Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Inês Ribeiro nº6 6ºB

HIstória de um cão chamado Leal

Olá, eu hoje vou falar da "História de um cão chamado Leal" ou seja a minha apresentação de português. Espero que gostem!

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, a 4 de outubro em 1949 e morreu em Oviedo, na Espanha, a 16 de abril de 2020. Este formado na Universidade de Heidelberg, Universidade do Chile.

Luis Sepúlveda

Resumo

Era uma vez um cão pastor alemão que, quando era bebé, foi roubado da sua mãe por um bando de homens que tencionavam vendê-lo, a si e a outros cães, no alto das montanhas. Porém, durante o seu trajeto, este cachorrinho perdeu-se no meio da neve. No dia seguinte, foi encontrado por um jaguar que tomou conta dele e levou-o para uma povoação, onde foi adotado por uma família mapuche que o encontrou à porta de casa. Foi aí que Afmau. A partir daí, Afmau viveu momentos muitos felizes com os seus donos, principalmente com um rapaz chamado Aukamañ com quem se tinha tornado muito cúmplice. Com essa comunidade aprendeu a comtemplar a natureza e respeitar tudo o que os rodeia. No entanto, toda essa felicidade terminou quando, um dia, foram invadidos por uma tribo de bandidos que os roubaram e por saberem que Wenchulaf era muito sábio, e isso era uma ameaça para eles, então decidiram matá-lo. Este foi um momento muito doloroso para Aukamañ e para Afmau que, por ser um cão de raça foi levado também por eles. A partir daí, Afmau passou por momentos de muito sofrimento, ele era maltratado e treinado para atacar em missões odiosas, para procurar fugitivos através do seu olfato.

Resumo

O tempo foi passando, até ao dia em que Afmau percebe que o bando quer matar Aukamañ por ser uma ameaça para eles, pois como mataram o seu avô, e como ele agora já era adulto podia querer vingar-se deles. Desde esse momento, Afmau parece que ganhou uma nova vida só de pensar no seu fiel companheiro. Nessa missão, os bandidos conseguiram encontrar Aukamañ, acabando por lhe dar um tiro, mas este conseguiu fugir. Os bandidos mandaram o cão persegui-lo. Então Afmau enganou-os levando-os a acreditar que o índio tinha atravessado o rio. Quando os bandidos atravessaram o rio, o cão voltou para trás e encontrou o seu fiel amigo que, como estava muito ferido, lembrou-se da caixa de primeiros socorros que os bandidos transportavam e que tinham deixado na outra margem. Afmau voltou a esse local, e no momento que segurava a caixa, os bandidos tinham aparecido furiosos por perceber que tinham sido enganados. Afmau conseguiu fazer com que os bandidos caíssem ao rio, mas foi atingido com um tiro no peito. Será que Afmau ainda se conseguiu despedir do dono após estar ferido? Se quiserem saber a resposta, leiam este livro.

Eu recomendo este livro, pois ensina-nos os valores da vida, nomeadamente o respeito pela natureza e o agradecimento de todas as coisas que ela nos fornece.

Inês Ribeiro nº6 6ºB

Obrigada pela atenção!!