Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Sistemas Digitais
David Valente
Created on September 21, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
Sistemas Digitais
David Valente 1ºP TGEI Nº2441 Sónia Gonçalves
Start
Objetivos
Neste trabalho, vamos falar sobre os Sistemas digitais, isso inclui:
- Dados Digitais / Sistemas Digitais;
- Sinal Digital / Sinal Analógico;
- Conversor Digital - Analógico e Analógico - Digital;
- Dados Analógicos / Sistemas Analógicos;
- Diferentes tipos de Sistemas de Numeração: Decimal, Binário, Octal, Hexadecimal;
- O que é um Circuito Digital/ Circuito Lógico?
- Onde se encontram os circuitos digitais/ circuitos lógicos?
- O que é um sistema binário e lógica binária?
- Explica o que são Operadores Lógicos/ Porta Lógica e dá alguns exemplos.
- O que é um Datasheet e para que serve?
Índice
Dados Digitais / Sistemas Digitais
Dados Analógicos / Sistemas Analógicos
Sinal Digital
Sinal Analógico
DAC e ADC (Conversores)
Sistemas de Numeração
Circuito Digital/ Circuito Lógico
Lógica Binária
Circuitos Lógicos/Porta Lógica
O que é um Datasheet?
Dados Digitais / Sistemas Digitais
Dados digitais, na teoria da informação e nos sistemas de informação, são informações representadas como uma cadeia de símbolos discretos, cada um dos quais pode assumir um de apenas um número finito de valores de algum alfabeto, como letras ou dígitos.
+ informação
Dados Analógicos / Sistemas Analógicos
Os dados analógicos são transmitidos por um sinal analógico, que não apenas assume valores contínuos, mas também pode variar continuamente com o tempo, uma função contínua de valor real do tempo. Um exemplo é a variação da pressão atmosférica em uma onda sonora.
Sinal Digital
Sinal Digital é uma sequência discreta (descontínua) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.
Sinal Analógico
Sinal analógico é o nome popularmente dado, na língua portuguesa, a sinais analógicos provenientes de dispositivos que os contêm. Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal. Um velocímetro analógico de ponteiro, um termômetro analógico de mercúrio e uma balança analógica de mola são exemplos de dispositivos que contêm sinais analógicos.
Conversor Digital - Analógico
- Um conversor digital-analógico (DAC) converte sinais digitais em sinais analógicos, permitindo que dispositivos digitais, como computadores, reproduzam áudio ou controlem dispositivos analógicos, como alto-falantes.
Conversor Analógico - Digital
Sistemas de Numeração
3. Sistema Octal (Base 8):
- O sistema octal utiliza oito dígitos diferentes, de 0 a 7.
- Cada posição em um número octal representa uma potência de 8.
- Foi amplamente usado em sistemas de computação antigos.
- O sistema hexadecimal é usado em programação e computação para representar números binários de forma mais compacta.
- Ele utiliza 16 dígitos, de 0 a 9 e de A a F (representando 10 a 15).
- Cada posição em um número hexadecimal representa uma potência de 16.Exemplo: O número hexadecimal 1A3 é representado como 1 * 16^2 + 10 * 16^1 + 3 * 16^0, que é igual a 419 em decimal.
1. Sistema Decimal (Base 10):
- O sistema decimal é o sistema numérico mais comumente usado no dia a dia.
- Ele é baseado em 10 dígitos diferentes, de 0 a 9.
- Cada posição em um número decimal representa uma potência de 10.
- O sistema binário é usado em computadores e eletrônica digital.
- Ele utiliza apenas dois dígitos, 0 e 1.
- Cada posição em um número binário representa uma potência de 2.
Circuito Digital/ Circuito Lógico
Os circuitos digitais ou circuitos lógicos são definidos como circuitos eletrônicos que empregam a utilização de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente (ou tensão) para definir a representação de valores binários.Circuitos lógicos baseiam seu funcionamento na lógica binária, que consiste no fato de que toda informação deve ser expressa na forma de dois dígitos (tanto armazenada, como processada), sendo tais dígitos 0 (zero) ou 1 (um). A partir disto surge a nomeação “digital” (dois dígitos).
