Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Discriminação
Francisca
Created on September 19, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Modern Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
Descriminação
Contextualize your topic
Índice
definição
tipos
causas
consequências
quais os caminhos para combater a discriminação na sociedade?
Definição
Discriminação é o ato de fazer distinções injustas ou preconceituosas entre pessoas com base em grupos, classes ou outras categorias às quais elas pertencem ou parecem pertencer, como raça, gênero, idade ou orientação sexual.
Tipos
- discriminação de nacionalidade e cultura
- discriminação racial
- discriminação de género
- discriminação de religião
- discriminação de orientação sexual
Causas
As causas da discriminação não são fáceis de identificar. Muitos podem ser herdados de gerações anteriores , inscritos na cultura local como algum tipo de inimizade ancestral ou rejeição histórica. Em outros casos, residem em experiências pessoais negativas , que em vez de serem resolvidas permanecem e são transmitidas na forma de preconceito. Seja como for, a generalização de uma má experiência ou o preconceito gratuito para com os outros são pouco mais do que formas agressivas de ignorância, porque em vez de se permitir conhecer o outro e aprender com ele, ele é rejeitado de antemão.
Consequências
As consequências mais óbvias da discriminação são a dor, o aborrecimento, a raiva por parte da pessoa que sofre a injustiça . Isso pode não parecer muito, mas no longo prazo, as atitudes discriminatórias engendram sua contraparte, voltando como um bumerangue contra aqueles que as praticam. Em alguns casos, as pessoas discriminadas tendem a se ressentir e lembrar quem as discriminou, e podem, por sua vez, passar para o papel de discriminador na vingança, perpetuando assim o ciclo prejudicial da discriminação.
Quais os caminhos para combater a discriminação na sociedade?
Essa empreitada passa pela superação de uma cultura colonial que levou à desumanização de grupos populacionais, como negros e indígenas, argumenta Sotto Maior Neto. "Por isso a importância da legislação que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na escola", defende. Leite também sinaliza que o combate à discriminação passa essencialmente pela educação. Contudo, ressalta, é preciso desenvolver um trabalho com diferentes gerações, não apenas com os mais jovens. "Temos que cuidar também dos adultos a partir de campanhas de conscientização, grupos de discussão, para que todos aprendam a ter mais empatia. Essa geração mais antiga teve uma formação racista, mas precisa evoluir, estar disposta a superar isso", propõe.