Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ECOLOGIA

otiliaalmeida869

Created on August 9, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

quiz

Ecologia

Começar

Pergunta 1/25

Aproximadamente quantas árvores são usadas todos os dias apenas para a produção de papel higiénico?

7 000

700

17 000

27 000

A indústria do papel é uma das maiores emissoras de carbono do mundo e responsável por 40% da desflorestação mundial. No Ocidente, cada pessoa usa, em média, entre 125 e 140 rolos de papel higiénico por ano, o que totaliza cerca de 13 quilos de papel. A indústria do papel é também uma das que utiliza mais água, com uma simples folha A4 a requerer cerca de 13 litros de água.

seguinte

Pergunta 2/25

Quantos anos demora o vidro a degradar-se totalmente?

40

400

4 000

Além de ser um material considerado não biodegradável, o vido causa riscos ambientais, podendo ser ingerido por animais e lesioná-los ou causar incêndios, ao concentrar a luz do sol. A grande vantagem do vidro é que é completamente reutilizável e reciclável, o que significa que embalagens devolvidas inteiras à fábrica podem ser reutilizadas e embalagens danificadas podem ser usadas para o fabrico de novo vidro.

seguinte

Pergunta 3/25

Qual é a maior estrutura do planeta construída exclusivamente por organismos vivos?

Anel de fogo

Triângulo das Bermudas

Grande Barreira de Coral

Fossa das Marianas

A Grande Barreira de Coral estende-se por 2300 quilómetros e é composta por cerca de 900 ilhas ligadas por cerca de 2900 estruturas individuais de coral. Situa-se no Mar de Coral, ao largo de Queensland, na Austrália. É visível do Espaço, ocupando cerca de 344 400 metros quadrados, estando classificada como Património Mundial. Está inserida numa reserva natural que pretende proteger a enorme biodiversidade nela albergada. O aquecimento global é atualmente a maior ameaça à Grande Barreira, uma vez que a subida de temperatura das águas causa um fenómeno conhecido como branqueamento do coral. Em 2020, calculava-se que metade do coral se teria perdido para este fenómeno desde 1995.

seguinte

Pergunta 4/25

Genericamente, como se chamam as florestas quentes e húmidas das regiões tropicais?

Tundra

Florestas chuvosas

Taiga

Pantanal

Situadas na chamada zona equatorial ou tropical, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, as florestas chuvosas desenvolvem-se em áreas que normalmente têm apenas duas estações seca e a monção, ou estação das chuvas. Pela dinâmica criada pela própria floresta, nas zonas onde ela existe,
a estação seca é quase inexistente, chovendo praticamente todo o ano, com maior concentração na altura da monção. Além da Amazónia, a maior e mais conhecida das florestas tropicais chuvosas, encontramos este tipo de floresta também em África , abaixo do Sara entre os Camarões e o Congo, e na Ásia, em países como as Filipinas, Myanmar, Papua-Nova Guiné e Sri Lanka. Pensa-se que 40 a 75% de todas as espécies bióticas sejam
indígenas das florestas chuvosas, fazendo delas a maior reserva de biodiversidade do planeta.

seguinte

Pergunta 5/25

Como são popularmente conhecidas as plantas que vivem em regiões muito secas com folhas reduzidas a espinhos e grande capacidade de armazenar água?

Nenúfares

Catos

Fungos

Leguminosas

Os catos são plantas que se adaptaram a alguns dos ambientes mais secos da Terra. Existem cerca de 1750 espécies diferentes, todas originárias da América do Sul, com a exceção de uma que se desenvolve indigenamente também em África. Os catos são normalmente plantas suculentas, o que significa que desenvolveram partes carnudas que permitem o armazenamento de água.

seguinte

Pergunta 6/25

Qual é o único continente que não tem erva?

África

Austrália

América do Sul

Antártida

Com 98% da sua superfície coberta de gelo, é um dos lugares mais secos (pela ausência de chuva), frios e ventosos do planeta. Não existe praticamente qualquer tipo de vegetação na Antártica e não tem ocupação humana, à exceção da Estação Científica. Apesar disso, o papel ecológico da Antártida é fundamental, com 70% da água doce do planeta presa na sua massa de gelo. A radiação do Sol é refletida por essa messa de gelo, ajudando a que o planeta não sobreaqueça.

seguinte

Pergunta 7/25

Atualmente proibidos, onde se encontravam os CFC, gases muito prejudiciais à camada de ozono?

