Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Portfólio de filosofia
Sofia Teixeira (2022/EBSAS/10B)
Created on June 4, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Portefólio digital filosofia
START
APRESENTAÇÃO
INtrodução: ética
ÍNDICE
O problema da pena de morte
O problema da moralidade de guerra
O problema do estatuto moral dos animais
autoavaliação
Apresentação
Menu
Apresentação
Sou a Sofia Teixeira, aluna do 10ºB da Escola Básica e Secundária de Águas Santas e este é o meu portfólio da disciplina de filosofia.
Menu
Menu
Introdução : ética
O problema da pena de morte
Menu
ÉTICA
A ética é a parte da filosofia que lida com as questões da moralidade, o que é certo e o que é errado e que procura entender o modo como vivemos a vida. Durante o portfólio irei abordar 3 problemas filosóficos que estão inseridos na ética: O problema da pena de morte ; o problema da moralidade de guerra ; e o problema dos estatutos morais dos animais.
Menu
A maioria das pessoas que argumentam a favor da pena de morte, acreditam que os crimes cometidos pelo sentenciado são suficientes para justificar a decisão de acabar com a sua vida, outros, dizem que a pena de morte causa benefícios à sociedade, passando uma ideia de segurança ao saber que o criminoso já não vive mais. Por outro lado, as pessoas que argumentam contra a pena de morte afirmam que o direito à vida se sobrepõe a qualquer coisa e que a capacidade humana de julgar é imperfeita, o que pode levar à morte de pessoas inocentes.
Menu
A PENA DE MORTE
A pena de morte, ou pena capital, é um veredito aplicado como punição por um crime cometido. Atualmente, existem 89 países cuja a pena de morte ainda é uma sentença aplicada. A pena de morte é um tópico que desde sempre gera muita controvérsia, além disso, levanta diversas questões éticas no que toca ao valor da vida humana.
Menu
À medida que que fui pesquisando sobre o assunto com o fim de fazer o portfólio, mais certeza eu tive do lado onde fico quando abordamos este tema, não existe nada que me convença que a pena de morte deva ser legislada. Vamos ver um exemplo prático: Em 2009, Paul House, foi inocentado após ter passado 22 anos no corredor da morte no Estados Unidos. Com o avanço da ciência forense e a criação de novos testes de ADN, foi provado que o americano não tinha cometido o crime que estava a ser acusado. O que teria acontecido se a pena tivesse sido aplicada e depois se viesse a saber que era inocente? Como é que se iria justificar a morte de um inocente como consequência de uma pobre investigação e falta de provas?
Menu
A ciência e a tecnologia estão em constante desenvolvimento, aquilo que temos hoje para avaliar uma dada evidencia não é mesma que teremos daqui a 10 anos, por isso, sabendo que existe sempre uma possibilidade de a pessoa errada ser acusada de algo que não cometeu, é um tremendo erro ter uma sentença que coloca o fim à vida de alguém. Segundo um estudo feito por uma revista científica nos Estados Unidos, mais de 4% dos condenados à morte nos EUA são inocentes.
Menu
Um outro caso que me chocou bastante foi o de uma Um outro caso que me chocou bastante foi o de uma jovem de 19 anos, no Paquistão, que, depois de ser violada, foi condenada à morte por apedrejamento. Onde está a justiça nisto? Como é que é possível, num país que condena desta forma, a população viver sem medo? A pena de morte não traz justiça e não traz segurança, muito pelo contrário. Um povo que é legislado tendo uma punição capital é um povo que não consegue ser livre, que deixa de dar oportunidades a redenções e que causa revolta na sociedade. Um estudo feito pela Amnistia Internacional afirma que não existem provas que afirmem que a pena de morte diminua a criminalidade. Com isto pergunto-me: de que serve o argumento de dar segurança à população?
Menu
Por fim, é importante dizer que Portugal foi um dos primeiros países a abolir a pena (1867). Então, porque deveríamos trazer de volta algo que foi terminado antes das mulheres terem direitos? Antes da educação e da saúde serem o que são? No fundo, é tentar colocar o passado no presente, e cometer os mesmos erros sem pensar duas vezes.
Menu
o problema da moralidade de guerra
Menu
O PROBLEMA DA MORALIDADE DE GUERRA
As guerras acontecem há milhares de anos, mas será que existe algo que as defenda? Esta questão procura entender se existe algo que justifique moralmente uma guerra, não o que a causa, mas sim que determine se existe algo que moralmente explique e defenda o porquê de a iniciar.
