melhor. Por exemplo, o marketing social pode ser usado para combater doenças, criar consciência social, espalhar ideias, encorajar um comportamento seguro. O marketing social como estratégia de ação empresarial é visto como ferramenta de autoridade, transmite maturidade e modernidade, uma vez que trabalha na criação de conceitos inovadores voltados à cidadania e pode promover transformações em larga escala no setor em que a empresa se estabelece.

Os elementos do marketing social

Para estruturar uma campanha de marketing é necessário alguns elementos. São eles que vão orientar o passo a passo para a estratégia de marketing. Elementos importantes:

  • Causas;
  • Promotor da mudança;
  • Escolha de segmentos-alvo;
  • Estratégia da mudança.

Causas

  • Saúde;
  • Meio ambiente;
  • Combate à fome e à pobreza;
  • Situações emergenciais (catástrofes);
  • “Além da defesa dos direitos das crianças e idosos”;
  • Igualdade;
  • Projetos sociais.

Promotor de mudança

O promotor da mudança são as empresas. Segundo o marketing digital, agirá ativamente para solucionar ou pelo menos acalmar os problemas que impactam na causa selecionada. Contudo, é preciso que as campanhas de marketing social deixem claras que sua marca é uma das promotoras da mudança.

Segmentos/público-alvo

É necessário identificar públicos e os segmentos que deverão ser atingidos para a campanha. Com isso vai ser mais fácil de encontrar uma linguagem ideal. Quanto mais nos identificamos com uma causa, maior a probabilidade de contribuir para ela.

Estratégias

  • Montar um cronograma de ações concretas;
  • Escolher iniciativas ou projetos que serão apoiados;
  • Firmar parcerias com empresas, instituições ou personalidades alinhadas à causa;
  • Definir estratégias de divulgação e engajamento do público à campanha.

Responsabilidade Social:

Definição

Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e responsável pelo desenvolvimento social, ou seja, possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente ) e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários.”

Práticas

As práticas de responsabilidade social consistem em contribuir com o desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.Atualmente, as práticas que são mais bem aceites pela sociedade são o desenvolvimento de projetos voltados ao bem estar da sociedade, ações da educação, saúde e do ambiente.

Estratégias

  • Desenvolver o voluntariado empresarial: ao desenvolver um programa de voluntariado traz benefícios para a gestão da empresa tais como: colaboradores mais motivados e o desenvolvimento de competências e habilidades estratégias no grupo, como valorizar o outro, haver empatia e saber ouvir. O programa de voluntariado empresarial por ser para diversas finalidades, mas que tenha a ver com o negócio.
  • Estimular e realizar doações via Lei de Incêndio Fiscal: o incentivo fiscal permite que a empresa escolha como destinar uma parte dos impostos para projetos sociais.

Estratégias

  • Promover ações criativas de empenho social: no dia de hoje com a internet conseguimos fazer marketing social.
  • Repensar o impacto ambiental da empresa: a empresa que está preocupada com a responsabilidade social serve para promover o bem-estar e o equilíbrio não deve ser só para o público interno.
  • Realizar eventos sobre temáticas do segmento: a responsabilidade social precisa estar ter a ver com a empresa.

Conclusão

Neste trabalho podemos observar que o marketing social é uma boa ferramenta para a divulgação de assuntos que toda a sociedade se interessa, com o marketing social é possível incentivar as pessoas a se protegerem, encorajá-las para uma vida melhor. O marketing social tem como objetivo diminuir as desigualdades e problemas sociais da sociedade. Na elaboração de uma campanha de marketing social é necessário quatro elementos nos quais: Causas, Promotor da mudança, Escolha de segmentos-alvo, Estratégia da mudança.

Conclusão

As causas remetem para a saúde, combate à fome , meio ambiente e entre outros. Os promotores de mudança vão agir ativamente para solucionar ou acalmar os problemas que impactam na causa, contudo, é preciso que as campanhas de marketing social deixem claras que sua marca é uma das promotoras da mudança. Segmentos /público alvo tem de ser identificados para concretizar os objetivos da empresa. As estratégias para o marketing social é montar um cronograma de ações, escolher iniciativas ou projetos que serão apoiadas, escolher uma instituição ou empresa e definir a divulgação da campanha.

Conclusão

A responsabilidade social é quando as empresas, de forma voluntária, adotam comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, e dentro das responsabilidades sociais são definidos três elementos nos quais conceito, práticas e as estratégias . O conceito tem objetivo de conduzir os negócios da empresa que a torna parceira e responsável pelo desenvolvimento social, ou seja, possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes. As práticas de responsabilidade social consistem em contribuir com o desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.

Webgrafia

Shttps:///br/blog/marketing-social/ https:///o-que-e-marketing-social/ https:///blog/marketing-social/ https://neilpatel.com/br/blog/marketing-social/ https://www.bocc.ubi.pt/pag/michel-lampert-responsabilidade-social.pdf https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos72007/673.pdf https://blog.solides.com.br/acoes-de-responsabilidade-social/#:~:text=6%20a%C3%A7%C3%B5es%20de%20responsabilidade%20social%20para%20desenvolver%20na,Estimular%20a%20cocria%C3%A7%C3%A3o%20de%20projetos%20e%20campanhas%20