Gás natural

Água

Produtos em spray

Escapes de automóveis

CFC designa um tipo de compostos químicos designados por clorofluorcarbonetos. O seu uso e desenvolvimento começou no fim do século XIX, principalmente em produtos extintores de fogo. Ao longo do tempo, diferentes CFC foram sendo aplicados com vários propósitos industriais, desde a aviação a refrigerantes e produtos em spray. Em 1974, Serry Rowland e Mário Molina publicaram o primeiro estudo científico que estabelecia a ligação entre os CFC presente na atmosfera e a degradação da camada de ozono. Em 1987, é assinado o Tratado de Montreal entre 198 países, limitando o uso de CFC e estabelecendo o compromisso de os substituir completamente até ao final do século XX. Este tratado levou a que, atualmente, o uso de CFC seja altamente residual, se não completamente inexistente, a nível industrial.

seguinte

Pergunta 8/25

Depois dos combustíveis fósseis, qual é a indústria que mais polui?

Tecnologia

Transportes

Vestuário

Agropecuária

A indústria dos transportes é responsável por pelo menos 30% das emissões de gases de estufa, sendo essa percentagem maior nalgumas regiões do mundo, chegando quase aos 45%. Os motores de combustão interna, que queimam combustíveis fósseis, emitem, entre outros, monóxido de carbono, que não só
contribuí largamente para o efeito de estufa como tem consequências nefastas na saúde humana. Devido ao tipo de combustão, a poluição sonora também é um problema, afetando não só as populações que residem em meio urbano, mas também o meio natural e a sua fauna.

seguinte

Pergunta 9/25

Quais sãos as árvores que vivem mais tempo?

De bordo

De folha caduca

Aesculus

Coníferas

As coníferas são a família de plantas mais largamente disseminada no planeta, estando na base da maior parte da área de floresta fora das florestas tropicais, e são, a seguir ao oceano, a maior fonte natural de armazenamento de carbono. Incluem espécies como o pinheiro, o abeto, o cedro, o larício, o zimbro, o teixo e a sequoia. São a família de árvores dominante em toda a floresta do hemisfério norte e a principal fonte de madeira e papel. A maior parte das espécies incluídas nesta família são de folhagem perene e, salvo raras exceções, as suas folhas são estreitas e finas, podendo mesmo parecer agulhas.

seguinte

Pergunta 10/25

Qual é a melhor maneira de impedir que os animais selvagens sejam atropelados?

Avisos da presença de vida selvagem

Vedações

Túneis e pontes ecológicas

Iluminação especial

À medida que a ocupação humana penetra os habitats naturais, a incidência de animais selvagens e atravessar as estradas aumenta substancialmente, o que não só é perigoso para os animais, mas também para os condutores, que têm acidentes graves quando se tentam desviar ou quando embatem em animais de grande porte. Par
minimizar essas incidências, os engenheiros constroem túneis de passagem por baixo das estradas ou pontes ecológicas, cobertas com vegetação nativa, para encorajar a sua utilização por parte dos animais. Só no Arizona, desde o ano 2000, registou-se uma queda de 90% de acidentes com animais em estrada, desde a construção de 20 zonas diferentes de passagem para a vida selvagem.

seguinte

Pergunta 11/25

Como se chama uma espécie sem a qual todo o ecossistema pode colapsar?

Espécie basilar

Espécie-chave

Espécie fundamental

Espécie alfa

O conceito de espécie-chave foi introduzido em 1969 pelo Zoólogo Robert T. Paine, depois de estudar os efeitos do desaparecimento das estrelas-do-mar de determinada zona costeira. Uma espécie-chave é fundamental para a manutenção do seu ecossistema, criando as condições
de equilíbrio entre espécies animais e vegetais. O número de indivíduos da espécie não precisa de ser muito grande e pode situa-se em qualquer ponto da cadeia alimentar. Um exemplo conhecido é o do lobo, um predador de topo, cujo desaparecimento em certas áreas levou a uma explosão do número de herbívoros
e pôs em perigo algumas zonas florestais.

seguinte

Pergunta 12/25

Como se chama o circuito do carbono num ecossistema?

Dióxido de carbono

Carbono 14

Ciclo do carbono

Cadeia de carbono

O ciclo do carbono determina a forma como o carbono é naturalmente armazenado, sobretudo através do processo de fotossíntese das plantas e nos oceanos, e a forma como pode ser libertado quando os organismos vivos morrem, ou quando há fogos naturais. A intervenção humana está a provocar grandes alterações neste ciclo natural através da combustão de combustíveis fósseis, que libertam grandes quantidades de carbono para a atmosfera e alteram o equilíbrio gasoso da mesma e a sua consequente capacidade de gerir a radiação solar, levando ao aquecimento global.

seguinte

Pergunta 13/25

Como se classifica uma espécie estrangeira que ocupa o espaço de uma espécie nativa?

