Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

FÁBULAS E HISTÓRIAS INFANTIS

otiliaalmeida869

Created on July 8, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

quiz

Fábulas e Histórias Infantis

Começar

Pergunta 1/25

Em que fábula é que um pequeno pato se transforma num belo cisne?

A Lebre e a Tartaruga

A Cigarra e a Formiga

O Patinho Feio

A Bela e o Monstro

O Patinho Feio é uma fábula escrita por Hans Christian Andersen que foi publicada pela primeira vez em 1843. Conta a história de um patinho que, à nascença, é considerado feio e desengonçado, e que por isso é gozado e rejeitado por todos. Depois de um inverno difícil, o patinho, desesperado na sua solidão, aborda um bando de cisnes pouco convicto de que não será rejeitado novamente. Para sua surpresa, é aceite, e, ao ver o seu reflexo nas águas do lago, percebe que ele próprio se transformou num belo cisne. Em entrevista sobre a história, Hans Christian Andersen admitiu que esta tinha muitos contornos autobiográficos.

seguinte

Pergunta 2/25

Que inseto fica em grandes dificuldades quando chega o inverno?

Formiga

Mosca

Abelha

Cigarra

A Cigarra e a Formiga é uma das mais de 700 fábulas creditadas a Esopo, um sábio grego que se pensa ter criado este género literário. As fábulas são histórias em que os protagonistas são animais e transmitem uma lição de moral. No caso de A Cigarra e a Formiga, pretende-se cantar as virtudes do trabalho árduo contar a falha moral da preguiça. Quando chega o inverno, a formiga, que passou o verão a trabalhar, tem comida suficiente para enfrentar a árida estação do ano à qual nunca falta frio e chuva, enquanto a cigarra, que passou o verão a divertir-se, passa fome e está condenada a pedir esmola par comer.

seguinte

Pergunta 3/25

O que é que a sereia ofereceu à bruxa em troca de umas pernas?

A voz

O cabelo

A beleza

O sorriso

A Pequena Sereia é uma das 156 fábulas e contos de fadas escritos por Hans Christian Andersen. Conta a história de uma sereia que, enamorando-se de um humano, troca a voz por umas pernas para poder aproximar-se do seu apaixonado. Traduzida em mais de 150 línguas, foi alvo de várias adaptações para cinema e televisão, sendo as da Disney as mais conhecidas.

seguinte

Pergunta 4/25

Que tipo de ovos punha a famosa e valiosa galinha?

De prata

De chocolate

De ouro

De gema dupla

A Galinha dos Ovos de Ouro é uma fábula de Esopo que conta a história de um casal de camponeses que tinha uma galinha que punha um ovo de ouro todos os dias. Pensando que a galinha teria uma grande quantidade de ouro dentro dela, o casal mata o animal, descobrindo assim que, afinal, era uma galinha normal, igual a todas as outras. A fábula pretende mostrar que a ganância do lucro fácil e imediato pode levar a ações que destroem todas as hipóteses de lucro no futuro.

seguinte

Pergunta 5/25

Quem é que surpreendentemente derrotou o coelho numa corrida?

Burro

Tartaruga

Chita

Galinha

A Lebre e a Tartaruga é uma fábula de Esopo que adverte contra os riscos da arrogância e do excesso de confiança, ao mesmo tempo que exalta as virtudes da perseverança. A lebre ridiculiza a tartaruga pela sua lentidão. A tartaruga, cansada da arrogância da lebre, desafia-a para uma corrida, que a lebre, certa da sua vitória, aceita imediata e jocosamente. No início da corrida, a lebre deixa rapidamente a tartaruga para trás e a sua confiança na vitória é tão grande que decide dormir uma sesta. Quando acorda, vê a tartaruga passar a linha da meta, ganhando a corrida.

seguinte

Pergunta 6/25

Como se notava que Pinóquio estava a mentir?

Transpirava

Ficava corado

Ficava com o cabelo em pé

O nariz crescia

As Aventuras de Pinóquio, escritas por Carlo Collodi, foram publicadas pela primeira vez em 1883. Contando as aventuras de uma marioneta de madeira magicamente animada, é dos livros mais traduzidos no mundo, existindo versões em pelo menos 260 línguas diferentes. Foi alvo de inúmeras adaptações para cinema, sendo que a versão animada da Disney, de 1940, é a mais famosa.

seguinte

Pergunta 7/25

O que caracteriza o soldadinho de chumbo que se apaixonou pela bailarina?

