Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Arte Gótica

Guilherme Borja

Created on May 30, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Arte Gótica

Bárbara Noronha|Nuno Duarte| Rafaela Meneses| Guilherme Borja
  • Arte gótica

A arte gótica foi uma expressão artística da Idade Média (século XII) que se prolongou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo. Isso porque nesse momento, as cidades começaram a crescer por conta da economia fundamentada no comércio. O histórico desse movimento ocorreu nas imediações de Paris, quando a Abadia Real de Saint-Denis foi construída, entre os anos de 1137 e 1144. Essa basílica é considerada a primeira edificação com características da arte gótica, como sua fachada com três portais que levam às três naves dentro da igreja.

  • Arte gótica

Posteriormente, a Arte Gótica irá se expandir para Inglaterra, Alemanha, Itália, Polônia e Península Ibérica. Contudo, esta arte grandiosa foi só possível após a solidificação das monarquias. Isso permitiu o desenvolvimento comercial e urbano, levando ao desenvolvimento das rotas comerciais e favorecendo, ainda mais, o crescimento das cidades. Os recursos para obras tão magníficas eram obtidos mediante a contribuições dos fiéis, principalmente daqueles que compunham a burguesia em ascensão. Portanto, a Arte Gótica marca o triunfo das cidades, onde a Igreja percebe ter o apoio de uma grande parcela dos fiéis, para quem irá construir catedrais. Elas representavam símbolos do poder político da Igreja e econômico da burguesia. Serão as catedrais a exaltarem a beleza do ideal divino, por meio de uma harmonia permeada pela religiosidade.

Catedral de Colônia (Alemanha)

  • localizada na cidade alemã de Colônia, é uma igreja católica de estilo gótico, o marco principal da cidade e seu símbolo não oficial.É a quinta igreja mais alta do mundo e foi classificada como património da humanidade em 1996. O símbolo da cidade atrai seis milhões de turistas por ano, sendo o local turístico mais visitado da Alemanha. Em 1164, foram trazidas de Milão as supostas ossadas dos Três Reis Magos.[

Catedral de Notre-Dame (França)

  • A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.

Catedral de Milão

  • A Catedral de Milão é uma catedral católica romana situada na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália. É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa.

Termo "Gótico"

Quando foi criado, esse estilo artístico não era "gótico". O termo foi criado, quando o renascentista Giorgio Vassari se referiu de maneira pejorativa à esse tipo arte, no século XVI. Ele traça um paralelo com o, povo bárbaro que invadiu e destruiu Roma, em 410. Dessa forma, ele expressa sua rejeição a esse gênero de arte. Mais tarde o termo foi incorporado,ficou relacionado à arquitetura dos arcos curvilíneos.

  • Características da Arte Gótica

Podemos resumir algumas das características norteadoras da arte gótica nos seguintes itens: uma nova filosofia de construção baseada na harmonia verticalidade: a evolução matemática permitiu que as construções fossem mais altas (por trás desse impulso estava o desejo de comunicar com o divino, chegando mais próximo do céu) a importância da luz (por isso o uso abusivo de janelas e vitrais), permitindo que o interior da construção fosse mais bem iluminado atenção ao detalhe, valorização da decoração tanto interna quanto externa nos edifícios

  • Contexto e as origens arquitetônicas do estilo

Os séculos XI e XII são de profunda transformação social decorrente da expansão do comércio e da superação da sociedade feudal. Tratou-se de um período de bonança, com uma economia próspera, que proporcionou um mundo cada vez mais interligado (as comunicações começam a se desenvolver estreitando as distâncias). As pessoas passaram a se concentrar cada vez mais nas cidades e a igreja compreendeu que precisava construir edifícios grandes - as catedrais - para abrigar o seu público fiel. As catedrais dessa época são um símbolo não só do poder da igreja como da ascensão da burguesia, que proporcionou a construção desses edifícios enormes através de elevadas doações. Durante esse período observamos o surgimento das primeiras monarquias, das primeiras grandes cidades e do florescimento de uma burguesia poderosa composta principalmente por comerciantes e banqueiros.

  • Outras expressões
  • Arquitetura :

A arquitetura gótica é o resultado dos avanços técnicos obtidos pelas corporações de construtores. Eles conseguiram dominar a geometrização e suas relações matemáticas com um objetivo muito claro: a verticalidade, visto que buscavam um direcionamento para o céu. A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura. A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso. A luz mística e a grandiosidade constituem o veículo para comunhão com o divino. O arco em ponta e a rosácea - também chamada de mandala - serão atributos continuamente presentes nesse estilo arquitetônico, o qual busca substituir o horizontalismo românico pela verticalidade gótica.

  • Outras expressões
  • Escultura Gótica:

A escultura gótica também expressa o desejo de verticalidade. Contudo, esboça também o naturalismo capaz de atribuir movimento e vida às esculturas, as quais são, quase sempre, um complemento à arquitetura. Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas.

  • Outras expressões
  • Pintura Gótica:

A pintura gótica alcança o seu ápice entre 1300 e 1350 e se torna independente da arquitetura, tendo sido inicialmente usada no interior das catedrais. Posteriormente esse tipo de pintura conseguiu se desenvencilhar do espaço religioso ocupando outros lugares como palácios e castelos. Em termos de estilo, é possível afirmar que não houve uma ruptura drástica e datada em comparação com o estilo de pintura que se praticava anteriormente. Embora cada pintor seguisse com o seu DNA próprio, podemos resumir a produção dessa geração como uma pintura mais sombria, mais emotiva, majoritariamente religiosa. Os grandes nomes desse período foram o italiano Giotto (1267-1337) e o belga Jan Van Eyck (1390-1441).

  • Outras expressões
  • Iluminura Gótica:

O termo iluminura aplica-se tanto à pintura dos manuscritos (também chamada de miniatura) quanto à pintura em pequenas dimensões sobre qualquer suporte, com destaque para os retratos que, mais frequentes e com grande desenvolvimento no Ocidente entre os séculos 16 e 17, são realizados com extraordinária precisão. Nos dois casos, o tamanho minúsculo das representações contrasta com a especial precisão dos detalhes. A importância da pintura de manuscritos, mais comuns sobre pergaminho e realizada por diferentes técnicas, foi muito grande na Idade Média, especialmente durante os séculos 13 e 15. Pode-se falar em autêntica “idade de ouro da iluminura”, com obras de excepcional refinamento. Tais iluminuras têm sempre relação com um texto. Aparecem a princípio inseridas entre as frases ou intercaladas.

Obrigado!

Feito por:Bárbara Noronha Nuno Duarte Rafaela Meneses Guilherme Borja