Predadora

Destruidora

Consomidora

Invasora

A maior parte dos ecossistemas estabeleceu-se pela coevolução das espécies vegetais e animais ali presentes. O equilíbrio do ecossistema é mantido pelo constante jogo de competição entre as forças e vulnerabilidades das diferentes espécies. Uma espécie invasora é uma espécie externa ao ecossistema que possui características tais que a levam a superar as espécies nativas e a suplantá-las, causando desequilíbrios profundos no ecossistema. A introdução de espécies invasoras pode ocorrer de forma acidental ou de forma propositada, mas quase sempre acontece por intervenção humana.

seguinte

Pergunta 14/25

Como se classifica a variedade de espécies presentes num ecossistema?

Biodiversidade

Multiespécies

Biopresença

Biocombustível

A biodiversidade é essencial para a saúde do planeta tal como o conhecemos, garantido, entre outras coisas, o equilíbrio das cadeias alimentares, diminuindo riscos de erosão, ajudando a manter a temperatura global, melhorando a qualidade do ar e da água, prevenindo a disseminação de doenças e animais venenosos, etc. Atualmente, mais de 1 em 8 milhões de espécies de animais e plantas estão em risco de extinção numa taxa sem precedentes. Os sistemas industriais de alimentação humana parecem ser o principal perigo à biodiversidade. Acredita-se que mais de 90% das reservas naturais de peixe e outros pescados já foram destruídas e pelo menos 24 mil a 28 mil espécies estão identificadas como em vias de extinção por causa da agricultura.

seguinte

Pergunta 15/25

De que tipo de radiação nos protege a camada de ozono?

Infravermelha

Gama

Ultravioleta

Raios X

A camada de ozono na estratosfera absorve uma parte considerável da radiação solar, impedindo-a de chegar à superfície do planeta - incluindo um tipo de luz ultravioleta que é prejudicial, podendo criar cancros de pele, cataratas, afetar colheitas e a vida marinha. A maior parte do ozono atmosférico concentra-se estratosfera, entre 15 a 30 quilómetros de altitude.

seguinte

Pergunta 16/25

Como se classificam os animais que extraem a maioria dos seus nutrientes da fruta?

Carnívoros

Omnívoros

Vegetarianos

Frugívoros

Embora as dietas de muitos animais incluam fruta, existem animais para quem a totalidade ou a maioria da sua alimentação consiste em fruta. Entre estes encontram-se várias espécies de morcegos, pássaros e peixes. Acredita-se que os animais frugívoros evoluíram a partir de relações simbióticas com as plantas - os animais alimentam-se, mas ajudam as plantas a propagarem-se, dispersando as suas sementes, por exemplo, através das fezes, Muitos cientistas acreditam que estes processos foram essenciais para a diversificação das plantas no Período Cretáceo.

seguinte

Pergunta 17/25

Quando o pH dos oceanos desce, estamos perante uma...

Acidificação

Dessalinização

Restruturação

Pressurização

Nos últimos duzentos anos, desde a Revolução Industrial, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera levou a que o índice de pH da superfície dos oceanos tenha caído em 0,1 unidade de pH. Como a escala pH de acidez é logarítmica, esta mudança, na realidade, representa um crescimento de 30% na acidificação dos oceanos, já com impacto nas espécies marinhas, em particular em organismos como as ostras ou os corais, cujos esqueletos e conchas se criam a partir da combinação do cálcio e do carbono na água do mar. A acidificação diminui a quantidade de iões de carbono disponíveis para combinar com o cálcio e se for suficientemente alta, as conchas e os esqueletos começarão a dissolver-se.

seguinte

Pergunta 18/25

Quando duas espécies interagem de forma benéfica para ambas, estamos perante que fenómeno?

Associativismo

Socialismo

Mutualismo

Mimetismo

O mutualismo é um tipo de relação simbiótica que todas as espécies envolvidas beneficiam das suas interações. Embora o mutualismo seja muito complexo, pode dividir-se em relações e total dependência entre as espécies (mutualismo obrigatório), ou uma dependência que não é total (mutualismo facultativo). Certas espécies de morcego, por exemplo, consomem apenas um tipo de fruta, que se propaga apenas através das interações com os morcegos. Além de mútuas, as relações simbióticas entre espécies também podem ser parasíticas (em que uma espécie beneficia e outra é prejudicada) ou comensalista (em que uma espécie beneficia e a outra não, mas também não é prejudicial).

seguinte

Pergunta 19/25

Como se chamam as longas viagens que algumas aves fazem para fugir ao frio do inverno?

Migrações

Transumâncias

Fugas

Hibernações

As migrações das aves acontecem primariamente de modo que estas possam sair de áreas com poucos recursos para outras com melhores recursos, como ninhos e comida, em diversas alturas do ano. As aves que nidificam no hemisfério norte irão migar para sul no inverno, quando as populações de insetos no Norte diminuem. Embora as migrações de
curta distância se possam ligar à busca de comida, as migrações de longa distância evoluíram ao longo de milhares de anos e estão ligadas, pelo menos parcialmente, à genética das próprias aves, às condições atmosféricas, á geografia, ao tamanho dos dias, etc.

seguinte

Pergunta 20/25

Como se chama o recipiente onde devemos colocar as pilhas usadas?

