Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Kant VS Mill
Isabel Duarte
Created on June 23, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
The Power of Roadmap
View
Simulation: How to Act Against Bullying
View
Artificial Intelligence in Corporate Environments
View
Internal Guidelines for Artificial Intelligence Use
View
Interactive Onboarding Guide
View
Word Search
View
Sorting Cards
Transcript
Mill
Kant
FELICIDADE (identificada com o prazer e a ausência de dor). A ética de Mill é, assim, hedonista. Mas Mill não reduz o prazer às experiências sensoriais ou físicas. Há diferentes tipos de prazeres: os prazeres mais básicos ou inferiores (sexo, comida, bebida, diversões vulgares, etc.) e os prazeres superiores , mais refinados, intelectuais e espirituais (o prazer da criação ou da contemplação de obras de arte, da literatura, etc.).
Comparação entre Kant e Mill
BOA VONTADE (guiada apenas pela razão).Segundo Kant, a boa vontade é intrínseca e ilimitadamente boa, uma vez que – ao contrário do que sucede com outras qualidades e capacidades, como, por exemplo, a coragem e a inteligência – não pode ser usada para o mal. A boa vontade é a vontade que age com uma única intenção: cumprir o dever pelo dever. Esta é o bem supremo (ou bem último).
1. O que é bom em si mesmo (bem último), tendo valor intrínseco?
Info
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Intenções ou motivos.As ações são boas ou más em si mesmas. A intenção de fazer o que é devido sem mais nenhum outro motivo que não o cumprimento do dever é a única coisa que torna uma ação boa. A moralidade con- siste em cumprir o dever pelo dever.
Consequências Não há ações boas ou más em si mesmas. O fator que decide se uma ação é boa ou não é o que dela resulta. As consequências são o critério decisivo da moralidade de um ato.
2. Qual é o critério de determinação do valor moral da ação?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Sim. A ética de Stuart Mill é consequencialista. As ações são moralmente corretas ou incorretas em função das suas consequências. Somente as consequências importam. Se forem favoráveis, a ação é moralmente correta; se forem desfavoráveis, é moralmente incorreta.
Não. A ética kantiana não é consequencialista. As cionsequências não importam na avaliação moral de uma ação, mass sim as intenções ou motivos.
3.AS CONSEQUÊNCIAS SÃO O QUE MAIS CONTA PARA DECIDIRSE UMA AÇÃO É OU NÃO MORALMENTE BOA??
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Sim. O valor moral de uma ação depende da máxima que o agente adota, sendo independente das consequências, efeitos ou resultados do que fazemos.Kant recusa o consequen--cialismo, isto é, a perspetiva segundo a qual devemos distinguir o certo e o errado com base nas consequências das ações.
Não. Não podemos dizer que uma ação é boa ou má antes de olharmos para as suas consequências. Mill defende o consequen-cialismo: a perspetiva segundo a qual devemos distinguir o certo e o errado com base nas consequências das ações.
6.HÁ AÇÕES BOAS EM SI MESMAS, ISTO É, QUE TENHAM UM VALOR INTRÍNSECO?
Kant
Mill
Não. Admitem exceções,dependendo do saldo global de felicidade produzidoExceto o dever de maximizar a felicidade. Há situações em que não cumprir certos deveres tem como consequência um melhor estado de coisas. Há normas morais que se tem revelado úteis para organizar a vida dos seres humanos, mas devemos ter em conta que nem sempre o seu cumprimento produz bons resultados.
Comparação entre Kant e Mill
Sim.Não admitem exceções,dizem respeito a todas as situações e a todos os agentes.Mentir, roubar e matar, por exemplo, são atos sempre errados. Há normas morais absolutas que proíbem o assassínio, o roubo, a mentira e que devem ser incondicionalmente respeitadas em todas as circunstâncias.
4. HÁ DEVERESABSOLUTOS? HÁ NORMAS MORAIS QUE NUNCA DEVEMOS DESRESPEITAR?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Sim. O único valor absoluto é a felicidade entendida como prazer e ausência de dor. Todas as outras coisas só têm valor se produzirem felicidade.
Sim. A dignidade da pessoa humana é um valor absoluto. Nenhuma ação pode ser boa se desrespeita esse valor absoluto. A boa vontade é a vontade de nunca violar a dignidade absoluta e incondicional da pessoa humana.
5. HÁ VALORES ABSOLUTOS?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Ação realizada por puro respeito pelo dever.As ações feitas por dever são ações em que o cumprimento do dever é um fim em si mesmo (cumprir o dever pelo dever). A vontade que decide agir por dever é a vontade para a qual agir corretamente é o único motivo na base da sua decisão. Dispensa razões suplementares, não age «com segundas intenções».
