6º ano efii
arte grega
Professora: Milena Vitelo P. de mattos
evolução da arte grega
Foram cinco estilos/períodos principais:
Estilo Proto-Geométrico (séc. XI a X a.C.); Estilo Geométrico (sécs. IX e VIII a.C.);
Estilo Arcaico (final do séc. VIII ao séc. V a.C.);
Estilo Clássico (sécs. V e IV a.C.);
Estilo Helenístico – (séc. III a.C. a I d.C.).
As manifestações da pintura grega em ordem de importância são: cerâmica, decoração e mosaico.
A estética da arte grega: a ciência do belo
Dividida em três períodos importantes conforme consta logo abaixo: ARCAICO: de 650 a.C. até 480 a.C. CLÁSSICO: de 480 a.C. até 323 a.C. HELENÍSTICO: iniciado em 323 a. C. e concluído em 27 a.C. A evolução da pintura grega ocorre de acordo com essa cronologia. Contudo a Arte Grega é dividida em cinco estilos principais.
Poucas pinturas gregas foram preservadas, sendo que, atualmente, ainda restam:
- os painéis de madeira ao norte do Peloponeso;
- murais em Tebas;
- o Templo de Apolo.
A pintura grega em cerâmica é praticamente a única a retratar a história grega, devido a quase todas as pinturas murais terem desaparecido. existiram aslgumas técnicas da pintura grega, como por exemplo: afrescos, têmpera e encáustica.
afresco
técnica da pintura
01
01
afresco
É uma importante técnica de pintura mural (ou parietal) e remonta aos primórdios da história da arte. Foi muito utilizada por gregos e romanos na Antiguidade Clássica e pelos mestres italianos do Renascimento, chegando até os nossos dias. As pinturas afresco são encontrados nas paredes de templos, edifícios municipais em túmulos.
A técnica é destacada pelo uso da têmpera ou encáustica, popularizada a partir do século IV.
Afrescos na Vila dos Mistérios de Pompeia
Perseu libertando Andrómeda, fresco de Pompeia
Pinturas afresco das paredes de uma casa em Pompeia
02
Têmpera
É um modo de preparação de tinta. De forma que misturam-se os pigmentos à uma goma orgânica, geralmente a gema de ovo. O que resulta em um brilhante e luminoso efeito.
03
EnCÁusTICA
Diluição de pigmentos de cera aquecida e derretida na aplicação. É uma técnica da antiguidade também foi utilizada nas pinturas do Egito antigo. A encáustica era uma técnica lenta e difícil, embora oferecesse uma qualidade e durabilidade muito maior do que a tempera.
escvulturas gregas
assim como as esculturas gregas foram deteriorizadas e destruidas com as guerras entre as cidades. as esculturas da antiguidade são cópias romanas de esculturas gregas.
A evolução da escultura grega
Play
01
arcaicas
02
clássicas
03
helenísticas
01
arcaicas
As esculturas parecem muito com as esculturas egípcias. Com muita rigidez. Retas. Material mais usado era o mármore. Kouros esculturas de homens jovens e nús. Korés, mulheres vestidas com roupas drapeadas.
02
clássicas
Os artistas trabalham na articulação das esculturas. Existe movimentação na escultura. Aparencia mais leve. Tira o peso e a estática da escultura. Material mais usado era o mármore, porém começam a usar o bronze que daria um aspecto mais escuro na escutura. Observação da realidade. Usavam modelos vivos.
Cnido', também conhecida como 'Vênus saindo do banho'. Cópia Romana de Ludovisi da escultura original Grega de Praxiteles. Museu Romano Nacional
Zeus de Artemisio
Discóbulo de Miron
Dorifo de Policleto
03
helenística
Os artistas trabalham com a emoção, os sentimentos e a beleza nas esculturas. Período mais gracioso da escultura grega. Elas buscavam retratar o drama, o amor, a liberdade e a vitória. Figuras em movimento e diversos personagens. Os artistas modificavam os detalhes que não gostavam. Mármore e bronze. Exibiam grupos de personagens em ângulos que sugeriam movimento e mobilidade.