+ informação
Lógica Binária
Na programação de computadores, a lógica binária, ou bitwise operation opera em um ou mais padrões de bits ou números binários no nível de seus bits individuais. É uma ação rápida e simples, diretamente suportada pelo processador, e é usada para manipular valores para comparações e cálculos. Em processadores simples de baixo custo, normalmente, as operações bit a bit são substancialmente mais rápidas que a divisão, várias vezes mais rápidas que a multiplicação e algumas vezes significativamente mais rápidas que a adição. [Esclarecimentos necessários] Enquanto os processadores modernos geralmente executam adição e multiplicação tão rápido quanto as operações bit a bit devido a Com seus pipelines de instruções mais longos e outras opções de design de arquitetura, as operações bit a bit geralmente usam menos energia devido ao uso reduzido de recursos.
Circuitos Lógicos/Porta Lógica
Portas ou circuitos lógicos são dispositivos que operam e trabalham com um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". As situações "Verdade" e "Falso" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
+ informação
O que é um Datasheet?
Um datasheet, folha de dados ou folha de especificações é um documento que resume o desempenho e outras características técnicas de um produto, máquina, componente (por exemplo, um componente eletrônico), material, subsistema (por exemplo, fonte de alimentação) ou software em detalhe suficiente para que possa ser usado por um engenheiro de projeto para integrar o componente em um sistema. Normalmente, uma folha de dados é criada pelo fabricante do componente/subsistema/software e começa com uma página introdutória descrevendo o restante do documento, seguida por listagens de características específicas, com informações adicionais sobre a conectividade dos dispositivos. Nos casos em que há código-fonte relevante a ser incluído, geralmente é anexado próximo ao final do documento ou separado em outro arquivo.
Bibliografia e Conclusão
Bibliografia
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Dados_digitais
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_anal%C3%B3gico
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_digital
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_digital-anal%C3%B3gico
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_digital
- https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_bin%C3%A1ria
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Operador_l%C3%B3gico
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o_bin%C3%A1rio
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Porta_l%C3%B3gica
- https://blog.eletrogate.com/introducao-as-portas-logicas/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Datasheet
- https://cromatek.com.br/a-importancia-de-um-datasheet-completo/
Conclusão
Neste trabalho pude aprender mais sobre os sistemas digitais.
Para que serve?
O Datasheet foi criado com propósito de reunir dados e ou especificações de um determinado produto, em um único documento. Algumas características desse documento são o fornecimento de informações do desempenho e técnicas deste item. Ele deve ser completo com todos esses dados do item.
Exemplos
Porta AND Este dispositivo gera um sinal de saída em nível alto quando ambos os sinais de entrada estão em nível alto. Caso contrário, a saída terá nível lógico baixo. Porta NAND Esta porta é análoga a uma porta AND seguida de uma porta NOT. Apresenta a operação inversa da porta AND. Ou seja, sua saída fica em nível lógico alto quando ao menos uma de suas entradas está em nível baixo. Além destes dois exemplos também temos: AND, NOT, NAND, OR, NOR, XOR, XNOR.
Conversor Analógico - Digital
- Um conversor analógico-digital (ADC) faz o oposto, convertendo sinais analógicos em formatos digitais para que dispositivos digitais possam processá-los, como medir a temperatura com um sensor e transmitir os dados a um computador.
Onde se encontram?
Os circuitos lógicos são encontrados em uma variedade de dispositivos eletrónicos e sistemas, incluindo computadores, smartphones, eletrónicos de consumo, automóveis, sistemas de automação, eletrónicos embarcados, redes de comunicação e na indústria de semicondutores. Eles são essenciais para o processamento de informações e o controle de sistemas com base em regras lógicas.
+ informação
Dados digitais podem ser contrastados com dados analógicos, que são representados por um valor de uma faixa contínua de números reais. A palavra digital vem da mesma fonte das palavras digit e digitus (latim para dedo), pois os dedos são frequentemente usados para contar.
Sistema Binário
O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).[1][2]Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário.[3] Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booliana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble.