Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Biologia- Origem da Vida
Nathalia Vitória Vieira Santos
Created on July 20, 2023
todamateria.com
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Correct Concepts
View
Microcourse: Artificial Intelligence in Education
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
View
Branching Scenario Mission: Innovating for the Future
Transcript
biologia
introdução
É a matéria que estuda a vida em seus mais variados aspectos. Os seres vivos são organismos que possuem células e metabolismo próprio e respeitam um cicl vital: nasce, cresce, reproduz e morre.
Origem da Vida
A origem da vida é um tema bastante controverso e não é totalmente resolvido. Diante disso foram criadas diversas teorias para tentar explicar a origem da vida na Terra.
Geração Espontânea ou Abiogênese
Essa teoria admite, em essência, o aparecimento dos seres vivos a partir da matéria bruta de maneira contínua. Essa hipótese surgiu com Aristóteles, há mais de 2000 anos. Para ele e seus seguidores, a matéria bruta apresentava um ''princípio ativo'' responsável pela formação dos seres vivos quando as condições do meio fossem favoráveis. O princípio ativo era o grande responsável pelo desenvolvimento de um novo organismo. A ideia da geração espôntanea constituía a melhor forma de explicar as larvas que surgiam na carne crua exposta ao ar livre e de girinos que surgiam em poças de água. Os principais defensores dessa teoria foram: Aristóteles, René Descartes, Isaac Newton e John Needhan Veja alguns exemplos da explicação sobre a origem espôntanea dos seres vivos:
- Os cisnes surgiam de folhas das árvores que caíam em lagos;
- Camisas sujas e suadas podiam virar ratos;
- Os sapos surgiam do lodo presente em ambinetes aquáticos;
- Os vermes originam-se espontaneamente nos intestinos
Teoria da Biogênese
Essa teoria admite que todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes. Antes da biogênese, a teoria aceita para explicar a origem dos seres vivos era a abiogênese. Muitos cientistas da época quetionavam essa teoria. Em 1668, Francesco Redi foi o primeiro a questionar a teoria abiogênese. Para isso, realizou um experimento com pedaços de carnes cruas dentro de frascos fechados e abertos. Alguns dias, surgiram lavas apenas nos frascos abertos. Redi concluiu que as moscas colocaram ovos nos frascos abertos, demonstrando que os seres vivos não surgiam de modo espontâneo, provando que organismos vivos só podem sugir a partir de uma outra forma de vida preexistente.
Abiogênese X Biogênese
Porém, em 1745, John Needham voltou a reforçar a teoria abiogênese. Ele realizou um experiento onde aqueceu, em tubos de ensaio, caldos nutritivos com alimentos. Os tubos de ensaio foram fechados para impedir a entrada de ar e de formas de vida, sendo novamente aquecidos. Com os dias, surgiram microrganismos dentro dos tubos. Needhan concluiu que esses surgiram por geração espôntanea, porque ao aquecer os tubos foram eliminadas todas as formas vivas, sendo novamente aquecidos. Ele concluiu que existia uma ''força vital'' que era responsável pelo surgimento dos microrganimos. Assim a abiogênese voltou a a genhar força.
Experimento de John Needhan
Teoria Abiogênese
Experimento de Lazarro Spallanzani
Em 1770, Lazzaro Spallanzani questionou o experimento de Needham. Ele realizou o mesmo experimento de Needham, porém, colocou o caldo nutritivo em balões hermeticamente fechados e os submeteu à fervura. Depois de alguns dias, observou que não existiam microrganismos.
Spallanzani concluiu que Needham não havia fervido os seus caldos nutritivos por tempo suficiente e os microrganismos não foram totalmente eliminados. Needham respondeu dizendo que Spallanzani havia fervido o caldo nutritivo por muito tempo e destruiu a "força vital". Nesses questionamentos entre experimentos, Needham saiu com vantagem e a abiogênese continuou fortalecida.
Experimento Louis Pasteur
Em 1862, Louis Pasteur realizou um experimento de derrubou definitivamente a abiogênese. Ele realizou experimentos com caldos nutritivos em balões do tipo pescoço de cisne. Ao ferver o líquido e quebrar o pescoço do balão, surgiam microrganismos. Enquanto o pescoço não era quebrado, os microrganismos não apareciam. Pasteur provou que a fervura não destruia nenhuma "força ativa", bastava quebrar o pescoço do balão que os microrganismos surgiam. Assim, a biogênese foi aceita como a teoria para explicar o surgimento dos seres vivos.
