EDT - UC - NEM - 2023
como combater notícias falsas e discurso de ódio?
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos
rotina de pensamento
1) O que você observa na mensagem?
2) O que você pensa sobre o conteúdo dela?
3) O que você perguntaria a alguém que lhe enviasse essa mensagem?
rotina de pensamento
liberdade de expressão
discurso de ódio
1) Que elementos visuais você observa na imagem?
2) O que esses elementos pretendem transmitir?
3) O que podem dizer sobre a mensagem que esses elementos visuais quiseram nos transmitir?
Fake News Discurso de Ódio
objetivo geral
Desenvolver a análise crítica sobre o que é veiculado pelas mídias e levar o estudante a entender as nuances da desinformação, as consequencias da disseminação de discurso de ódio e das fake news e explorar as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional.
objetivos específicos
- Estimular a prática da leitura cuidadosa e reflexiva;
- Desenvolver o hábito de investigação da informação;
- Aprender a utilizar mecanismos básicos de checagem de informação;
- Refletir sobre o nosso papel no combate à desinformação;
- Aprimorar nosso senso crítico, reflexivo e analítico frente aos conteúdos que consumimos através da internet;
- Diferenciar liberdade de expressão e discurso de ódio;
- Combater o discurso de ódio no ambiente digital;
afirmativa
1.
Um dos maiores problemas da atualidade é a disseminação das fake news e do discurso de ódio.
da atualidade?
Os cristãos da Roma antiga causaram um incêndio de grandes proporções, matando muitos romanos. O imperador da época, Nero, descobriu inúmeras atrocidades envolvendo os cristão da época, inclusive relacionadas ao canibalismo, assassinato e incesto. Para julgar adequadamente os responsáveis pelo incêndio, Nero mandou jogar os cristãos, aos leões.
fato ou fake?
fake news da antiguidade
A verdade é que os cristãos começaram a ser alvo de boatos disseminados pelo próprio imperador Nero. Além de responsabilizar os cristões pelo incêndio, Nero os rejeitava por não participarem das celebrações cívicas aos deuses, insultando-os e acusando-os de incesto (chamavam uns aos outros de irmãos) e de canibalismo, devido à uma má interpretação da eucaristia: “beber o sangue de Cristo” e “comer o corpo de Cristo”.
cristãos para os leões
fake
A peste negra assolou a Europa na Idade Média, matando um a cada três europeus. Essa peste foi causada pelo envenenamento da aguá de muitas cidades. Mais tarde descobriram que os responsáveis por esse envenenamento eram os judeus, que queriam tomar a riqueza das pessoas na época e encontraram com a morte, a melhor e mais rápida forma para isso.
fato ou fake?
fake news da IDADE MÉDIA
No Período Medieval os Judeus já eram massacrados por conta dos libelos de sangue, acusações de sacrificarem crianças em seus rituais (antissemitismo). Como os judeus pareciam morrer menos que o restante da população, eles foram apontados como a causa da peste negra. Acusados de envenenar poços e de serem protegidos pelo Satã, calcula-se que, no auge da Peste, 200 comunidades foram erradicadas. E os cristãos continuaram a nem fazer ideia de que os ratos eram os verdadeiros culpados de tantas mortes.
peste negra
fake
Em uma colônia britânica chamada Salem, a Igreja comandava tudo e a população considerava a mulher submissa ao homem. Durante um inverno, em fevereiro de 1692, a filha de 9 anos do ministro religioso de Salém chamada Betty Parris, pegou uma doença estranha, na qual ela ardia em febre, gritava e se contorcia toda. Outras seis garotas, incluindo uma prima de Betty, também desenvolveram os sintomas. Elas se contorciam em poses grotescas e diziam sentir mordidas e beliscadas no corpo. Um médico chamado William Griggs fez uma grande revelação ao dizer que a doença seria causada pelo sobrenatural, algo diabólico estava ocorrendo na região. O que causou na população local crises de pânico e desejo assassino de vingança pelas próprias mãos. As famílias locais ficaram obsercadqas para descobrir se alguém da região praticava bruxaria ou estaria envolvida com o diabo.
fato ou fake?
e mais fake news ...
