Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Aquela triste e leda madrugada

mpm110309

Created on June 3, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

Aquela triste e leda madrugada

01

TEMA...

O tema deste poema é a separação de dois amantes numa madrugada, onde ambos se encotram igualmente tristes e apaixonados,

ASSUNTO...

No poema, o sentimento de dor da separação, transformada em madrugada, é um momento marcante para o poeta. A madrugada é um elemento sensível que se comove com a dor de ser expressada contrastando o sofrimento humano.

Write a subtitle

Esquema rimático:

04

ABBA ABBA CDC DCD

Este poema é um:

Soneto de Camões, que é composto por catorze versos, seguindo a métrica e a estrutura típica desse tipo de poema. O poeta expressa sua tristeza e saudade de sua amada, mencionando elementos naturais e cósmicos para enfatizar a duração e a constância de seu amor.

Análise do poema:

Recursos expressivos:

Metáfora

Hipérbole

Anáfora

Personificação

Luís Vaz de Camões

You can write a subtitle here

Luís de Camões (1524-1580), nascido em Lisboa, foi um poeta português. Autor do poema Os Lusíadas, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa.Camões é o maior representante do Classicismo Português. Suas obras, compostas por peças teatrais, poesias, até hoje influenciam a música, cinema e literatura.

Aquela triste e leda madrugada

Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de mágoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade quero que seja sempre celebrada. Ela só, quando amena e marchetada saía, dando ao mundo claridade, viu apartar-se d’uma outra vontade, que nunca poderá ver-se apartada. Ela só viu as lágrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio. Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso às almas condenadas.

A EQUIPA ...

Turma : 8ºC, 24

Tomás C.

Pedro F.

Turma: 8ºC, 19

Turma: 8ºC, 16

Martim M.

OBRIGADO!