Vitória de Samotrácia. Conservada no Museu do Louvre, em Paris, França.
Escultura de Agesandro, Atenodoro de Rodes e Polidoro de Rodes
A estátua Grupo de Laocoonte, também conhecida como Laocoonte e Seus Filhos, é uma das mais famosas esculturas antigas desde que foi escavada em Roma em 1506, e colocada em exibição pública no Vaticano, onde permanece até hoje
Herrmes com o jovem Dionísio
Vênus de Milo
Relevos Helenísticos: Atena, Gaia e o gigante Alcioneu
CERÂMICA GREGA
ceramica
arte grega
- A cerâmica é a arte principal na Grécia Antiga.
- Considerada uma mercadoria de grande importância.
- Possuia diversas funções (doméstica, artesanato, comércio, religioso, fúnebre e decorativa). Em geral a cerâmica era utilitária.
- Os vasos armazenavam água, vinho, azeite, perfumes e provisões.
- forma de cada vaso correspondia a sua função.
- As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da Mitologia Grega (formas geométricas e linhas marcadas até na representação da figura humana estilizada).
- Retrata a evolução da plástica grega, a evolução social, cultural, política da história grega.
Função da cerâmica era: doméstico, artesanato, utilitário, religioso e fúnebres.
FUNDO PRETO IMAGEM VERMELHA
FUNDO VERMELHO IMAGEM PRETA
fundo branco Figuras vermelhas
01
ânfora
Ânforas são vasilhas em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;
02
hYDRIAS
Hydrias (derivado de ydor, água) são vasilhas que possuiam tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
03
crateras
Cratera possuem a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
04
outras cerâmicas gregas
mosaicos gregos
A arte do mosaico surgiu, provavelmente, no Oriente.Teve origem no auge das civilizações grega e romana. Os romanos, por valorizarem os jardins em suas casas, utilizavam mosaicos para o calçamento, como forma de decoração.
Mosaicos gregos encontrados na Turquia em 2016.
Play
arquitetura grega
Coríntio
Dórico
Jônico
CORÍNTIO
DÓRICO
JÔNICO
Cidade de Corinto
Cidade de Esparta
Cidade de Atenas
Período Arcaico.Estilo de coluna vem da Cidade de Esparta.Estilo de capitel simples e maciço. Representava o masculino. A mais antiga das ordens arquitetônicas gregas. Conceito de simplicidade e severidade. Ideia de solidez e imponência.
DÓRICO
Período Clássico.O estilo de coluna vem da Cidade de Atenas.Representava a graça, o feminino e as formas da mulher. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. Dentro da ordem Jônica, uma variante chamada Cariátides, colunas em forma de mulheres, em homenagem às jovens da região de Cária, na Grécia asiática, que foram escravizadas como parte de um acordo feito com os Persas. O templo de Erecteion, de estilo jônico, apresenta uma tribuna anexa sustentada por cariátides.
JÔNICO
Período Helenístico.O estilo de coluna vem da Cidade Corinto.O capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação .
CORÍNTIO
monumentos da arquitetura grega
a) templos, dos quais o mais importante é o Partenon de Atenas;
b) teatros, que eram construídos em lugares abertos (encostas);
c) ginásios, edifícios destinados à cultura física;
d) praças - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles, filosofia.
templos
Os templos eram locais com beleza e simetria, direcionado ao culto aos Deuses. E em sua homenagem era construídos. Ao lado o Partenon, em ruínas. A parte de cima teria um frontão, uma base triangular com um relevo sobre a Deusa Athena. As colunas são do estilo Dórico.
templos
Ao lado o Templo de Zeus, uma impressionante construção feita de mármore com colunas estilo coríntio.
teatros
Os teatros eram construídos em lugares abertos, divididos em três partes: -Skéne: cena; -Konistra: orquestra; -Kóilon: arquibancada.
características do teatro grego
Arena (palco) circular. Arquibancada em escadarias construída na encosta da montanha. Formato em 180º. Afastado da cidade grega.
origem do teatro grego
O teatro surgiu na Grécia, em festas em homenagem a Dionísio, Deus do vinho. Nas quais os homens bebiam e encenavam histórias de Deuses e semideuses.