We annihilate boredom
Menu
Existem 3 teorias que tentam encontrar uma resposta ao problema:
REALISMO
PACIFÍSMO
TEORIA DA GUERRA JUSTA
A guerra e a moralidade não têm nada haver uma com a outra e a guerra é justificável.
A guerra e a moralidade estão interligadas e não existe nada que as justifique moralmente.
Existem moralidade na guerra e a guerra pode ser justificável.
Menu
Conhecendo agora mais aprofundadamente o problema, acredito que pode existir moralidade de guerra e que a mesma, em certos casos, pode ser justificável. De facto, na mesma guerra, pode haver uma parte que é completamente imoral e injustificável e outra que é o completo contrário.
Menu
Neste momento estamos a presenciar uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia e, ao mesmo tempo que todos nós condenamos a Rússia pela invasão a um país soberano e pela violação dos direitos humanos, também apoiamos a Ucrânia pela sua decisão de usar a força militar contra o invasor para defender o seu território, a sua independência, o seu povo e a sua liberdade.
Menu
Uma guerra só existe se tivermos pelo menos 2 forças em combate militar, caso contrário, um dos países simplesmente entregou o seu poder a outro sem qualquer tipo de oposição. De certa forma, acho que é mais condenável entregar tudo de seu território, e fazer desaparecer a sua cultura do que lutar contra e tentar defender tudo o que foi construído.
Menu
Por outro lado, é importante olhar para as consequências do conflito armado, que condenam o ato como um todo. Existe destruição, mortes sem fim, pessoas e famílias traumatizadas e deixadas sem nada e um claro abalo do mundo. Todas as coisas listadas são monstruosas e reprovam totalmente a ideia de uma guerra.
Menu
O problema apontado também me leva a questionar o quão cego o ser humano é por poder. O que leva alguém querer tanto algo tão fútil que faz com que acabar com um outro país seja a única solução. Que consequências boas podem sequer surgir de algo que só causa dor e terror?
Menu
O problema do ESTATUTO MORAL DOS ANIMAIS
Menu
O PROBLEMA DOS ESTATUTOS MORAIS DOS ANIMAIS
Humanos e animais partilham o mesmo planeta, dessa forma, questões éticas sobre a forma como os animais devem ser tratados têm sido levantadas frequentemente. Nós servimo-nos dos animais para a maior parte das coisas da nossa vida como a alimentação e o vestuário e as nossas ações têm um impacto direta na vida deles. A questão é se eles, assim como nós, são dignos de direitos normalmente aplicados a seres humanos.
Menu
Existem 3 teorias que tentam responder a este problema:
Perspetiva utilitarista
Perspetiva dos direitos
Perspetiva tradicional
O bem-estar dos animais é tão importante quanto o bem-estar dos seres humanos
Apenas humanos têm direitos morais e nós temos apenas obrigações indiretas para com os animais
Tanto os animais como os humanos têm direitos morais
Menu
Primeiramente, considero que a partir do momentos em que os animais sentem dor, também devem ter direitos morais que os protegem. Desta maneira, acabo por concordar com a perspetiva dos direitos. Assim sendo, concordo que animais tenham direitos morais e o que o bem-estar deles é importante.
Menu
É um facto que no passado a utilização de animais na ciência ajudou na evolução da mesma e na criação e comprovação de medicamente e injeções, por exemplo, que são indispensáveis hoje em dia. Por outro lado, na atualidade, colocar os animais em laboratório, onde sofrem vezes e vezes sem conta, começa a ser, de certa forma, cada vez mais dispensável e escusada, uma vez que dada a evolução, novos métodos de testamento foram criados.
Menu
A sociedade tem vindo a adotar produtos vegan que promovem a paragem da utilização de animais tanto no vestuário, como na alimentação e, obviamente, na testagem em laboratório. Apesar de ser algo que muda completamente o estilo de vida de qualquer pessoa, acredito que é algo que promove o bem-estar de todos os seres vivos. No entanto cabe a cada um decidir o que fazer.
Menu
Menu
Todavia, esta mudança radical também não é perfeita uma vez que a probabilidade da poluição e das alterações climáticas aumentarem ser significantemente alta. Isto porque o transporte de muitos alimentos vegan, como o tofu, implica uma grande carga de transporte aéreo ao longo de milhares de quilómetros.
