Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Movimento de imagem
Ivo Peixoto
Created on September 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
View
Journey Map
View
Versus Character
View
Akihabara Connectors Infographic Mobile
View
Mobile mockup infographic
Transcript
Movimento de imagem
Uma película, filme, é uma história transmitida com imagens em movimento. É produzido pela gravação de imagens fotográficas com câmeras ou através da criação de imagens usando animação técnicas ou efeitos visuais . O processo de produção de filmes tornou-se uma arte e também uma indústria.
Thaumatrópio
Inventado em 1824, por Peter Mark Roget, funciona da seguinte maneira. Um disco de cartão com uma imagem em cada lado é preso a dois pedaços de barbante. Quando as cordas são torcidas rapidamente entre os dedos as imagens dos dois lados parecem se combinar em umas graças aos princípios da persistência da visão. Por exemplo, se for desenhado num lado do disco uma gaiola e no outro um passarinho, ao rodar o fio esticado as duas imagens fundem-se dando a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola.
Zootropo
O zootropo ou zootrópio, é uma máquina criada em 1834 por William George Horner, composta por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente. Era basicamente uma variante cilíndrica de um fenacistoscópio.
Praxinoscópio
O Praxinoscópio é um aparelho que projeta em uma tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). Derivado do Zootropo, no local das fendas eram colocados espelhos que impossibilitavam a visualização direta, dando uma impressão cintilante nos desenhos.
Zoopraxiscópio
Inventado por Eadweard Muybridge (1830 -1904), zoopraxiscópio não capturava imagens, apenas os exibia de forma animada. Girando-se uma manivela, onde um pequeno disco, tal qual o fenaquistoscópio, gira intercalando fotografias do mesmo objeto, em posições diferentes. O dispositivo servia para projetar as imagens para estudo do movimento.
Cinematógrafo
O cinematógrafo é considerado geralmente como um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière do cinetoscópio de Thomas Edison. Terá, no entanto, sido inventado pelo francês Léon Bouly em 1893. Bouly teria perdido a patente por não conseguir meios de pagá-la, tendo sido a criação de novo registrada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895. Na descrição dos próprios inventores, tal aparelho permitia registrar uma série de instantâneos fixos, em (fotogramas), criando a ilusão do movimento que, durante um certo tempo, ocorre diante de uma lente fotográfica, e depois reproduzir esse movimento, projetando as imagens animadas sobre um anteparo em uma tela ou mesmo numa parede.
William Kennedy -Laurie Dickson, foi um inventor escocês que criou uma câmera cinematográfica pioneira enquanto trabalhava para Thomas Edison. William nasceu em 3 de agosto de 1860 em Le Minihic-sur-Rance, na Bretanha, França. William Dickson, inventou a primeira película de celulóide destinada especificamente para esta aplicação. Ele cortou uma filme em rolo convencional, que na época era de 70 mm de largura, e perfurou as laterais das tiras 35 mm resultantes, criando assim o padrão de filme de 35 mm até hoje em uso em cinema e fotografia. Em seguida William Dickson e sua equipe, do laboratório de Edison, trabalharam por vários anos no desenvolvimento do Cinetoscópio. O primeiro protótipo foi apresentado em maio de 1891. William Dickson foi a primeira pessoa a fazer um filme para que o Papa, e teve sua câmera benzida por Leão XIII. Passado alguns anos, William Dickson formou sua própria companhia, que produziu o mutoscópio, uma forma de máquina de peep show a manivela. Estas máquinas produziam imagens em movimento, por meio de um tambor rotativo com cartões de ilustrações, semelhante em conceito aos filoscópios.
Cinetógrafo
O Cinetógrafo é um antepassado da máquina de filmar. Inventado por Thomas Edison em 1888. O processo filmográfico consistia essencialmente em duas etapas: após o registro das imagens ser feito pelo cinetógrafo, a sequência de imagens era então visualizada através de um óculo dentro de um caixote de madeira. Esse segundo dispositivo era o denominado cinetoscópio ou cinescópio.Provavelmente por andar distraído com os lucros de seus inventos, Edison atrasou-se na exploração das imagens animadas. Os irmãos Lumière, franceses, inventaram o cinematógrafo em 1895
Fenacistoscópio
Fenacistoscópio, do grego espectador ilusório, é um dispositivo inventado por Joseph Plateau para demonstrar a sua teoria da persistência na retina em 1829. Consiste em vários desenhos de um mesmo objeto, em posições ligeiramente diferentes, distribuídos por uma placa circular lisa. Quando essa placa gira em frente a um espelho, cria-se a ilusão de uma imagem em movimento. Usa-se da segunte maneira: para ver como apresentam vida os personagens desenhados no disco, deve-se fazê-lo girar frente a um espelho, enquanto se observa por uma das ranhuras.