- Tragédias: mitologia grega, batalha dos heróis e seu destino, prevalecendo a vontade dos deuses sobre a vida do homem.
- Comédias: sátiras. Tiravam sarro sobre as pessoas da época.
As pessoas que julgavam as tragédias eram nobres importantes. As pessoas que julgavam as comédias eram o povo.
referenciais consultados
https://rabiscodahistoria.com/pintura-grega/ https://www.partes.com.br/2011/09/02/as-tecnicas-de-pintura-nas-ceramicas-gregas-aspectos-introdutorios-da-historia-da-arte/ https://abrafati.com.br/setor-de-tintas/historia-das-tintas/ https://arte-grega.info/ https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/evolucao-da-escultura-grega https://www.archdaily.com.br/br/943316/a-historia-da-arquitetura-grecia-antiga https://www.univale.br/arquitetura-grega-origem-e-caracteristicas/ https://www.todamateria.com.br/arquitetura-grega/ https://www.todamateria.com.br/escultura-grega/ https://arte-grega.info/pintura-grega.html https://pt.frwiki.wiki/wiki/Typologie_de_la_c%C3%A9ramique_grecque https://arteologic.com/pt-pt/ceramica/tipos-ceramicas/ceramica-grega/
obrigada
Lorem ipsum dolor
Consectetur adipiscing elit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.
- Lorem ipsum dolor sit amet.
- Consectetur adipiscing elit.
- Sed do eiusmod tempor incididunt ut.
- Labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor
Consectetur adipiscing elit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.
- Lorem ipsum dolor sit amet.
- Consectetur adipiscing elit.
- Sed do eiusmod tempor incididunt ut.
- Labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor
Consectetur adipiscing elit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.
- Lorem ipsum dolor sit amet.
- Consectetur adipiscing elit.
- Sed do eiusmod tempor incididunt ut.
- Labore et dolore magna aliqua.
ARTE NA GRÉCIA ANTIGA - PROFE MILENA MATTOS
Milena Vitelo Pereir
Created on June 29, 2023
Arte Grega: escultura, pintura, cerâmica, mosaico e arquitetura.
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
Explore all templates
Transcript
6º ano efii
arte grega
Professora: Milena Vitelo P. de mattos
evolução da arte grega
Foram cinco estilos/períodos principais:
Estilo Proto-Geométrico (séc. XI a X a.C.); Estilo Geométrico (sécs. IX e VIII a.C.); Estilo Arcaico (final do séc. VIII ao séc. V a.C.); Estilo Clássico (sécs. V e IV a.C.); Estilo Helenístico – (séc. III a.C. a I d.C.).
As manifestações da pintura grega em ordem de importância são: cerâmica, decoração e mosaico.
A estética da arte grega: a ciência do belo
Dividida em três períodos importantes conforme consta logo abaixo: ARCAICO: de 650 a.C. até 480 a.C. CLÁSSICO: de 480 a.C. até 323 a.C. HELENÍSTICO: iniciado em 323 a. C. e concluído em 27 a.C. A evolução da pintura grega ocorre de acordo com essa cronologia. Contudo a Arte Grega é dividida em cinco estilos principais.