Um outro fator que influência o meu posicionamento são as touradas. Qual é objetivo de colocar um animal em sofrimento apenas por divertimento de um público? Sempre que ouço falar nesse tipo de acontecimento não consigo encontrar um motivo que faça com que alguém ache que ver um animal a ser provocado e a sofrer seja engraçado e traga algo de positivo à vida.
Menu
Respeitar os animais significa deixá-los viver, sem sofrimento, da maneira que precisam e de acordo com os seus instintos, por isso, acredito que se de alguma forma podemos impedir que animais sejam maltratados e postos em condições que lhes causam direta agonia, devemos fazê-lo.
We annihilate boredom
Menu
AUTOAVALIAÇÃO
Menu
AUTOAVALIAÇÃO
Com este portfólio consegui pesquisar e refletir mais sobre questões filosóficos que nos acompanham diariamente. Apesar do tempo que demorei a completar o portfólio, foi algo que gostei de fazer já que me faz formar uma opinião sobre diversos problemas da atualidade. Tive algumas dificuldades nos problemas da moralidade de guerra e no problema dos estatutos morais dos animais, uma vez que envolviam teorias e, por isso, requisitavam um maior nível de atenção e de pesquisa.
Menu
Decidi escolher estes problemas por diversos motivos: Falando primeiro sobre o problema da pena de morte, decidi abordá-lo porque no início do ano letivo, durante as primeiras aulas de filosofia, demos a nossa opinião sobre algumas questões filosóficas sendo uma delas a pena de morte. Apesar de logo de início eu ser contra, vi que alguns dos meus colegas eram a favor. Isso deixou-me de certa forma ansiosa para falar sobre o tema e, agora que tive oportunidade, decidi fazê-lo.
Menu
Passando agora para o problema da moralidade de guerra, decidi trata-lo pois, assim como referi anteriormente, estamos a passar por uma guerra, a mesma está a decorrer há quase um ano e meio e tive interesse ver como funcionava a moralidade neste tipo de situações e se algo conseguiria de facto fazer-me pensar que haveria o que a justificasse.
Menu
Por último, o problema dos estatutos morais dos animais. Decidi estudar esta questão pois as ideias vegan têm sido algo que me tem despertado muita curiosidade e inclusive, me faz ter pequenas discussões com algumas pessoas. Achei que ver a forma com que a filosofia tratava dos estatutos morais dos animais seria algo que me daria um melhor conhecimento sobre toda esta área e, por isso, decidi colocá-lo no portfólio.
Menu
Fazendo uma apreciação global do trabalho, acredito que consegui cumprir com o que foi pedido e, mais importante, consegui aprender com o que pesquisei e escrevi.
Menu
WEBGRAFIA
https://www.dadosmundiais.com/pena-de-morte.php https://filosofianaescola.com/moral/pena-de-morte-argumentos-a-favor-e-contra/ https://tvi.iol.pt/internacional/condenado/declarado-inocente-depois-de-22-anos-no-corredor-da-morte https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140428_estudo_condenados_morte_pai_ac https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/jovem-violada-condenada-a-pena-de-morte-por-apedrejamento https://www.amnistia.pt/mitos-e-factos-sobre-a-pena-de-morte/ https://pt.slideshare.net/LRSR1/o-problema-da-moralidade-da-guerra
WEBGRAFIA
https://pt.slideshare.net/DanielaFrana/estatuto-moral-dos-animais-filosofia-12-ano https://auladigital.leya.com/pt-PT/publication-viewer/bundles/4f655440-44cb-48d6-bc15-98e147bb799c/views/8654e13f-fad6-41c1-bbf7-6b8bfb1c4c9c/resources/d4cb93d5-5b5f-40df-ba04-1e058ae6f622?pvStructureId=753f76ca-01fc-4bc0-b227-4446749c8ce0&productname=D%C3%BAvida%20met%C3%B3dica%20-%20Projeto%20Pedag%C3%B3gico&pubname=Manual&referrer=%2Fpt-PT%2Fproduct_catalogs%2Fbundles%2F4f655440-44cb-48d6-bc15-98e147bb799c%2Fhighlights%3Fproductname%3DD%25C3%25BAvida%2520met%25C3%25B3dica%2520-%2520Projeto%2520Pedag%25C3%25B3gico%26referrer%3D%252Fpt-PT%252Fproduct_catalogs%252Fbundles%252F
FIM!