Teoria Biogênese
Abiogênese
Biogênese
Os seres vivos eram originados a partir de uma matéria bruta sem vida. Teoria derrubada através de experimentos.
Os seres vivos são originados a partir de outros seres vivos preexistentes. Atualmente aceita para explicar o surgimento dos seres vivos
Teoria Criacionista
A teoria de que a vida teria sido uma criação divina é embasada por escritos religiosos. As principais religiões que difundem suas versões criacionistas para explicar a origem dos seres na Terra são: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. A Bíblia Sagrada, especificamente no livro de Gênesis, explica que o homem, assim como todas as coisas, foram criados por Deus. Já na mitologia grega o surgimento dos homens é atribuído aos titãs, moldados no barro, semelhantemente ao que se vê na narrativa bíblica. O criacionismo se distingue das demais teorias por ter um caráter religioso, ou seja, está fundamentado em crenças, embora alguns argumentos apresentem atributos científicos. Já as demais hipóteses para a origem da vida possuem conclusões provenientes de pesquisas científicas.
Teoria Cosmogênia ou Panspermia
A teoria da Panspermia tem como argumento central que a vida na Terra tenha surgido por microrganismos trazidos em cometas ou meteoros. A palavra panspermia vem do grego, que significa "sementes de todos os lugares". Mesmo que as hipóteses sugiram o surgimento da vida baseada na transferência de matéria-prima, alguns acreditam que a vida originou-se em civilizações extraterrestres, Anaxágoras, Jöns Jacob Berzelius, William Thomson e Svante Arrhenius são exemplos de estudiosos que defenderam essa hipótese. Berzelius, por exemplo, chegou a detectar em 1830 a presença de compostos orgânicos em meteoritos. Entretanto, essa teoria de propagação de vida não consegue explicar como a vida se originou no local de onde veio e como sobreviveram até chegar ao planeta Terra.
Evolução Química
Hipótese de Oparin e Haldane
A evolução química é a hipótese mais aceita para a origem da vida no planeta. Segundo essa hipótese, associações entre moléculas geraram agrupamentos cada vez mais complexos até que promoveu o surgimento da vida. Os autores acreditavam que as condições físicas e químicas da atmosfera primitiva tenham contribuído com a formação das primeiras moléculas orgânicas, chamadas de coacervados. No interior desses pequenos grupos de moléculas, os coacervados, ocorriam diversas reações químicas, que foram os tornando mais complexos e estáveis.
Para estudar o surgimento das primeiras moléculas orgânicas, o químico Stanley Miller realizou um experimento que simulava a atmosfera primitiva e as condições que permitiram o surgimento das primeiras moléculas orgânicas. O cientista utilizou materiais que continham elementos que compõem moléculas orgânicas, tais como: oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H) e nitrogênio (N). O experimento aconteceu em um ambiente que simulava a atmosfera primitiva, ou seja, havia altas temperaturas e muitas descargas elétricas. Dessa forma, o pesquisador conseguir produzir matéria orgânica a partir de elementos simples.
Experimento de Miller
Origem do Universo
Origem do Universo Acredita-se que toda a matéria que compõe o Universo atual estivesse comprimida em uma esfera extremamente pequena, que teria explodido, expandindo a matéria e formado de uma só vez todo o Universo.
O Big Bang
Sustenta que o Universo surgiu a partir de um ponto único - o átomo primordial - que se expandiu, causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos. A mesma teoria afirma ainda que o Universo está em contínua expansão. Elaborada pelo astrônomo belga George Lemaître (1894 – 1966), a teoria considerou os estudos sobre a Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein (1879 – 1955).
Big Bang significa '' grande explosão''
A teoria do Big Bang foi reforçada pelos estudos de Edwin Hubble (1889 – 1953) de que as galáxias estão se afastando em todas as direções. Nas suas observações, Hubble identificou que quanto mais distante a galáxia, maior é a velocidade com que ela se afasta de nós (Lei de Hubble). A Lei de Hubble nos leva a conclusão que, se o universo está em expansão, em algum momento do passado o seu tamanho era mínimo. Sendo a grande expansão a responsável pela criação de tudo, inclusive o espaço e o tempo.