Poucas pinturas gregas foram preservadas, sendo que, atualmente, ainda restam:
A pintura grega em cerâmica é praticamente a única a retratar a história grega, devido a quase todas as pinturas murais terem desaparecido. existiram aslgumas técnicas da pintura grega, como por exemplo: afrescos, têmpera e encáustica.
afresco
técnica da pintura
01
01
afresco
É uma importante técnica de pintura mural (ou parietal) e remonta aos primórdios da história da arte. Foi muito utilizada por gregos e romanos na Antiguidade Clássica e pelos mestres italianos do Renascimento, chegando até os nossos dias. As pinturas afresco são encontrados nas paredes de templos, edifícios municipais em túmulos. A técnica é destacada pelo uso da têmpera ou encáustica, popularizada a partir do século IV.
Afrescos na Vila dos Mistérios de Pompeia
Perseu libertando Andrómeda, fresco de Pompeia
Pinturas afresco das paredes de uma casa em Pompeia
02
Têmpera
É um modo de preparação de tinta. De forma que misturam-se os pigmentos à uma goma orgânica, geralmente a gema de ovo. O que resulta em um brilhante e luminoso efeito.
03
EnCÁusTICA
Diluição de pigmentos de cera aquecida e derretida na aplicação. É uma técnica da antiguidade também foi utilizada nas pinturas do Egito antigo. A encáustica era uma técnica lenta e difícil, embora oferecesse uma qualidade e durabilidade muito maior do que a tempera.
escvulturas gregas
assim como as esculturas gregas foram deteriorizadas e destruidas com as guerras entre as cidades. as esculturas da antiguidade são cópias romanas de esculturas gregas.
A evolução da escultura grega
Play
01
arcaicas
02
clássicas
03
helenísticas
01
arcaicas
As esculturas parecem muito com as esculturas egípcias. Com muita rigidez. Retas. Material mais usado era o mármore. Kouros esculturas de homens jovens e nús. Korés, mulheres vestidas com roupas drapeadas.
02
clássicas
Os artistas trabalham na articulação das esculturas. Existe movimentação na escultura. Aparencia mais leve. Tira o peso e a estática da escultura. Material mais usado era o mármore, porém começam a usar o bronze que daria um aspecto mais escuro na escutura. Observação da realidade. Usavam modelos vivos.
Cnido', também conhecida como 'Vênus saindo do banho'. Cópia Romana de Ludovisi da escultura original Grega de Praxiteles. Museu Romano Nacional
Zeus de Artemisio
Discóbulo de Miron
Dorifo de Policleto
03
helenística
Os artistas trabalham com a emoção, os sentimentos e a beleza nas esculturas. Período mais gracioso da escultura grega. Elas buscavam retratar o drama, o amor, a liberdade e a vitória. Figuras em movimento e diversos personagens. Os artistas modificavam os detalhes que não gostavam. Mármore e bronze. Exibiam grupos de personagens em ângulos que sugeriam movimento e mobilidade.
Vitória de Samotrácia. Conservada no Museu do Louvre, em Paris, França.
Escultura de Agesandro, Atenodoro de Rodes e Polidoro de Rodes A estátua Grupo de Laocoonte, também conhecida como Laocoonte e Seus Filhos, é uma das mais famosas esculturas antigas desde que foi escavada em Roma em 1506, e colocada em exibição pública no Vaticano, onde permanece até hoje
Herrmes com o jovem Dionísio
Vênus de Milo
Relevos Helenísticos: Atena, Gaia e o gigante Alcioneu
CERÂMICA GREGA
ceramica
arte grega
Função da cerâmica era: doméstico, artesanato, utilitário, religioso e fúnebres.
FUNDO PRETO IMAGEM VERMELHA
FUNDO VERMELHO IMAGEM PRETA
fundo branco Figuras vermelhas
01
ânfora
Ânforas são vasilhas em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas;
02
hYDRIAS
Hydrias (derivado de ydor, água) são vasilhas que possuiam tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
03
crateras
Cratera possuem a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
04
outras cerâmicas gregas
mosaicos gregos
A arte do mosaico surgiu, provavelmente, no Oriente.Teve origem no auge das civilizações grega e romana. Os romanos, por valorizarem os jardins em suas casas, utilizavam mosaicos para o calçamento, como forma de decoração.
