Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Psicomotricidade - Organização espacial-temporal

Ana Rita Maia

Created on June 21, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Vintage Photo Album

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Higher Education Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Transcript

Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de EducaçãoPós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor Intervenção em NEE no Domínio Físico-Motor Docente; João Casal Discente: Ana Rita Maia

Orientação Espacial-Temporal

“Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”

- Emília Ferreira

01

Psicomotricidade

Psicomotricidade

"Ciência que estuda o homem observando o seu corpo em movimento, interpretando a sua ação em contexto físico e humano e estudando o dinamismo dialético evolutivo, das dimensões filgenéticas, ontogenéticas e socio genéticas, intrínsecas e extrínsecas, entre o homem e os contextos dentro dos sucessivos fragmentos temporais"

+ info

Psicomotricidade

A intervenção psicomotora ergue-se como uma abordagem emergente do corpo humano, que unifica as diferentes disciplinas, fragmentadas pela ciência, e propõem estabelecer a conexão entre o corpo, o afeto, a inteligência e a socialização (Sousa S. I., 2015)

+ info

Organização espacial-temporal

02

“A estruturação espaço-temporal emerge da motricidade, da relação com os objetos localizados no espaço, da posição relativa que ocupa o corpo, enfim das múltiplas relações integradas da tonicidade, da equilibração, da lateralização e da noção do corpo, confirmando o princípio da hierarquização dos sistemas funcionais e da sua organização vertical”

- (Fonseca, 1995)

Organização temporal

Organização espacial

Já a organização temporal é definida como a capacidade de distinguir a ordem e a duração de acontecimentos (Almeida, 2008; cit. por Souza & Silva, 2019). Esta definição sustenta-se, maioritariamente, pela memória, na qual é possível percecionar a velocidade do tempo (Souza & Silva, 2019).

Segundo Assunção e Coelho (1997, pg. 91 - 96), a organização espacial-temporal “envolve a percepção do ‘eu’ em relação aos objetos e o meio ambiente. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção do longe, perto, alto baixo, longo, curto”.

+ info

+ info

Complicações

Confundir letras que diferem na orientação espacial

Ordenação de letras e/ou palavras

Direção horizontal da escrita

Organização do espaço e material

PeddypaperParte à Descoberta

03

Realizado em equipas

Diferentes percursos e estações

Organização espacial- temporal

Comboio "Zero desperdício"

"Passa por mim"

"Segue as minhas regras"

"Trepa e Alcança"

"Consegue encontrar-me?"

Materiais

Enigma que conduz à estação Comboio “Zero desperdício”: No espaço mais verde da ESE, procurem a farinha, os pratos e as vendas. Completem o desafio sem desperdício, e em equipa, descobrirão para onde ir a seguir. Enigma que conduz à estação “Segue as minhas regras”: É no espaço que te dá as boas-vindas à ESE que vão encontrar as pegadas a seguir. No fim do caminho, descobrirão para onde ir a seguir. Enigma que conduz à estação “Passa por mim”: Preparem-se para o tiro ao alvo, abrigados na sombra de um sobreiro. Apenas com a vossa precisão testada e comprovada, descobrirão para onde ir a seguir. Enigma que conduz à estação “Trepa e Alcança”: No lugar onde esta aventura começou, encontrarão a pista no topo de uma escalada. Subam e alcancem-na!

Enigmas que conduzem à estação “Consegues encontrar-me?”: 1. No lar de todas as histórias, encontrem aquela que fala da menina gotinha de água e do percurso que realiza ao longo da sua vida. Lá, descobrirão onde ir a seguir! (A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos) 2. No lar de todas as histórias, encontrem aquela que fala da amizade entre um menino da terra e uma menina que vivia no mar. Lá, descobrirão onde ir a seguir! (A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen) 3. No lar de todas as histórias, encontrem aquela que fala de um menino que decidiu cuidar de uma flor, até ela se tornar a maior flor do mundo. Lá, descobrirão onde ir a seguir! (A Maior Flor do Mundo, de José Saramago) 4. No lar de todas as histórias, encontrem aquela que fala de uma mosca que decidiu fazer uma casa para morar. Lá, descobrirão onde ir a seguir! (A Casa da Mosca Fosca, de Eva Mejuto) 5. No lar de todas as histórias, encontrem aquela que fala de uma girafa com um apetite peculiar e da sua amizade com uma galinha. Lá, descobrirão onde ir a seguir! (Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares)

04

Reflexão Individual

Psicomotricidade

Como bem sabemos, a educação não se trata apenas dos conteúdos que se pressupõe que os nossos alunos adquiram. Vai muito para além disso e é nosso dever trabalhar todas estas áreas. O trabalho colaborativo entre alunos e entre professores revela um maior sucesso tanto profissional, pela troca de ideias e experiências, como para os nossos alunos. As tarefas por mim apresentadas pretendem trabalhar e desenvolver inúmera áreas da psicomotricidade, sendo o seu foco a organização espacial-temporal. Todas estas áreas andam de mãos dadas e é impossível trabalhar uma sem que a outra seja abordada. Aprender pelo meio do jogo, motiva os nossos alunos e torna a aprendizagem bem-sucedida. Lança-nos, ainda, o desafio de pensar mais além, de inventar e reinventar para cativar a atenção dos nossos alunos e põem-nos à prova para superar os obstáculos que possam surgir e de a adaptar de forma pormenorizada para alunos com qualquer tipo de limitações. O espaço de “manobra” e de adaptação que caracteriza este tipo de atividades torna-as ainda mais apelativas.

Psicomotricidade

A psicomotricidade desempenha um papel imperativo na vida do ser humano, influenciando a sua área pessoa, profissional, social e educativa. Assim, não deve ser esquecida ou deixada em segundo plano. Trabalhar em prol do bem-estar e do desenvolvimento dos nossos alunos em todas as áreas da sua vida é imperativo e deve estar presente em todos os momentos. A organização espacial – temporal tem de ser trabalhada para que os nossos alunos consigam adquirir estas noções e viver o seu dia a dia sem complicações ou dificuldades. Enquanto pessoa e profissional da educação, acredito e defendo que devemos alargar os nossos horizontes, trabalhar das mais diversas formas e “cortar o cordão umbilical com os manuais”, encontrando um meio termo harmonioso para todos.

Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de EducaçãoPós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor Intervenção em NEE no Domínio Físico-Motor Docente; João Casal Discente: Ana Rita Maia

Orientação Espacial-Temporal