A série de julgamentos das Bruxas de Salém ocorreu entre 1692 e 1693 e levou à execução de aproximandamente 20 pessoas e outras morreriam aprisionadas. O episódio foi um dos muitos que surgiram com a circulação do livro Malleus Maleficarum, de 1487, que dizia, entre outras coisas, que toda mulher tinha tendência a se tornar bruxa. Muitas pessoas foram mortas e julgadas durante o período de caça às bruxas.
inquISIÇÃO
fake
e OUTRAS FAKE NEWS ANTES DA INTERNET..
MISSÃO APOLO 11 NUNCA ACONTECEU
REAIS MOTIVOS DA INVASÃO NO IRAQUE
CAMPANHA ANTIVACINAÇÃO
fake
E AGORA?
A era digital nos trouxe uma superabundância de informação.Nem toda informação serve como fonte de conhecimento. As redes sociais nos bombardeiam com mensagens o tempo todo. Umas verdadeiras. Umas falsas. Outras que nos fazem duvidar das nossas próprias conficções. Além do mais, considerar que a Internet é terra sem lei é uma ilusão. Combater o discurso de ódio é um dever de todos nós! Discurso de ódio NÃO É liberdade de expressão!
COMO COMBATER À DESINFORMAÇÃO? às fake news e o duscurso de ódio?
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é organizada em torno de competências gerais. Essas competências tratam de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
Várias competências dizem respeito à fluência digital, e incluem as habilidades necessárias para analisar e publicar informações no ambiente digital e fora dele de maneira crítica, ética e responsável.
COMPETÊNCIA 5: CULTURA DIGITAL
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
O que você pode fazerpara ajudar a combater a desinformação?
ANALISAR A NOTÍCIA
• é objetiva (o tom é neutro? apresenta fatos?) • é equilibrada (mostra diferentes pontos de vista?) • apresenta evidência (os fatos têm sustentação?) • cita especialistas (quem disse? as fontes têm credibilidade?) • pode ser atribuída a alguém (quem é o autor? uma organização? é independente ou tem alguma motivação política ou financeira?)
FUgIR DA DESINFORMAÇÃO
CONTEXTO
Qual é a história maior?
Avalie se isto é toda a história ou parte dela, e considere as outras forças em jogo: eventos da atualidade, tendências culturais, objetivos políticos, interesses financeiros.
FONTE
Quem criou isto...posso confiar nesta fonte?
Considere todos os envolvidos na publicação e divulgação: quem escreveu, quem publicou, quem financiou, agregadores de conteúdo, usuários das mídias sociais.
EVIDÊNCIAS
Os fatos se sustentam?
Procure informações que possam ser verificadas: nomes, números, lugares, documentos.
PROPÓSITO
Por que isto foi criado?
Procure pistas sobre a motivação: a missão do editor, linguagem ou imagens persuasivas, táticas de monetização, agendas explícitas ou implícitas, chamados à ação.
AUDIÊNCIA
Para quem isto foi criado?
Identifique tentativas de agradar a um público específico ou um determinado tipo de pessoa, através de escolha de imagens, técnicas de apresentação, linguagem ou conteúdo.
EXECUÇÃO
Como esta informação está sendo apresentada?
Observe como a forma de apresentação afeta o impacto da mensagem: estilo, gramática, tom de voz, escolha de imagens, diagramação e elementos gráficos.
Em 1835, o jornal The New York Sun publicou uma série de textos sobre a descoberta de vida na Lua. Ainformação foi falsamente atribuída a um astrônomo bem conhecido da época, chamado Sir John Herschel.
propósito
venda de assinaturas do jornal
VAMOS TREINAR?
DINÂMICA
fake
fato
VS
Durante a pandemia, a natureza voltou a ocupar o seu devido lugar...
A foto é verdadeira, mas a alegação não.Este é o entorno de um ponto turístico na Tailândia. Há anos, os turistas se divertiam alimentando os macacos locais. Como os turistas deixaram de vir durante a pandemia, os animais estão famintos, procurando onde estavam habituados a encontrar comida abundante e fácil.
Os animais começaram a frequentar Veneza durante a pandemia, depoisque os humanos se recolheram às suas casas e pararam de poluir os rios e oceanos.
Fotos verdadeiras, alegações não!1) A água está mais transparente porque, com menos movimento de barcos, o fundo fica menos mexido. 2) Os cisnes habitam os canais de Burano há tempos. 3) Os golfinhos foram filmados em um porto na Sardenha, onde eles costumam aparecer...
As flores no entorno do acidente nuclear de Fukushima sofreram mutações genéticas. Isto é o que acontece quando flores nucleares têm defeitos de nascença.