Tem óculos escruros

É azul

Anda de bicicleta

Só tem uma perna

O soldadinho que só tem uma perna (faltou material para lhe fazer uma segunda) apaixona-se por uma bailarina de papel, com um brilhante na saia, que também se equilibra apenas numa perna. Depois de uma série de aventuras e desventuras, e através de influência do vilão da história, o soldadinho e a bailarina morrem juntos na lareira, deixando para trás um perfeito coraçãozinho de chumbo com o brilhante da bailarina.

seguinte

Pergunta 8/25

No conto, como é realmente a roupa nova do rei?

Às riscas

De veludo

De plástico

Não existe

Este conto de Hans Christian Andersen é baseado num conto popular cuja edição mais antiga que se conhece é a do Livro dos Exemplos, de Juan Manuel, Príncipe de Vilhena, de 1335. Dois vigarista aproveitam-se da vaidade do rei para lhe venderem roupa
«invisível para os estúpidos ou incompetentes». Quando o rei desfila em público, é da boca de uma criança que sai a verdade ao dizer: «O Rei vai nu!» Ao longo do tempo, a frase passou a significar alguém que vê para lá da hipocrisia e do engano para dizer a verdade.

seguinte

Pergunta 9/25

O que estava debaixo dos colchões e incomodava muito a princesa?

Uma ervilha

Uma pedra

Uma almofada

Um tronco

A princesa e a Ervilha é um conto escrito por Hans Christian Andersen, que afirmava ter ouvido esta história na sua infância. Pensa-se que seja uma versão de um conto tradicional sueco, adaptado pelo autor. Numa noite tempestuosa, uma jovem rapariga chega à porta de um castelo e pede guarida. A rapariga afirma ser uma princesa e, para a testar, a rainha põe uma ervilha debaixo de vinte colchões. Na manhã seguinte, a rapariga queixa-se de ter dormido mal, por ter algo duro debaixo do seu colchão, ficando confirmado o seu sangue real, já que só uma princesa teria a sensibilidade para sentir a ervilha debaixo de tanto colchão.

seguinte

Pergunta 10/25

No conto de Andersen, o que vende a pequena vendedora?

Fósforos

Gelados

Jornais

Fruta

A Menina dos Fósforos, de Hans Christian Andersen, conta a história de uma menina que tenta, em vão, vender fósforos a quem passa na rua na noite de Ano Novo. Não querendo voltar para casa, com medo de ser castigada por não ter vendido nenhum fósforo, senta-se num canto e vai acendendo os fósforos, um a um. A cada fósforo que acende tem uma visão reconfortante, sendo a última a da sua avó.

seguinte

Pergunta 11/25

Que peça de vestuário caracteriza o gato criado por Charles Perrault?

Chapéu

Botas

Calções

Casaco

O filho mais novo do moleiro fica desiludido quando recebe de herança a mula e a carroça do pai, assim como um gato. Mas este não é um felino comum, uma vez que fala! A primeira coisa que pede ao seu novo dono é um par de botas, que o rapaz prontamente lhe arranja. Através de uma série de peripécias, o gato convence um ogre, dono de um castelo, a transformar-se num rato, conseguindo assim matá-lo e tomar posse do castelo. Depois, convence o rei de que o seu amo é o rico Marquês de Carabás, conseguindo a mão da princesa em casamento. Perrault escreveu este conto no final do século XVII, inspirado por um conto tradicional italiano.

seguinte

Pergunta 12/25

Quem vai levar o lanche à avozinha quando encontra o lobo?

Robin dos Bosques

Anita

Capuchinho Vermelho

Marco

A versão mais conhecida deste conto foi escrita pelos irmãos Grimm, mas existem versões populares deste conto por toda a Europa. Conta a história de uma menina com a sua capa vermelha, que é encarregada pela mãe de levar um lanche à avó, que está doente. Na floresta, ela encontra um lobo que a engana para que ela percorra um trajeto mais longo até à casa da avó, enquanto ele vai por um atalho, chegando primeiro. Maldoso, ele come a avó e toma o lugar dela. Quando a Capuchinho chega, percebe que algo estranho se passa. É salva por um lenhador que passava e que ouve os seus gritos quando o lobo a ataca.

seguinte

Pergunta 13/25

Que é que o príncipe fez para acordar a Bela Adormecida?

Abanou-a

Gritou com ela

Chamou-a pelo nome

Deu-lhe um beijo

Este é um conto divulgado pelos irmãos Grimm, baseado em vários contos populares germânicos e num versão de Charles Perrault, um escritor e poeta francês do século XVII. Amaldiçoada à nascença por uma fada má, no seu décimo sexto aniversário, a Bela Adormecida pica-se num fuso e adormece. As suas fadas madrinhas haviam modificado a maldição de modo que todo o castelo adormecesse com ela, para que, quando fosse acordada, não estivesse sozinha. Cem anos depois, um jovem príncipe encontra o castelo e a Bel a Adormecida, e acorda-a com um beijo.

seguinte

Pergunta 14/25

Que é que a bruxa envenenou e ofereceu à Branca de Neve?

