Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

ONLINE EDUCATION GUIDE

be

Created on June 26, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

ACD - 27 de junho/2023 Auditório AE Lima de Freitas

ERASMUS +

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

Propostas de mudança e/ou Inovação

Start

KA 101 - School Education Staff Mobility

ConsortiumMember

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

EuropeanDevelopment Plan

. . . comprometimento em torno dos Projetos Educativos e da prossecução dos objetivos colocados pelo Perfil do Aluno do séc. XXI.

+ info

Key needs and goals of national mobility consortium in the area of European mobility and cooperation?

a) Proporcionar formação profissional consentânea com as prioridades da política educativa e das necessidades das E/AE associadas na sua implementação. b) Sensibilizar as Direções das E/AE para a necessidade de estimularem e valorizarem a formação de professores e os seus contributos para o desenvolvimento das E/AE e do ensino. c) Providenciar oportunidades de contacto, das E/AE e dos seus profissionais, com diferentes realidades e práticas educativas, levando-os a discutir e refletir colaborativamente a integração de novos conhecimentos e competências nas práticas de ensino / oportunidades de aprendizagem dos alunos.

PortugalEspanha Finlândia

Mobility Map

  • 1ªmobilidade - Valência
21 a 27 de março/2022
  • 2ª mobilidade - Valência
3 a 9 de julho/2022
  • 3ª mobilidade - Finlândia
24 a 28 de abril/2023
INSPIRAÇÃO . . .

O que trouxemos das nossas mobilidades...

+ info

novos modelos e espaços de comunicação

PROPOSTAS DE MUDANÇA

1. Plano decomunicação

Plano de Comunicação

Os objetivos do nosso Plano de Comunicação são: • Reforçar a imagem do AEBB como organismo plural de dinamismo e qualidade; • Potenciar e dotar o agrupamento de ferramentas que permitam uma comunicação mais eficaz e célere entre a comunidade escolar e os novos elementos que venham a integrar o agrupamento; • Potenciar as relações de proximidade entre as diversas estruturas intermédias e o trabalho colaborativo;• Melhorar as relações do agrupamento com o meio local; • Divulgar o agrupamento, as atividades/projetos, realizações e o seu impacto social .

Plano de Comunicação - operacionalização

A - Comunicação

- reformulação e atualização periódica do site oficial do AE; - agilizar o sistema de comunicação interna e externa; - garantir a receção e uso articulado de informação relevante e atualizada por todos os setores do agrupamento e respetiva comunidade educativa.

B - Trabalho Colaborativo

- formações temáticas com os diferentes grupos disciplinares ; - reuniões periódicas entre equipas de trabalho e grupos disciplinares para discutir, aferir, definir metas, objetivos e projetos comuns; - instituir uma rede de partilha e de experiências entre professores de níveis e de áreas diferentes, desenvolvendo competências pedagógicas inovadoras e eficazes.

C - Acolhimento de novos elementos na comunidade educativa

- programas de acolhimento com a informação essencial sobre a missão, a visão, as metas e as normas de funcionamentodo AEBB para todos os novos elementos que vão integrando os seus diferentes setores; - manual de boas práticas "Se não sei, pergunto !"

Público - alvo do plano de comunicação

Torna-se imprescindível a projeção do agrupamento com a divulgação de informação, projetos, eventos e notícias, os quais visam atender os seguintes públicos: • Docentes e técnicos especializados; • Crianças, alunos e formandos; • Pais e Encarregados de Educação; • Assistentes técnicos e operacionais; • Comunidade local.

PROPOSTAS de INOVAÇÃO

2. Espaço de Trabalho Criativo

A - Criação do espaço

Criação de um espaço de trabalho anexo à biblioteca que seja polivalente, dirigido por um professor que auxilie os alunos na conceção de trabalhos escolares com o apoio de recursos e materiais digitais, recursos de som e imagem, incluindo televisão e rádio que permitam aos alunos uma melhoria contínua no processo de aprendizagem dos conteúdos das disciplinas, melhorando assim o sucesso.

B- "Valências" do espaço

- Esta sala de recursos digitais terá acesso à programação, aos recursos de televisão, de rádio, apoiados pela imagem, vídeo e som que serão certamente facilitadores do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. - Será um espaço para a criação de projetos interdisciplinares, nos quais os alunos possam utilizar diferentes ferramentas digitais para pesquisar, analisar, compartilhar informações, ideias e experiências. - Será equipada com computadores, tablets, câmaras, microfones, gravadores de áudio, projetores de vídeo, entre outros recursos tecnológicos relevantes para a aprendizagem dos alunos. - Os professores podem ser capacitados para utilizar esses recursos de forma eficiente e integrá-los nas atividades didáticas, incentivando a curiosidade, a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Desenvolver o espírito colaborativo, incentivar a criatividade, estimular o raciocínio crítico e aprimorar habilidades são aspectos que norteiam este espaço criativo.Um local em que um grupo de pessoas tem liberdade para fazer experiências, compartilhar ideias e desenvolver soluções.

Esta sala será um espaço dinâmico, que favorece a aprendizagem significativa e a transformação de informações em conhecimento aplicável na vida dos alunos e na melhoria do futuro da sociedade.

Planificação virtual dos espaços

Possível planta do espaço a ser utilizado como sala polivalente DIY (do it yourself)

Obrigado!

Ler a proposta de mudança nos meios de comunicação indicados

  • António Caetano
  • Fátima Pinto
  • Margarida Ruivo