Vidrão

Eletrão

Contentor

Pilhão

As pilhas usadas, ou baterias descartáveis, são as mais comuns nas nossas casas, incluindo as AA, AAA, D-cell e outras. São aquelas que encontramos nos controlos remotos de TV, nas lanternas, nos brinquedos e em outros pequenos aparelhos. Por vezes, estas baterias podem conter mercúrio e outros metais perigosos, muito embora desde 1996 os países tenham procurado limitar estes materiais na produção de baterias. Porém, as pilhas recarregáveis ainda exigem cuidados. As pilhas podem, de uma forma geral, ser recicladas.

seguinte

Pergunta 21/25

Como se chama a área do planeta onde vive uma determinada espécie?

Ecossistema

Zona

Habitat

Região

O habitat de um organismo reúne todas as condições necessárias à sua sobrevivência. Para um animal, isso representa comida disponível e possibilidade de reprodução. Para uma planta, uma bom habitat deve providenciar luz, ar, água e solo. Os componentes principais de um habitat são abrigo, água, comida e espaço, que deverão existir no equilíbrio necessário, embora, por vezes, não estejam todos presentes na medida certa.

seguinte

Pergunta 22/25

Qual é a maior causa de desflorestação no planeta?

Produção de açúcar

Produção de carne

Produção de óleo de palma

incêndios

De acordo com os estudos da Global Forest Watch, a produção de carne é responsável pro 36% de toda a deflorestação ligada à agricultura - cerca de 45,1 milhões de hectares de floresta nos primeiros quinze anos do século XXI. Também a soja, muito produzida para servir de alimentação para animais, é responsável por milhões de hectares de deflorestação. Como 80% das espécies selvagens terrestres vivem nas florestas, o mundo está neste momento a passar pela sexta grande extinção em massa de espécies do planeta.

seguinte

Pergunta 23/25

Como se chama o processo em que uma espécie se altera para reagir às alterações do meio em que vive?

Camuflagem

Evolução natural

Mimetismo

Simbiose

Por volta de 1850, o naturalista britânico Charles Darwin escreveu o polémico e influente livro A Origem das Espécies, em que propunha que as espécies evoluem ao longo do tempo e que todos os seres vivos têm antepassados comuns e sugeria a existência de um mecanismo para esta
evolução, que ele chamou de Seleção Natural. Segundo Darwin, à medida que os indivíduos competem pelos recursos limitados da Natureza, aqueles com as características mais adaptadas à sobrevivência e à reprodução estarão mais presentes também nos seus descendentes, tornando-se prevalentes. Este mecanismo permite que as espécies se tornem mais adaptadas às condições
ambientais.

seguinte

Pergunta 24/25

Como se chama o processo em que um ser é comido por outro, que, por sua vez, é comido por outro, e assim sucessivamente até ao topo?

Priâmide alimentar

Rede de consumo

Cadeia alimentar

Sistema de predação

Todos os seres vivos precisam de se alimentar, e a cadeia alimentar permite que a energia e os nutrientes se distribuam por todo o ecossistema. Assim, por exemplo, uma planta que recolhe a energia do sol e nutrientes do solo, alimentará um roedor ou um macaco, que por sua vez alimentará um felino, que ao morrer será comido por necrófagos, que pro sua vez alimentarão os vermes e o solo, etc. As cadeias alimentares são compostas por várias categorias de organismos chamadas níveis tróficos: os produtos, os consumidores e os decompositores.

seguinte

Pergunta 25/25

Como se chama um ser que é vítima de um parasita?

Cefalópode

Roedor

Hospedeiro

Rastejante

Numa relação parasítica, num organismo, o parasita vive à custa de outro organismo, o hospedeiro. Exemplo de um parasita é a ténia, um verme que se infiltra no interior do intestino de
animais como vacas, porcos ou humanos. Alimenta-se da comida digerida do hospedeiro, roubando-lhe nutrientes. Outro exemplo são as pulgas, que prejudicam os seus hospedeiros, como os cães, mordendo-lhes a pele e sugando-lhes o sangue. Embora os parasitas, de uma forma geral, prejudiquem os seus hospedeiros, não é do seu interesse matá-los, pois
dependem do seu corpo vivo para sobreviver.

seguinte

Conseguiste!

Parabéns! Chegaste ao fim com sucesso e, tal como nós, deves ter aprendido muita coisa com este jogo.

Recomeçar

in Quiz para miúdos definitivamente curiosos, de Júlio Alves

Não!

Tenta de novo!