Home resgatado em Brumadinho é fotografafo abraçando o
bombeiro que o salvou.
Em Goiás, um juiz proibiu uma cidade inteira de tocar música.
Um policial à paisana achou uma armadentro de um trenzinho de brinquedo.
As Forças Armadas da Colômbia convidaram a Miss Universo para tentar encerrar a guerrilha de mais de meio século...
E agora? O que é FATO e o que é FAKE?
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://www.bbc.com/portuguese/geral-39203678
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://exame.com/marketing/red-bull-pagara-us-13-mi-a-clientes-que-nao-ganharam-asas/
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://veja.abril.com.br/coluna/me-engana-que-eu-posto/bandeira-na-lama-e-abraco-em-bombeiro-as-imagens-falsas-sobre-brumadinho/
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-de-go-proibe-cidade-de-tocar-musica/
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
http://www.e-farsas.com/um-policial-a-paisana-achou-uma-arma-dentro-de-um-trenzinho-de-uma-crianca-no-banco.html
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/02/farc-convidam-miss-universo-para-negociacao-de-paz-em-cuba.html
Se as fake news não são novidade, por que estamos vivendo uma verdadeira tempestade de desinformação?
Por que as pessoas caem em FAKE NEWS?
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
DICAS VALIOSAS
Como não cair?
Como dois espiões ajudaram a criar a Guerra do Iraque
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/03/130319_iraque_espia_rp
Rede Globo errou na Diretas Já
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-admite-pela-primeira-vez-na-televisao-que-errou-nas-diretas-ja-7512
Rádio transmitiu invasão alienígena há 75 anos atrás...
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/ha-75-anos-radio-transmitiu-invasao-alienigena-a-terra-e-assustou-milhoes,afb3d216fa802410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Read more
E o discuro de ódio?
O discurso de ódio ocorre quando um indivíduo utiliza de seu direito à liberdade de expressão para inferiorizar, discriminar, agredir outra pessoa baseado em suas características: sexo, etnia, orientação sexual, política, religião ou para invocar regimes autoritários e antidemocráticos.
Aquilo que agride o outro não pode ser considerado liberdade de expressão. Discurso de ódio é crime. “Constituem os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Este é o Artigo 3º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988.
“O que caracteriza o crime de ódio é a existência de uma aversão completa ao outro, onde o ódio tende a eliminação. Os crimes são de violência física, mas também de violência psicológica. Então abrange desde homicídio até uma injúria motivada por uma característica específica de pertencimento de uma pessoa a um determinado grupo” garante Leandro Bessa, defensor e assessor de planejamento e gestão da Defensoria pública do Ceará.
Existem muitos crimes de ódio, dentre eles podemos destacar: o racismo, a homofobia, o feminicídio, o etnocentrismo, a LGBTfobia, a xenofobia e a intolerância religiosa.
O aumento de tais práticas e discursos de ódio ligam-se diretamente ao aumento da intolerância na sociedade, sobretudo em ambiente hostil e turbulento. Raivas sem limites, medos inexplicáveis e pura aversão a outro semelhante se tornam agentes para a prática do crime.
A internet é uma importante via para disseminação de discursos de ódio, pois é mais difícil de identificar os agressores anônimos, permitindo que a impunidade acabe acontecendo. Engana-se quem pensa que a impunidade é eterna! DENUNCIE!
Na dúvida de FAKE NEWS:não compartilhe!
E em caso de intolerância e discurso de ódio: DENUNCIE!
referenciais consultados
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/10-casos-fake-news-mataram-historia-inquisicao-peste-negra-bruxa.phtmlhttps://autismoerealidade.org.br/2021/01/15/a-historia-por-tras-do-mito-de-que-vacinas-causam-autismo/ https://www.sohistoria.com.br/biografias/nero/#:~:text=O%20fato%20%C3%A9%20que%20Nero,de%20imperador%20violento%20e%20desequilibrado. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/10-casos-fake-news-mataram-historia-inquisicao-peste-negra-bruxa.phtml https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-e-como-morreram-as-bruxas-de-salem/ https://www.bbc.com/portuguese/geral-43895609 https://saferlab.org.br/primeira-edicao/o-que-e-discurso-de-odio/index.html Ministério da Saúde:
https://www.saude.gov.br/fakenews Organização Mundial da Saúde:
https://www.who.int/dg/speeches/detail/munich-security-conference SuperInteressante:
https://super.abril.com.br/sociedade/como-identificar-e-combater-fake-news/
obrigada!
