Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

saturno devorando o filho

Fixy _10

Created on June 10, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

Saturno devorando o filho

Francisco Goya, 1819-23

Francisca Casais Faria, nº6, 8ºB

Conhece o artista...

Retrato de Francisco Goya, 1826.

Francisco de Goya

Análise da obra

Enquadramento da obra no seu tempo

Duelo com mocas, 1819-23

Judite e Holofernes, 1819-23

Homens lendo, 1819-23

  • Obra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Saturno_devorando_um_filho
  • Biografia do pintor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Goya#
  • Análise da obra: https://artrianon.com/2017/10/18/obra-de-arte-da-semana-saturno-devorando-um-filho-de-goya/
  • Pinturas negras: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinturas_negras

- Webgrafia

Los Disparates, 1815

- FIM -

Francisca Casais Faria, nº6, 8ºB

-Identificação-

Titulo - Saturno devorando o filho Data e local de realização - Quinta del Sordo, 1819-23 Autor - Francisco Goya Estilo artistico - Expressionismo pictórico

- Elementos pictóricos

É uma pintura a óleo feita em rebocco, na parede da casa de Goya. Tem uma composição centralizada, com Saturno ocupando a maior parte do espaço, ele parece estar numa sala escura ou vazia, que aumenta o sentimento de opressão e angústia.

- Elementos pictóricos

A técnica utilizada é o chiaroscuro, que contrasta fortemente luz e sombra, é utilizada para criar um efeito dramático, realçando os detalhes grotescos da cena. Goya usa pinceladas soltas e gestuais para criar texturas ásperas e irregulares. A paleta é de cores escuras e sombrias, com predominância de tons de castanho, preto e vermelho profundo. As figuras na pintura têm formas distorcidas e exageradas, o que contribui para a sensação de horror e desumanização.

-Identificação-

Titulo - Saturno devorando o filho Data e local de realização - Quinta del Sordo, 1819-23 Autor - Francisco Goya Estilo artistico - Expressionismo pictórico

- Tema e significado

A pintura retrata a mitologia, mais precisamente o mito de Saturno (Cronos na mitologia grega), o titã que, de acordo com a lenda, tinha medo que um dos seus filhos o detronasse, assim como ele tinha feito com o seu pai. Para evitar isso, Saturno decidiu devorar os seus filhos assim que nascessem. No entanto, um dos seus filhos, Júpiter (Zeus na mitologia grega), foi salvo pela mãe e mais tarde tornou-se o líder dos deuses.

A obra tem sido intrepretada de várias maneiras ao longo do tempo, sendo a mais aceite a que ela representa uma metáfora para os horrores da guerra e da violência em geral. Ela simboliza a capacidade dos seres humanos de cometer atos extremos e brutais.

Nesta obra podemos ver representado Saturno (Cronos, na mitologia grega). Ele é representado como uma figura monstruosa, com o corpo contorcido e uma expressão selvagem com olhos brancos bem abertos. Ele segura o corpo de uma criança pequena e parece estar prestes a devorá-la. A cena é triste e angustiante, com o uso de tons escuros e sombras pesadas, criando uma atmosfera de terror e desespero.