Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Calçada de Carriche
Tiago Lopes
Created on June 6, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
View
Vaporwave presentation
Transcript
Calçada de Carriche
De António Gedeão
António Gedeão
Mais conhecido por António Gedeão, o seu nome verídico é Rómulo Vasco da Gama Carvalho. Nasceu a 24 de novembro de 1906 e faleceu a 19 de fevereiro de 1997(90 anos). Foi professor de Português e de Físico-Química sendo as suas melhores áreas a química e a escrita de poemas. Algumas das suas obras mais conhecidas são o exemplo "A Pedra Filosofal" e "Lágrima de Preta". Recebeu também uma medalha de méito cultural.
Calçada de Carriche (Vídeo)
chega à oficina à hora marcada, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga; toca a sineta na hora aprazada, corre à cantina, volta à toada, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga, puxa que puxa, larga que larga. Regressa a casa é já noite fechada.
"Passam magalas, rapaziada, palpam-lhe as coxas, não dá por nada."
"despiu-se à pressa, desinteressada; caiu na cama de uma assentada; chegou o homem, viu-a deitada; serviu-se dela, não deu por nada."
"Chegou a casa não disse nada. Pegou na filha, deu-lhe a mamada; bebeu da sopa numa golada; lavou a loiça, varreu a escada; deu jeito à casa desarranjada; coseu a roupa"
Este poema de António Gedeão quer mostrar de que forma as mulheres eram tratadas e ao que eram submetidas. Mostra que as mulheres tinham um papel muito duro em casa, onde tinham que fazer todas as tarefas domésticas, tratar das crianças e ter também um emprego sempre muito ocupado saindo de manhã de casa e chegando à noite.Já o homem, é visto como assediador e objetifica a mulher para o ato sexual; e não faz tarefas domésticas nenhumas. Demonstra ainda que a mulher é sempre submissa ao homem.
Estrutura Formal
- 7 Estrofes
- 4 Sílabas Métricas
- Rimas Interpolada, Emparelhada e Cruzada
Recursos Expressivos
- Aliteração
- Enumeração