#diga não ao discurso de ódio #diga não às fake news
Combater a Fake News e Discurdo de Ódio
Milena Vitelo Pereir
Created on June 13, 2023
Material criado para a Eletiva de Ética Digital e Tecnologia, Unidade Curricular dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos.
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Visual Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Higher Education Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
Explore all templates
Transcript
EDT - UC - NEM - 2023
como combater notícias falsas e discurso de ódio?
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos
rotina de pensamento
1) O que você observa na mensagem?
2) O que você pensa sobre o conteúdo dela?
3) O que você perguntaria a alguém que lhe enviasse essa mensagem?
rotina de pensamento
liberdade de expressão
discurso de ódio
1) Que elementos visuais você observa na imagem?
2) O que esses elementos pretendem transmitir?
3) O que podem dizer sobre a mensagem que esses elementos visuais quiseram nos transmitir?
Fake News Discurso de Ódio
objetivo geral
Desenvolver a análise crítica sobre o que é veiculado pelas mídias e levar o estudante a entender as nuances da desinformação, as consequencias da disseminação de discurso de ódio e das fake news e explorar as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional.
objetivos específicos
afirmativa
1.
Um dos maiores problemas da atualidade é a disseminação das fake news e do discurso de ódio.
da atualidade?
Os cristãos da Roma antiga causaram um incêndio de grandes proporções, matando muitos romanos. O imperador da época, Nero, descobriu inúmeras atrocidades envolvendo os cristão da época, inclusive relacionadas ao canibalismo, assassinato e incesto. Para julgar adequadamente os responsáveis pelo incêndio, Nero mandou jogar os cristãos, aos leões.
fato ou fake?
fake news da antiguidade
A verdade é que os cristãos começaram a ser alvo de boatos disseminados pelo próprio imperador Nero. Além de responsabilizar os cristões pelo incêndio, Nero os rejeitava por não participarem das celebrações cívicas aos deuses, insultando-os e acusando-os de incesto (chamavam uns aos outros de irmãos) e de canibalismo, devido à uma má interpretação da eucaristia: “beber o sangue de Cristo” e “comer o corpo de Cristo”.
cristãos para os leões
fake
A peste negra assolou a Europa na Idade Média, matando um a cada três europeus. Essa peste foi causada pelo envenenamento da aguá de muitas cidades. Mais tarde descobriram que os responsáveis por esse envenenamento eram os judeus, que queriam tomar a riqueza das pessoas na época e encontraram com a morte, a melhor e mais rápida forma para isso.
fato ou fake?
fake news da IDADE MÉDIA
No Período Medieval os Judeus já eram massacrados por conta dos libelos de sangue, acusações de sacrificarem crianças em seus rituais (antissemitismo). Como os judeus pareciam morrer menos que o restante da população, eles foram apontados como a causa da peste negra. Acusados de envenenar poços e de serem protegidos pelo Satã, calcula-se que, no auge da Peste, 200 comunidades foram erradicadas. E os cristãos continuaram a nem fazer ideia de que os ratos eram os verdadeiros culpados de tantas mortes.
peste negra
fake
Em uma colônia britânica chamada Salem, a Igreja comandava tudo e a população considerava a mulher submissa ao homem. Durante um inverno, em fevereiro de 1692, a filha de 9 anos do ministro religioso de Salém chamada Betty Parris, pegou uma doença estranha, na qual ela ardia em febre, gritava e se contorcia toda. Outras seis garotas, incluindo uma prima de Betty, também desenvolveram os sintomas. Elas se contorciam em poses grotescas e diziam sentir mordidas e beliscadas no corpo. Um médico chamado William Griggs fez uma grande revelação ao dizer que a doença seria causada pelo sobrenatural, algo diabólico estava ocorrendo na região. O que causou na população local crises de pânico e desejo assassino de vingança pelas próprias mãos. As famílias locais ficaram obsercadqas para descobrir se alguém da região praticava bruxaria ou estaria envolvida com o diabo.
fato ou fake?
e mais fake news ...
A série de julgamentos das Bruxas de Salém ocorreu entre 1692 e 1693 e levou à execução de aproximandamente 20 pessoas e outras morreriam aprisionadas. O episódio foi um dos muitos que surgiram com a circulação do livro Malleus Maleficarum, de 1487, que dizia, entre outras coisas, que toda mulher tinha tendência a se tornar bruxa. Muitas pessoas foram mortas e julgadas durante o período de caça às bruxas.
inquISIÇÃO
fake
e OUTRAS FAKE NEWS ANTES DA INTERNET..
