Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
STAINS PRESENTATION
Duda Franca
Created on June 27, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
Os Lusíadas
Reflexões do poeta Maria França AS22
Índice
Canto I
Canto V
Canto VIII
Como é caraterístico de uma epopeia, traz até nós uma narrativa poética que enaltecem um herói mítico e quase super-humano. Os Lusíadas não é exceção, aqui existe um enaltecer de um povo que transcende as barreiras físicas e mentais. No entanto, a glorificação e o espírito épico não são todos os tópicos de grande importância que Luís de Camões aborda. Existe um outro tópico de importância muito elevada e que é alvo de estudo nos dias de hoje por historiadores e literários, estamos a falar das Reflexões do Poeta. Num cenário de gradual decadência do império, Camões vê-se obrigado a fazer algumas reflexões, quer sejam sobre o estado da sua nação, alguma opinião pessoal sobre a viagem, ou até mesmo uma reflexão sobre o sentido da vida (ponto de vista mais filosófico). Neste tópico fala-se então das reflexões sobre a pátria que “mergulhada numa austera apagada e vil tristeza” perde a sua imponência.
Canto I
Chegada da armada portuguesa a Mombaça, após algumas peripécias e confrontos em Moçambique, comandadas pelo Deus Baco. Existe uma reflexão sobre a fragilidade da vida humana. Aqui, Camões reflete sobre a forma como a vida humana é algo tão efêmero e tão passageiro, de uma forma inevitável o destino que todos assombra é a morte. Esta reflexão vem do simples facto de os portugueses passarem imensos perigos que aparecem de forma inesperada(Tempestades, mar, vento...).
Canto V
Final da narração da História de Portugal ao Rei de Melinde por parte de Vasco da Gama Neste contexto existe talvez das mais importantes reflexões da obra: o desprezo da arte pelos seus contemporâneos. Aqui o sujeito poético faz uma enorme crítica à sociedade portuguesa em geral por menosprezar a importância dos poetas e artistas das mais variadas áreas para a preservação da cultura e transmissão de valores entre gerações, por exemplo os valores gloriosos do povo português.
Canto VIII
Sequestro de Vasco da Gama na cidade de Calecut por traidores Camões reflete sobre a corrupção do ser humano. Após ser sequestrado, bastou simplesmente um pagamento monetário para devolver a liberdade de Vasco da Gama, evidenciando a forma como o ouro/dinheiro corrompe facilmente todos os Homens e ainda a forma como o dinheiro chega para comprar uma alma.
Obrigada!