Um rebuçado

Um bolo

Um chocolate

Uma maçã

A bruxa era a rainha má, madrasta da Branca de Neve, que a encontra escondida na floresta em casa dos sete anões. Os irmãos Grimm são os autores da segunda versão mais conhecida deste conto, com o espelho mágico, os anões, a bruxa, a maçã envenenada e o caixão de vidro, que tem inspiração em vários contos populares e em versões anteriores, italianas e francesas, ligeiramente diferentes. O conto foi alvo de várias adaptações para teatro e cinema, incluindo a mais famosa de todas: a adaptação da Disney. Só em 1912, na peça da Broadway, é que os anões passaram a ter nomes individuais.

seguinte

Pergunta 15/25

Que é que a Cinderela perdeu quando saiu do baile?

Um sapato

A écharpe

Uma pulseira

A tiara

A história da Cinderela tem inúmeras e variadas versões no mundo inteiro. Embora a mais conhecida seja a dos irmãos Grimm, a mais antiga é do grego Estrabão, que conta a história de Rhodopis, uma escrava egípcia que acaba por casar com o faraó depois de uma águia lhe roubar a sandália e a deixar cair no colo do soberano. Basile e Perrault têm também versões do conto.

seguinte

Pergunta 16/25

Que botas usa o Pequeno Polegar?

Galochas

De ontar

Botas da tropa

Botas de sete léguas

Perrault conta a história do Pequeno Polegar, o mais novo e mais pequeno de sete irmãos abandonados pelos pais, que usa a sua inteligência para sair de dificuldades. Perseguido por um ogre, o Pequeno Polegar rouba-lhe as suas botas mágicas que lhe permitem percorrer sete léguas em cada passo.

seguinte

Pergunta 17/25

Na história João Mata-Sete, que é que o João matou?

Moscas

Pulgas

Melgas

Monstros

João Mata-Sete conta a história de um alfaiate que, tendo matado sete moscas de uma vez, manda fazer um cinto que diz «sete de uma vez». Parte pelo mundo fora e, através de malícia e engano, cria uma reputação de coragem e valentia que o leva a fazer fortuna. Esta história, que tem variantes espalhadas por toda a Europa, foi divulgada numa versão dos irmãos Grimm.

seguinte

Pergunta 18/25

De que era feita a casa do terceiro porquinho?

Madeira

Pedra

Palha

Gelo

A fábula Os Três Porquinhos é baseada num conto tradicional inglês, cuja primeira versão impressa conhecida data de 1890. Na história, três porquinhos irmãos saem de casa dos pais para começar a sua própria vida. Cada um deles constrói uma casa, de palha, de madeira e de pedra (ou tijolo, depende das versões), respetivamente. Quando o lobo aparece, apenas a casa de pedra/tijolo resiste ao seu ataque. Os Três Porquinhos é um dos melhores exemplos da Regra dos Três em literatura, que estabelece o princípio de que trios de palavras, frases ou eventos são mais apelativos ou divertidos para o leitor.

seguinte

Pergunta 19/25

Quais são os nomes originais de João e Maria, a dupla que encontrou a casa feita de doces?

Tonico Quixote e Dulcinea

John e Mary Jacinta

Hansel e Gretel

Romeu e Julieta

Hansel e Gretel é um conto tradicional alemão, recolhido e adaptado pelos irmãos Grimm. Conta a história de dois irmãos abandonados na floresta pelos pais e que encontram uma casa feita de doces. A casa pertence a uma bruxa que os captura com a intenção de os comer. Depois de uma série de peripécias e truques, os dois irmãos conseguem matar a bruxa e escapar.

seguinte

Pergunta 20/25

Quem tem os cabelos muito compridos?

