Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Teoria da cor e Modelo RGB
Filipa Dias Lopes
Created on September 25, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
Bases sobre a teoria das cores aplicada aos sistemas digitais
Trabalho elaborado para a disciplina de API por: Filipa Lopes nº8 e Matilde Pereira nº11, 12ºA CT
Start
SISTEMAS DIGITAIS
Um sistema digital é uma combinação de dispositivos interconectados que servem para manipular informação lógica ou quantidades físicas de informação que são representadas em formato digital.
TEORIA DA COR
A teoria das cores é um conceito que estuda as cores sob diferentes perspetivas, analisando a maneira como as tonalidades são interpretadas pelo cérebro. Esta teoria permite entender como a cor afeta o comportamento humano, e quais são as sensações que cada tonalidade é capaz de provocar nas pessoas.
Um dos principais conceitos da Teoria da Cor é o círculo cromático/roda das cores. O círculo cromático é a representação simplificada das 12 cores que o olho humano é capaz de perceber e reconhecer. As mesmas estão dispostas de tal forma a que as cores opostas fiquem frente a frente e as cores complementares, próximas umas das outras.
1.
De acordo com este tipo de estudo de cores, a cada uma das mesmas podem ser atribuídas diferentes propriedades, tais como:
MATIZ: também chamado de "croma", refere-se à própria cor.
2.
LUMINOSIDADE: refere-se à quantidade de luz presente na cor, ou seja, se ela é mais clara ou escura, o que equivale a dizer se está mais próxima do preto ou do branco.
3.
SATURAÇÃO: refere-se à pureza da cor, ou seja, à concentração de cinza presente na mesma num determinado momento.
MODELOS ADITIVOS E SUBTRATIVOS
SUBTRATIVO
aditivos
No modelo subtrativo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos. Assim, a cor de um objecto corresponde à luz refletida por ele.
No modelo aditivo, é explicada a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida. A ausência de luz ou de cor , neste modelo, origina a cor preta. A mistura de cores como o vermelho, o verde e o azul gera outras cores e a junção destas todas imite a cor branca.
MODELO RGB
Resolução e Tamanho, no Modelo RGB
A resolução da imagem pode ser definida pela quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de pixéis por linha e coluna ou por polegada, ppi (pixéis per inch). Quanto maior for a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.
Profundidade e indexação da cor
indexação
Profundidade
A profundidade da cor indica a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap; este valor é conhecido por bits por pixel (bpp). Quanto maior a profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível. A profundidade da cor das imagens varia com o número de cores presentes nas mesmas.
PALETA DE CORES
Uma paleta de cores é a designação utilizada para qualquer subconjunto de cores do total suportado pelo sistema gráfico do computador. As mesmas são codificadas, por números hexadecimais, como 1,2,3,4,5,6,7,8,9,a,b,c,d,e,f e esses mesmos códigos são como uma mistura das cores RGB (Red – Vermelho, Green – Verde, Blue – Azul). Para escrever uma cor codificada, usa-se # antes do código, e o código coloca-se dentro de aspas, por exemplo, “#550000”.
Complementaridade das cores
Uma cor complementar de uma determinada cor primária é a cor que se encontra quando é efetuada uma rotação de 180 graus num anel de cor. No modelo RGB, estas cores complementares são também chamadas cores secundárias ou cores primárias de impressão.
webgrafia
https://blog.grafittiartes.com.br/conceitos-basicos-da-teoria-das-cores/
http://esam-ai-12h.blogspot.com/2011/02/resolucao-e-profundidade.html
https://celke.com.br/artigo/tabela-de-cores-html-nome-hexadecimal-rgb
O modelo de cores RGB é um exemplo de um modelo aditivo. O mesmo recebe este nome por causa de suas cores primárias: vermelho, verde e azul ( Red , Green , Blue , em inglês), que são combinadas de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. Este sistema é usado na maioria das televisões, monitores de computador , projetores de vídeo, etc.
A indexação de cor consiste em representar as cores dos pixéis por meio de uma tabela. As cores desta tabela são conhecidas como cores indexadas, porque estão caracterizadas pelos números de índice que são usados pelo computador para identificar cada cor. Basicamente, uma imagem de cor indexada cria uma tabela que define um número de cores predefinidas e cada pixel é definido por um índice de cor dessa tabela.