Ação realizada de modo a maximizar a felicidade geral.
7. O que é uma ação moralmente correta?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Princípio da utilidade ou princípio da maior felicidade. O princípio moral fundamental a respeitar é o princípio de uti- lidade. Exige que das nossas ações resulte a maior felicidade possível para o maior número possível de pessoas. É também conhecido como princípio da maior felicidade possível. O princípio da utilidade não é uma regra entre outras, mas sim a regra das regras, pois permite determinar se algo é moralmente correto ou incorreto.
Imperativo Categórico.O princípio moral fundamental a respeitar é o que exige que nunca trate os outros – nem a minha pessoa – como meio ou instrumento útil para um certo fim. Respeitar a nossa humani- dade, eis o princípio incondicio- nal. Para isso ser possível, devo agir segundo máximas que possam ser seguidas pelos outros, isto é, que possam ser universalizadas.
8. Qual é o princípio ético fundamental?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
A felicidade é o objetivo funda- mental da ação moral, embora não se trate da felicidade individual nem da felicidade que se traduza na redução do bem-estar da maioria das pessoas a quem a ação diz respeito.
A felicidade é um bem, mas não deve influenciar as nossas escolhas morais. O fim último da ação moral é o respeito pela pessoa humana, pelo valor absoluto que a sua racionalidade lhe confere.
9.A FELICIDADE É O FIMOU OBJETIVO ÚLTIMO DAS AÇÕES HUMANAS?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Sim. Dizer que a ética de Kant é deontológica quer dizer que é uma ética do dever. Para este filósofo, isso significa que há ações que é sempre errado realizar e há ações que é sempre certo realizar, independentemente das consequências.O respeito absoluto pelos direitos da pessoa humana implica que haja deveres absolutos ou coisas que é absolutamente proibido fazer.
Não. O único valor absoluto é a felicidade entendida como prazer e ausência de dor.
10.A ética deve ser deontológica?
Mill
Kant
O agente deve submeter com imparcialidade,as ações (e as regras morais) ao teste do princípio da utilidade. As ações corretas maximizam a felicidade ou reduzem a infelicidade. As ações incorretas minimizam a felicidade ou aumentam a infelicidade. O princípio da utilidade não é uma regra entre outras, mas sim a regra das regras: o princípio moral supremo que permite determinar se algo é moralmente correto ou incorreto.
Comparação entre Kant e Mill
O agente deve submeter, com imparcialidade,as máximas ao teste do imperativo categórico (Ordena que uma ação boa seja realizada pelo seu valor intrínseco, que seja efetuada por ser boa em si e não por causa dos seus efeitos ou consequências).
11.Como se aplica o princípio supremo da moralidade?
Info
Info
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Racional (somos seres racionais e é a razão que nos faz perceber a lei moral. Obedecer à razão, e às suas ordens, é obedecer a nós próprios e não a algo exterior), deontológica (ética do dever) e objetivista (o critério da moralidade (Imperativo categórico - Fórmula da Lei Universal e Fórmula da Humanidade) pode ser aplicado pelos agentes de modo imparcial e objetivo, recorrendo à razão e não a sentimentos pessoais).
Racional ( ao avaliar se uma ação é moralmente boa ou má, deve calcular-se de modo imparcial e não tendencioso a felicidade que é previsível ela produzir),consequencialista, hedonista ( a felicidade consiste no prazer e na ausência de dor.) e objetivista (o critério da moralidade (Princípio da Utilidade ou Maior Felicidade) pode ser aplicado pelos agentes de modo imparcial e objetivo, recorrendo à razão e não a sentimentos pessoais).
12.Quais são as principaiscaracterísticas destas teorias éticas?
Kant
Mill
Comparação entre Kant e Mill
Para Mill a ação de Truman foi moralmente correta. Porquê? ÉPorque é uma ação que tem, dadas as circunstâncias, as melhores consequências do que ações alternativas. Da decisão de Truman resultaram algumas centenas de milhares de mortos, mas de acordo com as estimativas americanas, seria muito provável que, se as bombas atómicas não fossem lançadas, muitas mais centenas de milhares de pessoas morreriam.
Segundo Kant a ação de Truman foi imoral. Kant poderia apresentar três razões para considerar moralmente incorreta a decisão de Truman:1. Uma vida humana não tem mais valor do que outra. Enquanto seres racionais, todos os seres humanos têm dignidade ou valor abso- luto. Cada ser humano é um fim em si. Nenhum ser humano vale mais do que outro e por isso não pode ser simplesmente usado seja para o que for.
13."caso Truman" Qual seria a posição de Kant E DE MILLsobre a decisão do presidente americano?
Info
Info