Rapunzel

Cinderela

Pocahontas

Aurora

Baseado em muitos mitos e lendas europeias que contam a história de uma donzela presa numa torre, Raponzel é um conto tradicional alemão recolhido pelos irmãos Grimm. Um casal vive ao lado de uma grande horta murada que pertence a uma feiticeira. Quando a mulher engravida, começa a ter desejos por canónigos (em alemão, rapunzel), e o marido salta o muro para roubá-los da horta da feiticeira deixa-o ir em troca da promessa de lhe entregar a criança quando nascer. É assim que a menina acaba com o nome Rapunzel e cresce trancada numa torre no centro da horta. Anos mais tarde, um príncipe ouve Rapunzel cantar e fica fascinado. Escondido, vê a feiticeira chegar e dizer a Rapunzel para soltar o cabelo para ela poder subir. Quando a feiticeira se vai embora, ele pede a Rapunzel para lhe lançar o seu cabelo, sobe à torre e os jovens apaixonam-se. Depois de várias peripécias, acabam por ficar juntos, escapando à feiticeira.

seguinte

Pergunta 21/25

Em que casa lancha e adormece a menina dos caracóis dourados?

Casa dos três porquinhos

Casa dos três ursos

Casa de bonecas

Casa de gengibre

A Caracóis Dourados é uma adaptação de um conto tradicional inglês publicado pela primeira vez em 1849. Faz uso da Regra de Três na literatura, com a menina a entrar em casa e a experimentar três cadeiras, três tijelas de papa e três camas, pertencentes a três ursos. Na versão inicial da história, divulgada por Southey a partir de 1837, a intrusa é uma velha maltrapilha, cheia de maus modos e más intenções, que é corrida da casa pelo usos maior para nunca mais ser vista.

seguinte

Pergunta 22/25

Que instrumento toca o músico da cidade de Hamelin?

Gaita de foles

Guitarra

Xilofone

Flauta

O Flautista de Haelin baseia-se numa lenda de uma cidade com o mesmo nome, popularizada pelos irmãos Grimm. Reza a lenda que, em 1284, Halelin estava infestada de ratos (e, possivelmente, com uma epidemia de peste). Um flautista vestido com cores garridas chega à cidade e oferece-se para resolver o problema a troco de mil moedas. Quando o alcaide concorda, o flautista começa a tocar a sua flauta mágica e leva os ratos para fora da cidade. Mas o alcaide recusa-se a pagar o acordado e o flautista sai da cidade a prometer vingança. Algum tempo mais tarde, o flautista regressa e encanta as crianças da cidade, levando-as com ele. As crianças só são devolvidas quando é pago ao flautista o montante inicialmente acordado.

seguinte

Pergunta 23/25

Que semente mágica plantou o João?

Feijão

Ervilha

Fava

Grão

João e o Pé de Feijão é uma história tradicional inglesa cujas primeiras versões impressas datam do século XVIII. Conta a história do filho de um pobre lavrador que troca a vaca da família por um punhado de feijões mágicos. Quando são deitados à terra, os feijões germinam num pé de feijão gigantesco. Quando João trepa a planta, descobre o castelo de um gigante. Depois de várias peripécias, João foge do castelo com variadas riquezas e deita abaixo o pé de feijão. O gigante, que veio em perseguição de João, cai do pé de feijão e morre.

seguinte

Pergunta 24/25

Onde caiu o João Ratão quando se ia casar com a Carochinha?

Nas escadas

No poço

No caldeirão

Num buraco

A Carochinha e o João Ratão é um conto tradicional português, cujas primeiras versões se pensa serem datadas da Idade Média. Conta a história e uma carochinha (baratinha) que encontra cinco réis ao varrer a cozinha. Compra um vestido novo e põe-se à janela a cantar: «Quem quer casar com a carochinha, que é rica e bonitinha?». Vários pretendentes aparecem, como um burro, um proco, um cão e um gato, que a Carochinha vai rejeitando um após outro, depois de lhes ouvir a voz. É um ratinho, com o seu chiado, que acaba por conquistar a Carochinha. Mas o João Ratão, como agora é conhecido, acaba vítima da sua gula, caindo no caldeirão de comida da Carochinha.

seguinte

Pergunta 25/25

Que é que o corvo deixou cair e a raposa apanhou?

Um queijo

Um bolo

Uma maçã

Um pão

A Raposa e o Corvo é uma fábula de Esopo que serve como advertência contra deixarmo-nos enredar pela lisonja. Um corvo encontra um queijo e pousa-o em cima de uma árvore para o comer. Uma raposa que passa tenta vários estratagemas para levar o corvo a largar o queijo, até que começa a elogiar a voz do corvo. O corvo, vaidoso, abre o bico par grasnar e deixa cair o queijo, que a raposa prontamente apanha, antes de fugir com ele na boca.

seguinte

Conseguiste!

Parabéns! Chegaste ao fim com sucesso e, tal como nós, deves ter aprendido muita coisa com este jogo.

Recomeçar

in Quiz para miúdos definitivamente curiosos, de Júlio Alves

Não!

Tenta de novo!