Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Calçada de Carriche

Tiago Lopes

Created on June 6, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Women's Presentation

Vintage Photo Album

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Zen Presentation

Transcript

Calçada de Carriche

De António Gedeão

António Gedeão

Mais conhecido por António Gedeão, o seu nome verídico é Rómulo Vasco da Gama Carvalho. Nasceu a 24 de novembro de 1906 e faleceu a 19 de fevereiro de 1997(90 anos). Foi professor de Português e de Físico-Química sendo as suas melhores áreas a química e a escrita de poemas. Algumas das suas obras mais conhecidas são o exemplo "A Pedra Filosofal" e "Lágrima de Preta". Recebeu também uma medalha de méito cultural.

Calçada de Carriche (Vídeo)

chega à oficina à hora marcada, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga; toca a sineta na hora aprazada, corre à cantina, volta à toada, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga. Regressa a casa é já noite fechada.

"Passam magalas, rapaziada, palpam-lhe as coxas, não dá por nada."

"despiu-se à pressa, desinteressada; caiu na cama de uma assentada; chegou o homem, viu-a deitada; serviu-se dela, não deu por nada."

"Chegou a casa não disse nada. Pegou na filha, deu-lhe a mamada; bebeu da sopa numa golada; lavou a loiça, varreu a escada; deu jeito à casa desarranjada; coseu a roupa"

Este poema de António Gedeão quer mostrar de que forma as mulheres eram tratadas e ao que eram submetidas. Mostra que as mulheres tinham um papel muito duro em casa, onde tinham que fazer todas as tarefas domésticas, tratar das crianças e ter também um emprego sempre muito ocupado saindo de manhã de casa e chegando à noite.Já o homem, é visto como assediador e objetifica a mulher para o ato sexual; e não faz tarefas domésticas nenhumas. Demonstra ainda que a mulher é sempre submissa ao homem.

Estrutura Formal

  • 7 Estrofes
  • 4 Sílabas Métricas
  • Rimas Interpolada, Emparelhada e Cruzada

Recursos Expressivos

  • Aliteração
  • Enumeração

Trabalho realizado por: Tiago Lopes Nº 9 11º E Português