Mosaicos gregos encontrados na Turquia em 2016.
Play
arquitetura grega
Coríntio
Dórico
Jônico
CORÍNTIO
DÓRICO
JÔNICO
Cidade de Corinto
Cidade de Esparta
Cidade de Atenas
Período Arcaico.Estilo de coluna vem da Cidade de Esparta.Estilo de capitel simples e maciço. Representava o masculino. A mais antiga das ordens arquitetônicas gregas. Conceito de simplicidade e severidade. Ideia de solidez e imponência.
DÓRICO
Período Clássico.O estilo de coluna vem da Cidade de Atenas.Representava a graça, o feminino e as formas da mulher. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. Dentro da ordem Jônica, uma variante chamada Cariátides, colunas em forma de mulheres, em homenagem às jovens da região de Cária, na Grécia asiática, que foram escravizadas como parte de um acordo feito com os Persas. O templo de Erecteion, de estilo jônico, apresenta uma tribuna anexa sustentada por cariátides.
JÔNICO
Período Helenístico.O estilo de coluna vem da Cidade Corinto.O capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação .
CORÍNTIO
monumentos da arquitetura grega
a) templos, dos quais o mais importante é o Partenon de Atenas; b) teatros, que eram construídos em lugares abertos (encostas); c) ginásios, edifícios destinados à cultura física; d) praças - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles, filosofia.
templos
Os templos eram locais com beleza e simetria, direcionado ao culto aos Deuses. E em sua homenagem era construídos. Ao lado o Partenon, em ruínas. A parte de cima teria um frontão, uma base triangular com um relevo sobre a Deusa Athena. As colunas são do estilo Dórico.
templos
Ao lado o Templo de Zeus, uma impressionante construção feita de mármore com colunas estilo coríntio.
teatros
Os teatros eram construídos em lugares abertos, divididos em três partes: -Skéne: cena; -Konistra: orquestra; -Kóilon: arquibancada.
características do teatro grego
Arena (palco) circular. Arquibancada em escadarias construída na encosta da montanha. Formato em 180º. Afastado da cidade grega.
origem do teatro grego
O teatro surgiu na Grécia, em festas em homenagem a Dionísio, Deus do vinho. Nas quais os homens bebiam e encenavam histórias de Deuses e semideuses.
- Tragédias: mitologia grega, batalha dos heróis e seu destino, prevalecendo a vontade dos deuses sobre a vida do homem.
- Comédias: sátiras. Tiravam sarro sobre as pessoas da época.
As pessoas que julgavam as tragédias eram nobres importantes. As pessoas que julgavam as comédias eram o povo.referenciais consultados
https://rabiscodahistoria.com/pintura-grega/ https://www.partes.com.br/2011/09/02/as-tecnicas-de-pintura-nas-ceramicas-gregas-aspectos-introdutorios-da-historia-da-arte/ https://abrafati.com.br/setor-de-tintas/historia-das-tintas/ https://arte-grega.info/ https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/evolucao-da-escultura-grega https://www.archdaily.com.br/br/943316/a-historia-da-arquitetura-grecia-antiga https://www.univale.br/arquitetura-grega-origem-e-caracteristicas/ https://www.todamateria.com.br/arquitetura-grega/ https://www.todamateria.com.br/escultura-grega/ https://arte-grega.info/pintura-grega.html https://pt.frwiki.wiki/wiki/Typologie_de_la_c%C3%A9ramique_grecque https://arteologic.com/pt-pt/ceramica/tipos-ceramicas/ceramica-grega/
obrigada
Lorem ipsum dolor
Consectetur adipiscing elit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.
Lorem ipsum dolor
Consectetur adipiscing elit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.
Lorem ipsum dolor
Consectetur adipiscing elit
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.