Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Modulo 6 - Programação de Sistemas de Comunicação
Trabalho realizado por: Pedro SilvaDisciplina: Redes de Comunicação

Sockets

3. Conclusão

3. Sockets

4. Resolução e formação de endereços IP

2. Objetivos

3. Modelos de programação Cliente-servidor

1. Introdução

Indice

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de REdes de comunicação, vou falar sobre sockets e pertendo também falar sobre modelos de programação associados aos protocolos de comunicação, funções de um servidor e de um cliente num sistema de comunicação e Criar sistemas de comunicação com recurso ao interface socket

Objetivos

  • Conhecer os modelos de programação associados aos protocolos de comunicação
  • Distinguir as funções de um servidor e de um cliente num sistema de comunicação
  • Criar sistemas de comunicação com recurso ao interface socket

Modelos de programação Cliente-servidor

O modelo cliente/servidor é uma estrutura de aplicativo distribuído que distribui tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os solicitantes de serviço, designados como clientes.Clientes e servidores normalmente se comunicam através de uma rede de computadores em computadores separados, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador.

Resolução e formação de endereços IP

Os endereços da Internet são conhecidos pelos nomes associados aos endereços IP (por exemplo, www.google.pt). Para que isso seja possível, é necessário traduzir (resolver) os nomes em endereços IP. O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é um mecanismo que traduz nomes em endereços IP e endereços IP em nomes. Como o endereçamento CIDR, os nomes DNS são hierárquicos e permitem que intervalos de namespaces sejam delegados a outros DNS.

Sockets

Sockets são uma abstração para endereços de comunicação através dos quais processos comunicam. Eles permitem que dois processos distintos se comuniquem e, por consequência, geram determinado resultado. Cada endereço tem um identificador único composto pelo endereço da máquina e o identificador local da porta usado pelo processo. Este identificador de porta é usado para mapear dados recebido pela máquina para processos (aplicações) específicos.Stream Sockets (SOCK_STREAM): Esse tipo usa TCP e Datagram Sockets (SOCK_DGRAM): Esse tipo usa UDP.

Conclusão

Para concluir, com este trabalho ficei a conhecer melhor os Modelos de programação Cliente-servidor, a Resolução e formação de endereços IP e os Sockets.