MISSÃO APOLO 11 NUNCA ACONTECEU
REAIS MOTIVOS DA INVASÃO NO IRAQUE
CAMPANHA ANTIVACINAÇÃO
fake
E AGORA?
A era digital nos trouxe uma superabundância de informação.Nem toda informação serve como fonte de conhecimento. As redes sociais nos bombardeiam com mensagens o tempo todo. Umas verdadeiras. Umas falsas. Outras que nos fazem duvidar das nossas próprias conficções. Além do mais, considerar que a Internet é terra sem lei é uma ilusão. Combater o discurso de ódio é um dever de todos nós! Discurso de ódio NÃO É liberdade de expressão!
COMO COMBATER À DESINFORMAÇÃO? às fake news e o duscurso de ódio?
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é organizada em torno de competências gerais. Essas competências tratam de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. Várias competências dizem respeito à fluência digital, e incluem as habilidades necessárias para analisar e publicar informações no ambiente digital e fora dele de maneira crítica, ética e responsável.
COMPETÊNCIA 5: CULTURA DIGITAL
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
O que você pode fazerpara ajudar a combater a desinformação?
ANALISAR A NOTÍCIA
• é objetiva (o tom é neutro? apresenta fatos?) • é equilibrada (mostra diferentes pontos de vista?) • apresenta evidência (os fatos têm sustentação?) • cita especialistas (quem disse? as fontes têm credibilidade?) • pode ser atribuída a alguém (quem é o autor? uma organização? é independente ou tem alguma motivação política ou financeira?)
FUgIR DA DESINFORMAÇÃO
CONTEXTO Qual é a história maior? Avalie se isto é toda a história ou parte dela, e considere as outras forças em jogo: eventos da atualidade, tendências culturais, objetivos políticos, interesses financeiros.
FONTE Quem criou isto...posso confiar nesta fonte? Considere todos os envolvidos na publicação e divulgação: quem escreveu, quem publicou, quem financiou, agregadores de conteúdo, usuários das mídias sociais.
EVIDÊNCIAS Os fatos se sustentam? Procure informações que possam ser verificadas: nomes, números, lugares, documentos.
PROPÓSITO Por que isto foi criado? Procure pistas sobre a motivação: a missão do editor, linguagem ou imagens persuasivas, táticas de monetização, agendas explícitas ou implícitas, chamados à ação.
AUDIÊNCIA Para quem isto foi criado? Identifique tentativas de agradar a um público específico ou um determinado tipo de pessoa, através de escolha de imagens, técnicas de apresentação, linguagem ou conteúdo.
EXECUÇÃO Como esta informação está sendo apresentada? Observe como a forma de apresentação afeta o impacto da mensagem: estilo, gramática, tom de voz, escolha de imagens, diagramação e elementos gráficos.
Em 1835, o jornal The New York Sun publicou uma série de textos sobre a descoberta de vida na Lua. Ainformação foi falsamente atribuída a um astrônomo bem conhecido da época, chamado Sir John Herschel.
propósito
venda de assinaturas do jornal
VAMOS TREINAR?
DINÂMICA
fake
fato
VS
Durante a pandemia, a natureza voltou a ocupar o seu devido lugar...
A foto é verdadeira, mas a alegação não.Este é o entorno de um ponto turístico na Tailândia. Há anos, os turistas se divertiam alimentando os macacos locais. Como os turistas deixaram de vir durante a pandemia, os animais estão famintos, procurando onde estavam habituados a encontrar comida abundante e fácil.
Os animais começaram a frequentar Veneza durante a pandemia, depoisque os humanos se recolheram às suas casas e pararam de poluir os rios e oceanos.
Fotos verdadeiras, alegações não!1) A água está mais transparente porque, com menos movimento de barcos, o fundo fica menos mexido. 2) Os cisnes habitam os canais de Burano há tempos. 3) Os golfinhos foram filmados em um porto na Sardenha, onde eles costumam aparecer...
As flores no entorno do acidente nuclear de Fukushima sofreram mutações genéticas. Isto é o que acontece quando flores nucleares têm defeitos de nascença.
Home resgatado em Brumadinho é fotografafo abraçando o bombeiro que o salvou.
Em Goiás, um juiz proibiu uma cidade inteira de tocar música.
Um policial à paisana achou uma armadentro de um trenzinho de brinquedo.
As Forças Armadas da Colômbia convidaram a Miss Universo para tentar encerrar a guerrilha de mais de meio século...
E agora? O que é FATO e o que é FAKE?
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://www.bbc.com/portuguese/geral-39203678
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://exame.com/marketing/red-bull-pagara-us-13-mi-a-clientes-que-nao-ganharam-asas/
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://veja.abril.com.br/coluna/me-engana-que-eu-posto/bandeira-na-lama-e-abraco-em-bombeiro-as-imagens-falsas-sobre-brumadinho/
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-de-go-proibe-cidade-de-tocar-musica/
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
http://www.e-farsas.com/um-policial-a-paisana-achou-uma-arma-dentro-de-um-trenzinho-de-uma-crianca-no-banco.html
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/02/farc-convidam-miss-universo-para-negociacao-de-paz-em-cuba.html
Se as fake news não são novidade, por que estamos vivendo uma verdadeira tempestade de desinformação?
Por que as pessoas caem em FAKE NEWS?
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
Write a title here
Lorem ipsum 20XX
Lorem ipsum 20XX
DICAS VALIOSAS
Como não cair?
Como dois espiões ajudaram a criar a Guerra do Iraque
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/03/130319_iraque_espia_rp
Rede Globo errou na Diretas Já
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/globo-admite-pela-primeira-vez-na-televisao-que-errou-nas-diretas-ja-7512
Rádio transmitiu invasão alienígena há 75 anos atrás...
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/ha-75-anos-radio-transmitiu-invasao-alienigena-a-terra-e-assustou-milhoes,afb3d216fa802410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Read more
E o discuro de ódio?
O discurso de ódio ocorre quando um indivíduo utiliza de seu direito à liberdade de expressão para inferiorizar, discriminar, agredir outra pessoa baseado em suas características: sexo, etnia, orientação sexual, política, religião ou para invocar regimes autoritários e antidemocráticos. Aquilo que agride o outro não pode ser considerado liberdade de expressão. Discurso de ódio é crime. “Constituem os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Este é o Artigo 3º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988.
“O que caracteriza o crime de ódio é a existência de uma aversão completa ao outro, onde o ódio tende a eliminação. Os crimes são de violência física, mas também de violência psicológica. Então abrange desde homicídio até uma injúria motivada por uma característica específica de pertencimento de uma pessoa a um determinado grupo” garante Leandro Bessa, defensor e assessor de planejamento e gestão da Defensoria pública do Ceará.
Existem muitos crimes de ódio, dentre eles podemos destacar: o racismo, a homofobia, o feminicídio, o etnocentrismo, a LGBTfobia, a xenofobia e a intolerância religiosa.
O aumento de tais práticas e discursos de ódio ligam-se diretamente ao aumento da intolerância na sociedade, sobretudo em ambiente hostil e turbulento. Raivas sem limites, medos inexplicáveis e pura aversão a outro semelhante se tornam agentes para a prática do crime.
A internet é uma importante via para disseminação de discursos de ódio, pois é mais difícil de identificar os agressores anônimos, permitindo que a impunidade acabe acontecendo. Engana-se quem pensa que a impunidade é eterna! DENUNCIE!
Na dúvida de FAKE NEWS:não compartilhe!
E em caso de intolerância e discurso de ódio: DENUNCIE!
referenciais consultados
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/10-casos-fake-news-mataram-historia-inquisicao-peste-negra-bruxa.phtmlhttps://autismoerealidade.org.br/2021/01/15/a-historia-por-tras-do-mito-de-que-vacinas-causam-autismo/ https://www.sohistoria.com.br/biografias/nero/#:~:text=O%20fato%20%C3%A9%20que%20Nero,de%20imperador%20violento%20e%20desequilibrado. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/10-casos-fake-news-mataram-historia-inquisicao-peste-negra-bruxa.phtml https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-e-como-morreram-as-bruxas-de-salem/ https://www.bbc.com/portuguese/geral-43895609 https://saferlab.org.br/primeira-edicao/o-que-e-discurso-de-odio/index.html Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/fakenews Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/dg/speeches/detail/munich-security-conference SuperInteressante: https://super.abril.com.br/sociedade/como-identificar-e-combater-fake-news/
obrigada!
#diga não ao discurso de ódio #diga não às fake news